Por sugestão da Sofia, o desafio de hoje consiste em pedir-vos que indiquem o nome masculino e feminino que consideram mais betinho. A minha resposta é Carlota & Sebastião, e a vossa?
Subscrevo completamente a Mar, forma os mesmos nomes que me vieram à cabaça. Nunca ouvi Caetana fora de famílias de uma certa classe social...e os rapazes como 2º nome Maria...mas parece-me mais Manuel Maria, Dinis Maria.
E eu que achava Sebastião tão "humilde" e sem "categoria". Não faz mal, para mim um nome ser betinho não é negativo - nem positivo, é o que é.
Quando penso em nomes betinhos penso logo em vários. ____ Maria, sempre.
Alguns masculinos:
Afonso António Benjamim Bernardo Dinis Duarte Eduardo Francisco Frederico Gonçalo Henrique José Lourenço Manuel Mateus Pedro Romeu Salvador Sebastião Simão Tomás Vasco Vicente Xavier
Alguns femininos:
Benedita Caetana Camila Carlota Catarina Constança Concha Ema Esperança Francisca Frederica Guiomar Inês Isabel Julieta Leonor Luísa Madalena Maria Rosa Rosarinho Rosário Teresa
Concordo com a Maria Pilar, não associo Sebastião ao grupo dos nomes betinhos. Se tivesse de escolher os mais betinhos, seriam talvez Carlota e os nomes masculinos compostos com Maria, mas há outros que não lhes ficam atrás:
Constança Caetana Benedita Carmo/Carminho Rosário/Rosarinho Concha Martim Salvador Dinis Frederico/Frederica
Bem dizia a Sofia no email que me enviou que havia pontos de vista muito díspares sobre este assunto :D Pegando nas palavras da Krasiva, não conheço um único Sebastião com menos de 40 anos que não se enquadre na ideia de "betinho"!
Eu também digo qualquer masculino seguido de Maria, sendo o mais beto dos betos José Maria. (Que não suporto!) Femininos talvez Maria Pia. Também considero Carlota e Constança mas como já há em todos os estratos sociais deixou de ser exclusivo, enquanto que Pia não.
Sebastião ERA humilde... Mas os betinhos, infelizmente, têm a mania de ir buscar os nomes humildes e estraga-los. Outro nome que era humilde e está a ficar betinho é Joaquim. Enfim, para mim é péssimo, detesto nomes betinhos.
Concordo com a Filipa, o primeiro nome feminino que me vem logo à cabeça é Carlota, masculino é mais complicado, mas concordo tb com Sebastião...e sim qualquer nome masculino com "...Maria" é totalmente beto..
Para mim, Sebastião, Vasco, Pedro, Tomás, Simão, Xavier, Vicente e Frederico não são nada betinhos. A maior parte são nomes normalíssimos, e Vasco até é usado por vários dos meus amigos hipsters/artistas/de esquerda. Conheço um Sebastião com 7 anos de uma família tudo menos betinha.
Nas meninas, a maior parte dos que a Maria Pilar (cuas opiniões aqui habitualmente partilho) indicou também me parecem normais e, mais uma vez, Catarina e Rosa são usados pelos meus amigos hipsters/artistas/de esquerda (aqui até seii porquê, por causa da Catarina Eufémia e do livro Rosa, minha irmã Rosa, aliado à tendência para nomes retro e de flores).
TODAS, mas absolutamente todas, sem escapar uma, as filhas dos meus amigos mais betinhos têm Maria como primeiro nome. No meu universo de amostra, há Maria Leonor, Maria Teresa (3 !!!), Maria Inês, Maria Clara, Maria Benedita, Maria Beatriz, Maria Carolina e Maria Constança, a par de Francisco Maria (acho que conheço uns 5 pequenitos), Manuel Maria, José Maria, Tomás Maria, Bernardo Maria.
Eu não diria que existam nomes especificos de betinhos, até porque especialmente hoje em dia consegue-se encontrar qualquer nome em todas as classes sociais. Contudo eu frequento uma escola com muitos "betinhos" e uma coisa que eu reparei é que independentemente terem nomes mais comuns como Tomás ou Leonor, ou nomes mais à betinho como Caetana ou Sebastião, é carateristico o acompanhamento de Maria. Na minha turma de 28, mais de 10 são nomes compostos por Maria...
Maria Isabel Maria Madalena Maria Luísa Maria Margarida Manuel Maria Salvador Maria Maria do Carmo Francisco Maria José Maria
e por aí... As raparigas são praticamente todas Maria qualquer coisa apesar de não serem conhecidas pelo primeiro nome... Outra coisa que também já reparei, os nomes completos são extremamente compridos...
Toda a Saloia agora põe aos filhos nomes bentinhos!!! Rodrigo, sebastião etc... perguntem lá o nome das mães dessas crianças...Elizabete, Susana, Cátia, Rute, Solange...
No primeiro livro Freakonomics, o autor faz uma análise de como os nomes "bem" de hoje serão os nomes que as pessoas de classes mais baixas adoptarão para os seus filhos amanhã. Há uma tendência de os nomes betos se vulgarizarem e se tornarem populares, porque a maioria das pessoas de classes mais pobres pretende atingir um certo status e aparência e o nome é uma parte disso. Por isso já se veem hoje em dia imensos miudos filhos de Marlenes, Cátias, Éricas, Tatianas com nomes como Mariana, Matilde, Martim, Santiago, etc.
Filipa, é verdade que depende da percepção das pessoas. Enquanto Carlota é um nome "universalmente" aceite como betinho, outros como Sebastião ou Simão já são mais discutíves, dependendo também das pessoas que conhecemos com esse nome e que os dão aos filhos. Eu, por exemplo, não conheço nenhum Sebastião adulto, mas os dois miúdos que conheço com esse nome (e os seus pais) não são em nada betinhos. Mas sim, consigo ver como o nome em si pode ser incluído nessa categoria.
Mar, concordo com os nomes que referiu do comentário da Maria Pilar (a maioria dos listados não me soam de todo betinhos) que acha que não se incluem na categoria. Incluo António, José e Manuel, que parece que agora são betinhos mas que nunca o foram antes, são os nomes mais Portugueses e simples que temos! Lá está, é tudo uma questão de perspectiva: se uma família simples da aldeia tiver um filho António o nome não é beto, assumimos que seja passado de um familiar para a criança; se uma família moderna e urbana tiver um filho António já é betinho e queque.
Mas acham o quê?! Que os nomes devem ser exclusivos para betos? Só porque eu sou Marlene não posso ter um Sebastião, se gosto do nome?! Se sou saloia então Sebastião fica saloio pronto temos pena!! Os betos antigamente detestavam nomes como Sebastião Emília Maria do Carmo,eram os nomes das empregadas deles e dos motoristas. Usavam Gonçalo, Rodrigo, Madalena, Carolina. Recentemente é que passaram a adorar nomes de pobres
Anónimo 17 de setembro de 2015 às 12:42, ninguém disse que isso era "proibido" (obviamente), apenas alertei para uma tendência que já foi estudada e que, inclusive, nesse livro é abordada numa perspectiva de análise económica.
Sou super saloia, venho de uma família muito humilde e as minhas filhas são Constança, Carlota e Francisca e os gémeos que nascem em Janeiro são Bernardo e António. Para mim são apenas nomes de que gostámos porque preferimos nomes clássicos e compridos não interessa se são nomes de betos.
Eu acho que os "betos" gostam de se destacar, e quando pegam em nomes que numa altura não se usam muitos, pouco tempo depois vão todos atrás, ou porque passam a soar bem, ou porque querem parecer ricos, ou porque simplesmente gostam e sentem-se mais à vontade para usar porque já não são os únicos, sei lá, há tantos motivos que levam alguém a usar um nome... Podíamos estar aqui semanas a falar sobre isto. Gostava só de esclarecer que para mim ser-se beto não é mau. Não sou mas não vejo mal nenhum. Hoje em dia vemos "wanna be betos", já nem sei quem é quem. Só não gosto de pessoas que se acham superiores aos outros, sejam betos, chungas, hippies, o que for. Um nome que se torne beto para mim não fica estragado. Fico é com pena que, se usar Sebastião, me achem convencida, arrogante, enfim, o que normalmente acham dos betos, porque não sou nada disso e também não queria que o meu filho fosse julgado por algo que nem é. Acho Sebastião completamente humilde mas concordo que seja considerado beto. Encaixa na categoria de nomes medievais, monárquicos, fortes etc. Não ficou estragado, de maneira nenhuma, só espero que não vire moda.
Como se ser-se classe alta fosse um defeito, quem me dera a mim! E já agr o que é ser beto? é ser se rico e elegante ? ou é ser se arrogante e antipatico? pois tb conheco mta gente assim nas classes mais baixas... Porque eu lembro-me de quando andava na escola chamavams de beto a alguem mt bem vestido, estudioso ou certinho... e agr penso, isso será mau? O que eu acho é que as pessoas betas são mais conservadoras, tradicionalistas, nao sao mto de aventuras, logo acabam por escolher sempre os mesmos nomes, que acham seguros, elegantes ou classicos, para nao chamar mt atençao nem destoar mto... os de classe mais baixa gostam mais de ousar, inventar, são tb mais de modas , entao ve se nomes mais variados... mas claro que não é regra e ainda bem!
Baltazar e Maria del Pilar para mim são nomes "cócós", mas não passa disso mesmo!O que classifica as pessoas é mesmo a sua atitude perante a vida e os outros ! Nomes ricos, para mim, são: Jóia, Esmeralda, Mercedes; Safira; Granada...Não conheço nenhum "Porche", mas conheço um Euro (bem velhinho)! Depois há algumas falsificações: Jorge Armando, Luís Victor; Cristiano Douro... Gosto dos nomes antigos como:Julieta, Margarida, Conceição, Rosa, Romeu, Joaquim e adoro nomes com "X": Felix, Maximo, Xavier, mas também acho piada às: Estrelas e Lunas e às Cloés. Diariamente deparo com nomes próprios engraçadíssimos, como :"Doutor","Imperatriz" e "Amor"...Imagino, como soará chamar por estas pessoas?! Por outro lado, talvez a abordagem se tornasse mais simpática se toda a gente fosse:"Querido", "Rico", "Anjo", "Caramelo", "Preciosa", "Amorosa", "Alegria","Paz"Doce","Luz"... gisela
Tenho contacto com muitos "betos" seja qual for a conotação que quiserem dar à palavra. Vou tentar resumir apenas um nome por cada letra do abecedário tendo em conta os nascimentos mais recentes dos "betos" que conheço e dos "betos" do social. Excluí alguns nomes que supostamente são vistos como "betos" pois têm vindo a banalizar-se ao longo dos anos (ex: Carolina, Matilde, Gonçalo, Duarte) sendo que as famílias "betas" têm vindo a optar por outros nomes menos populares.
Ainda assim, estes são os nomes que na minha opinião serão sempre "betos" independentemente da sua recente popularidade:
Assunção / António Benedita / Bernardo Carlota / Constança / Caetana / Concha / Carminho Domingas / Domingos Francisca / Francisco / Frederico "Isabelinha" (Todas as meninas que têm nomes "betos" cujo diminutivo acaba em "inha" são 100% betas) João Maria / "Zé" Maria (todos os nomes "betos" de menino seguidos de Maria) "Luisinha" / Lourenço Madalena / Mafalda / Maria do Carmo / Maria do Mar / Maria do Pilar / Maria do Rosário / Maria Ana / Maria Pia / Maria da Piedade / Maria da Paz / Maria da Pureza e a maior arte dos outros nomes "betos" precedidos ou seguidos de Maria "Manel" Pilar / Pureza "Rosarinho" Sancha / Sebastião / Salvador "Teresinha" / Tomás Vasco / Vicente Xavier
Nomes que não considero "betos" mas que estão aos poucos a surgir na "comunidade beta" diga-se de passagem...
Benjamim Diana Graça "Graçinha" Gustavo Henrique Marta / Maria Rita Luz / Maria da Luz/ "Luzinha" Mateus Simão Vitória (pode parecer surpresa mas conheço umas pequenas Vitórias de famílias do mais tradicional possível. No social, sei que uma das irmãs da Patrocínio é Vitória e a neta do Santana Lopes que nasceu recentemente pois conheço a nora)
Saliento ainda a grande subida nos últimos tempos de nomes "betos" como Caetana, Carminho, Mateus e Xavier. Prevejo que nos próximos anos estejam no topo da popularidade.
Sabem o que acho? Que os netos velhos dão nome de pessoas aos animais: têm um cão Luís ou um gato Pedro, mas têm nomes de animais eles próprios: Canicha, Lili, Biba. .
^ ^ Esqueci-me de incluir Mercedes e Maria das Mercês nos nomes que considero betos e Bartolomeu e Baltazar nos nomes que não considero "betos" mas que têm vindo a surgir entre os denominados "betos".
Subscrevo o comentário da Maria, foi o mais completo e preciso até agora!
Devo também dizer que me surpreende tanta gente ter referido Frederico como um nome beto, porque eu não o incluiria aí. Nunca conheci nenhum beto com esse nome (e olhem que já trabalhei num local em que para aí 70% das pessoas eram betos lol) e eu que destesto os nomes que entram nesta categoria, até gosto bastante de Frederico ;)
Já percebi que há nomes que não constam de nenhuma lista, ou seja, serão considerados politicamente correctos, e são todos lindos!! "alexandre" "joão","miguel", "nuno" e "tiago"! E depois há outros, que devem estar obsoletos, porque desapareceram de circulação: "paulo","jorge" -Por acaso, relativamente a "antónio" (que não acho nada beto, e lembro o realizador antónio pedro vasconcelos ou o sociólogo antónio miguel barreto)gostaria de salientar, que quase sempre há um ascendente com este nome, que a criança carinhosamente vai herdar.
Nunca uso o termo "betinho" com com um sentido depreciativo. Refiro-me a Nomes betinhos como me refiro a "Nomes modernos" ou "Nomes vintage" e já passei a fase de tirar conclusões sobre as motivações que levam à escolha dos nomes. Fico-me pela mensagem que essa escolha transmite que, tantas e tantas vezes, corresponde a um preconceito!
Gisela, eu costumo inserir esses nomes "politicamente correctos" nas categorias de "Nomes clássicos" ou "Clássicos contemporâneos" :)
Sou brasileira e num primeiro momento só entendi o significado de "betinho" quando li os comentários. E mesmo assim recorri a um dicionário online para ter certeza.
Meus meninos chamam Álvaro e Inácio e aqui no Brasil são nomes bem tradicionais. Mas acho que aqui os nomes mais tradicionais que são "betinhos"
Nomes que considero betinhos: Maria Madalena Vera Caetana Alice Elisabete Laura Eva Conceição Amélia Olívia Helena Júlia Benedita Cristiana Antónia Frederica Camila Esperança Heloísa Marisa Cecília Carolina Simone Paula Luísa Teresa Valentina Carlota Francisca Pilar
José Manuel Matias Nicolau Óscar Tobias Salomão Afonso António Luís Bernardo Leonardo Xavier Salvador Sebastião Basílio Abel Tomé Cristóvão Rodrigo Estêvão Augusto Teodoro Gaspar Francisco Duarte Frederico Vasco Benjamim Lourenço Joaquim Álvaro Artur César Mateus Henrique Paulo
Afonso / Amelia Benedita / Beatriz / Bernardo Caetano / Carminho / Concha / Carlota Diana Francisco(a) / Frederico(a) Gustavo Henrique Inês / Isabel(inha) Joaquim Luisa(inha)/ Leonor / Lourenço Matilde / Mateus / Maria do Mar / Manuel / Martim /Margarida Pilar Rosário(inho) / Rodrigo Santiago / Samuel / Simão / Salvador / Sebastião Tomás / Teresa Vicente / Vitória Xavier
É de referir que todos os nomes que sejam usados com diminutivos "inha" como Teresinha e usando como segundo nomes Maria ex. Salvador Maria são do mais beto que pode haver
A questão dos nomes é muito relativa porque Maria no passado era nome de empregada e agora é chique. No entanto, vao "perdendo" a chiqueza na medida em que toda a gente de todos os estratos sociais decide escolher esse nome. É como o nome Leonor, conheço muitas e nenhuma é beta ou tem pais betos. Eu decidi colocar um nome diferente que é Yasmin, nome que significa flor de Jasmin que na Pérsia valia tanto o ouro. Pelo menos não se vai tornar um nome banal e é estrangeiro.
Maria sempre foi um nome transversal, que se encontrava em todas as classes sociais! ;) Yasmin, por outro lado, não me parece que algum dia se torne popular nos meios mais sofisticados.
Exatamente, apesar de concordar que a questão dos nomes é relativa, assim como a designação de "beto" há nomes que, inevitavelmente, associamos a certas classes ou meios.
Concordo que há nomes mais transversais e na sua maioria, são os clássicos dos clássicos, como António, João, José, Maria, Manuel (…)
Os nomes que instintivamente associo ao termo "beto" passam por:
Há uns anos, acrescentaria nomes como Alice, Benedita, Clara, Carlota, Dinis, Duarte, Gustavo, Leonor, Lourenço, Pilar, Salvador mas ultimamente sinto que são bastante transversais…
A minha filha tem apelidos estrangeiros, logo não destoa. É a Mimi e é única, sempre linda, bem vestida num estilo clássico, loira de cabelos ondulados....um primor, não tem nome chique mas tem uma aparência chique. Já vi Constanças e Marias com um aspecto descuidado...não basta o nome para dar ares de chiqueza.
Feio é voces que julgam as pessoas pelos nomes como já vi dizerem que nome como Yasmin é nome de ciganos...isso sim é preconceito e até racismo. Estamos no século XXI com a globalização os nomes acabam por ser mais diversificados, evoluam.
Condeno as pessoas que vivem de aparências isso sim. Uma criança para ser betinha, chique tem de ter um aspecto bem cuidado sim senhor, já o nome é relativo pois são modas que passam e alteram-se. Cabe aos pais prezarem pelo aspecto cuidado dos seus filhos e quem não o faz pratica uma negligência.
Olá, boa tarde. O meu nome é Maria Concha da Conceição Albuquerque de Corte-Real e os meus filhos chamam-se Santiago Maria, Vicente Salvador, Francisco Maria e Maria do Carmo. Encontrei o meu filho Francisco a ver estes comentários, li alguns e cheguei á conclusão que estão a falar sobre nomes vetos. Mas, para vocês, o que é uma pessoa beta?
O meu filho sofre bullying de alguns colegas do colégio que fazem comentários como estes. Porquê falar de nomes? Esquecem-se que este site é acessível a crianças?
O mais importante é manter nomes portugueses. De preferência de origem portuguese. Pois somos portugueses e devemos ter orgulho de ser e orgulhar a nossa historia e língua portuguesa
Olá a todos, a minha filha de 16 anos tem o nome de Caetana Maria e no total tem 6 nomes. Na escola sempre lhe disseram que tinha nome de " betolas ". Ela adora o seu nome e isso é o que realmente me interessa. Já agora o meu filho chama-se Vicente.
Obrigada por participar na conversa! Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo! Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)
Caetana e José Maria. Aliás, para rapaz, qualquer coisa Maria.
ResponderEliminarTodos os meus amigos mais betinhos têm filhos Maria. Nasceram 3 Francisco Maria nos últimos dois anos.
Subscrevo completamente a Mar, forma os mesmos nomes que me vieram à cabaça. Nunca ouvi Caetana fora de famílias de uma certa classe social...e os rapazes como 2º nome Maria...mas parece-me mais Manuel Maria, Dinis Maria.
ResponderEliminarCaetana e Vicente
ResponderEliminarE eu que achava Sebastião tão "humilde" e sem "categoria". Não faz mal, para mim um nome ser betinho não é negativo - nem positivo, é o que é.
ResponderEliminarQuando penso em nomes betinhos penso logo em vários. ____ Maria, sempre.
Alguns masculinos:
Afonso
António
Benjamim
Bernardo
Dinis
Duarte
Eduardo
Francisco
Frederico
Gonçalo
Henrique
José
Lourenço
Manuel
Mateus
Pedro
Romeu
Salvador
Sebastião
Simão
Tomás
Vasco
Vicente
Xavier
Alguns femininos:
Benedita
Caetana
Camila
Carlota
Catarina
Constança
Concha
Ema
Esperança
Francisca
Frederica
Guiomar
Inês
Isabel
Julieta
Leonor
Luísa
Madalena
Maria
Rosa
Rosarinho
Rosário
Teresa
Marina
EliminarConcordo com a Maria Pilar, não associo Sebastião ao grupo dos nomes betinhos. Se tivesse de escolher os mais betinhos, seriam talvez Carlota e os nomes masculinos compostos com Maria, mas há outros que não lhes ficam atrás:
ResponderEliminarConstança
Caetana
Benedita
Carmo/Carminho
Rosário/Rosarinho
Concha
Martim
Salvador
Dinis
Frederico/Frederica
Bem dizia a Sofia no email que me enviou que havia pontos de vista muito díspares sobre este assunto :D Pegando nas palavras da Krasiva, não conheço um único Sebastião com menos de 40 anos que não se enquadre na ideia de "betinho"!
ResponderEliminarEu também digo qualquer masculino seguido de Maria, sendo o mais beto dos betos José Maria. (Que não suporto!)
ResponderEliminarFemininos talvez Maria Pia. Também considero Carlota e Constança mas como já há em todos os estratos sociais deixou de ser exclusivo, enquanto que Pia não.
Benedita, Pureza, Caetana, Carlota e Mercês são os mais betinhos para meninas. Para rapaz: Martim, Salvador, Mateus, Bernardo, Lourenço e Tomás.
ResponderEliminarAlguns de rapariga que, não sendo ainda assim tão betinhos como os que referi, mas estão quase lá, são: Madalena, Leonor, Clara, Carmo e Matilde.
Maria Carlota e José Maria
ResponderEliminarrapaz: Manuel Maria
ResponderEliminarrapariga: Pureza, Benedita
Conheço um rapaz com menos de 40 anos, chamado Sebastião e não "betinho". Talvez porque na altura em que nasceu o nome seria menos comum
Cá está o desafio que eu pedi! Muito obrigada Filipa :D
ResponderEliminarMercês e Xavier
ResponderEliminarFrederico e Constança.
ResponderEliminarSebastião ERA humilde... Mas os betinhos, infelizmente, têm a mania de ir buscar os nomes humildes e estraga-los. Outro nome que era humilde e está a ficar betinho é Joaquim. Enfim, para mim é péssimo, detesto nomes betinhos.
ResponderEliminarDe menino, super super beto é Manuel "Manel".
De menina Pureza e Pia levam o prémio.
Ema betinho??????????? Ema???
ResponderEliminarNada nada mesmo!
Concordo com a Filipa, o primeiro nome feminino que me vem logo à cabeça é Carlota, masculino é mais complicado, mas concordo tb com Sebastião...e sim qualquer nome masculino com "...Maria" é totalmente beto..
ResponderEliminarÉ engraçado a percepção que temos das coisas...
ResponderEliminarPara mim, Sebastião, Vasco, Pedro, Tomás, Simão, Xavier, Vicente e Frederico não são nada betinhos. A maior parte são nomes normalíssimos, e Vasco até é usado por vários dos meus amigos hipsters/artistas/de esquerda. Conheço um Sebastião com 7 anos de uma família tudo menos betinha.
Nas meninas, a maior parte dos que a Maria Pilar (cuas opiniões aqui habitualmente partilho) indicou também me parecem normais e, mais uma vez, Catarina e Rosa são usados pelos meus amigos hipsters/artistas/de esquerda (aqui até seii porquê, por causa da Catarina Eufémia e do livro Rosa, minha irmã Rosa, aliado à tendência para nomes retro e de flores).
TODAS, mas absolutamente todas, sem escapar uma, as filhas dos meus amigos mais betinhos têm Maria como primeiro nome. No meu universo de amostra, há Maria Leonor, Maria Teresa (3 !!!), Maria Inês, Maria Clara, Maria Benedita, Maria Beatriz, Maria Carolina e Maria Constança, a par de Francisco Maria (acho que conheço uns 5 pequenitos), Manuel Maria, José Maria, Tomás Maria, Bernardo Maria.
Eu não diria que existam nomes especificos de betinhos, até porque especialmente hoje em dia consegue-se encontrar qualquer nome em todas as classes sociais. Contudo eu frequento uma escola com muitos "betinhos" e uma coisa que eu reparei é que independentemente terem nomes mais comuns como Tomás ou Leonor, ou nomes mais à betinho como Caetana ou Sebastião, é carateristico o acompanhamento de Maria. Na minha turma de 28, mais de 10 são nomes compostos por Maria...
ResponderEliminarMaria Isabel
Maria Madalena
Maria Luísa
Maria Margarida
Manuel Maria
Salvador Maria
Maria do Carmo
Francisco Maria
José Maria
e por aí... As raparigas são praticamente todas Maria qualquer coisa apesar de não serem conhecidas pelo primeiro nome... Outra coisa que também já reparei, os nomes completos são extremamente compridos...
Maria da Assunção e Domingos Maria
ResponderEliminarQuando eu era miúda os nomes dos queques eram Matilde e Tomás..
ResponderEliminarToda a Saloia agora põe aos filhos nomes bentinhos!!! Rodrigo, sebastião etc... perguntem lá o nome das mães dessas crianças...Elizabete, Susana, Cátia, Rute, Solange...
ResponderEliminarVamos falar dos nomes saloios de agora? Há muito a dizer sobre isso!
ResponderEliminarNo primeiro livro Freakonomics, o autor faz uma análise de como os nomes "bem" de hoje serão os nomes que as pessoas de classes mais baixas adoptarão para os seus filhos amanhã. Há uma tendência de os nomes betos se vulgarizarem e se tornarem populares, porque a maioria das pessoas de classes mais pobres pretende atingir um certo status e aparência e o nome é uma parte disso. Por isso já se veem hoje em dia imensos miudos filhos de Marlenes, Cátias, Éricas, Tatianas com nomes como Mariana, Matilde, Martim, Santiago, etc.
ResponderEliminarFilipa, é verdade que depende da percepção das pessoas. Enquanto Carlota é um nome "universalmente" aceite como betinho, outros como Sebastião ou Simão já são mais discutíves, dependendo também das pessoas que conhecemos com esse nome e que os dão aos filhos. Eu, por exemplo, não conheço nenhum Sebastião adulto, mas os dois miúdos que conheço com esse nome (e os seus pais) não são em nada betinhos. Mas sim, consigo ver como o nome em si pode ser incluído nessa categoria.
ResponderEliminarMar, concordo com os nomes que referiu do comentário da Maria Pilar (a maioria dos listados não me soam de todo betinhos) que acha que não se incluem na categoria. Incluo António, José e Manuel, que parece que agora são betinhos mas que nunca o foram antes, são os nomes mais Portugueses e simples que temos! Lá está, é tudo uma questão de perspectiva: se uma família simples da aldeia tiver um filho António o nome não é beto, assumimos que seja passado de um familiar para a criança; se uma família moderna e urbana tiver um filho António já é betinho e queque.
Mas acham o quê?! Que os nomes devem ser exclusivos para betos? Só porque eu sou Marlene não posso ter um Sebastião, se gosto do nome?! Se sou saloia então Sebastião fica saloio pronto temos pena!!
ResponderEliminarOs betos antigamente detestavam nomes como Sebastião Emília Maria do Carmo,eram os nomes das empregadas deles e dos motoristas. Usavam Gonçalo, Rodrigo, Madalena, Carolina. Recentemente é que passaram a adorar nomes de pobres
Anónimo 17 de setembro de 2015 às 12:42, ninguém disse que isso era "proibido" (obviamente), apenas alertei para uma tendência que já foi estudada e que, inclusive, nesse livro é abordada numa perspectiva de análise económica.
ResponderEliminarSou super saloia, venho de uma família muito humilde e as minhas filhas são Constança, Carlota e Francisca e os gémeos que nascem em Janeiro são Bernardo e António.
ResponderEliminarPara mim são apenas nomes de que gostámos porque preferimos nomes clássicos e compridos não interessa se são nomes de betos.
Eu acho que os "betos" gostam de se destacar, e quando pegam em nomes que numa altura não se usam muitos, pouco tempo depois vão todos atrás, ou porque passam a soar bem, ou porque querem parecer ricos, ou porque simplesmente gostam e sentem-se mais à vontade para usar porque já não são os únicos, sei lá, há tantos motivos que levam alguém a usar um nome... Podíamos estar aqui semanas a falar sobre isto.
ResponderEliminarGostava só de esclarecer que para mim ser-se beto não é mau. Não sou mas não vejo mal nenhum. Hoje em dia vemos "wanna be betos", já nem sei quem é quem. Só não gosto de pessoas que se acham superiores aos outros, sejam betos, chungas, hippies, o que for. Um nome que se torne beto para mim não fica estragado. Fico é com pena que, se usar Sebastião, me achem convencida, arrogante, enfim, o que normalmente acham dos betos, porque não sou nada disso e também não queria que o meu filho fosse julgado por algo que nem é.
Acho Sebastião completamente humilde mas concordo que seja considerado beto. Encaixa na categoria de nomes medievais, monárquicos, fortes etc. Não ficou estragado, de maneira nenhuma, só espero que não vire moda.
que numa altura não se usam muito* (e não muitos)
ResponderEliminarComo se ser-se classe alta fosse um defeito, quem me dera a mim! E já agr o que é ser beto? é ser se rico e elegante ? ou é ser se arrogante e antipatico? pois tb conheco mta gente assim nas classes mais baixas...
ResponderEliminarPorque eu lembro-me de quando andava na escola chamavams de beto a alguem mt bem vestido, estudioso ou certinho... e agr penso, isso será mau?
O que eu acho é que as pessoas betas são mais conservadoras, tradicionalistas, nao sao mto de aventuras, logo acabam por escolher sempre os mesmos nomes, que acham seguros, elegantes ou classicos, para nao chamar mt atençao nem destoar mto... os de classe mais baixa gostam mais de ousar, inventar, são tb mais de modas , entao ve se nomes mais variados... mas claro que não é regra e ainda bem!
Benedita e Frederico
ResponderEliminarCarlota e Frederico
ResponderEliminarBaltazar e Maria del Pilar para mim são nomes "cócós", mas não passa disso mesmo!O que classifica as pessoas é mesmo a sua atitude perante a vida e os outros ! Nomes ricos, para mim, são: Jóia, Esmeralda, Mercedes; Safira; Granada...Não conheço nenhum "Porche", mas conheço um Euro (bem velhinho)! Depois há algumas falsificações: Jorge Armando, Luís Victor; Cristiano Douro...
ResponderEliminarGosto dos nomes antigos como:Julieta, Margarida, Conceição, Rosa, Romeu, Joaquim e adoro nomes com "X": Felix, Maximo, Xavier, mas também acho piada às: Estrelas e Lunas e às Cloés. Diariamente deparo com nomes próprios engraçadíssimos, como :"Doutor","Imperatriz" e "Amor"...Imagino, como soará chamar por estas pessoas?! Por outro lado, talvez a abordagem se tornasse mais simpática se toda a gente fosse:"Querido", "Rico", "Anjo", "Caramelo", "Preciosa", "Amorosa", "Alegria","Paz"Doce","Luz"...
gisela
Tenho contacto com muitos "betos" seja qual for a conotação que quiserem dar à palavra. Vou tentar resumir apenas um nome por cada letra do abecedário tendo em conta os nascimentos mais recentes dos "betos" que conheço e dos "betos" do social. Excluí alguns nomes que supostamente são vistos como "betos" pois têm vindo a banalizar-se ao longo dos anos (ex: Carolina, Matilde, Gonçalo, Duarte) sendo que as famílias "betas" têm vindo a optar por outros nomes menos populares.
ResponderEliminarAinda assim, estes são os nomes que na minha opinião serão sempre "betos" independentemente da sua recente popularidade:
Assunção / António
Benedita / Bernardo
Carlota / Constança / Caetana / Concha / Carminho
Domingas / Domingos
Francisca / Francisco / Frederico
"Isabelinha" (Todas as meninas que têm nomes "betos" cujo diminutivo acaba em "inha" são 100% betas)
João Maria / "Zé" Maria (todos os nomes "betos" de menino seguidos de Maria)
"Luisinha" / Lourenço
Madalena / Mafalda / Maria do Carmo / Maria do Mar / Maria do Pilar / Maria do Rosário / Maria Ana / Maria Pia / Maria da Piedade / Maria da Paz / Maria da Pureza e a maior arte dos outros nomes "betos" precedidos ou seguidos de Maria
"Manel"
Pilar / Pureza
"Rosarinho"
Sancha / Sebastião / Salvador
"Teresinha" / Tomás
Vasco / Vicente
Xavier
Nomes que não considero "betos" mas que estão aos poucos a surgir na "comunidade beta" diga-se de passagem...
Benjamim
Diana
Graça "Graçinha"
Gustavo
Henrique
Marta / Maria Rita
Luz / Maria da Luz/ "Luzinha"
Mateus
Simão
Vitória (pode parecer surpresa mas conheço umas pequenas Vitórias de famílias do mais tradicional possível. No social, sei que uma das irmãs da Patrocínio é Vitória e a neta do Santana Lopes que nasceu recentemente pois conheço a nora)
Saliento ainda a grande subida nos últimos tempos de nomes "betos" como Caetana, Carminho, Mateus e Xavier. Prevejo que nos próximos anos estejam no topo da popularidade.
Sabem o que acho? Que os netos velhos dão nome de pessoas aos animais: têm um cão Luís ou um gato Pedro, mas têm nomes de animais eles próprios: Canicha, Lili, Biba. .
Eliminar^ ^ Esqueci-me de incluir Mercedes e Maria das Mercês nos nomes que considero betos e Bartolomeu e Baltazar nos nomes que não considero "betos" mas que têm vindo a surgir entre os denominados "betos".
ResponderEliminarSubscrevo o comentário da Maria, foi o mais completo e preciso até agora!
ResponderEliminarDevo também dizer que me surpreende tanta gente ter referido Frederico como um nome beto, porque eu não o incluiria aí. Nunca conheci nenhum beto com esse nome (e olhem que já trabalhei num local em que para aí 70% das pessoas eram betos lol) e eu que destesto os nomes que entram nesta categoria, até gosto bastante de Frederico ;)
ia escrever um comentário, mas acho que não conseguia dizer melhor do que a Maria :)
ResponderEliminarAcho que há nomes chiques que são bonitos, não é por serem chiques que lhes tira esse encanto....
ResponderEliminarA filha do cantor Miguel Ângelo vai chamar-se Glória. O cantor já é pai de Máxima e Martim. Uma escolha interessante, sem dúvida!
ResponderEliminarJá percebi que há nomes que não constam de nenhuma lista, ou seja, serão considerados politicamente correctos, e são todos lindos!! "alexandre" "joão","miguel", "nuno" e "tiago"! E depois há outros, que devem estar obsoletos, porque desapareceram de circulação: "paulo","jorge"
ResponderEliminar-Por acaso, relativamente a "antónio" (que não acho nada beto, e lembro o realizador antónio pedro vasconcelos ou o sociólogo antónio miguel barreto)gostaria de salientar, que quase sempre há um ascendente com este nome, que a criança carinhosamente vai herdar.
Nunca uso o termo "betinho" com com um sentido depreciativo. Refiro-me a Nomes betinhos como me refiro a "Nomes modernos" ou "Nomes vintage" e já passei a fase de tirar conclusões sobre as motivações que levam à escolha dos nomes. Fico-me pela mensagem que essa escolha transmite que, tantas e tantas vezes, corresponde a um preconceito!
ResponderEliminarGisela, eu costumo inserir esses nomes "politicamente correctos" nas categorias de "Nomes clássicos" ou "Clássicos contemporâneos" :)
par mais beto: Mercedes&Salvador
ResponderEliminarEsqueci-me de acrescentar um nome do mais beto possível e pelo qual não percebo o encanto pois remete-me sempre para lobo. Lopo!
ResponderEliminarBenedito e Antonia rs
ResponderEliminarHAHAHHA
ResponderEliminarSou brasileira e num primeiro momento só entendi o significado de "betinho" quando li os comentários. E mesmo assim recorri a um dicionário online para ter certeza.
Meus meninos chamam Álvaro e Inácio e aqui no Brasil são nomes bem tradicionais. Mas acho que aqui os nomes mais tradicionais que são "betinhos"
Gabriela
Nomes que considero betinhos:
ResponderEliminarMaria
Madalena
Vera
Caetana
Alice
Elisabete
Laura
Eva
Conceição
Amélia
Olívia
Helena
Júlia
Benedita
Cristiana
Antónia
Frederica
Camila
Esperança
Heloísa
Marisa
Cecília
Carolina
Simone
Paula
Luísa
Teresa
Valentina
Carlota
Francisca
Pilar
José
Manuel
Matias
Nicolau
Óscar
Tobias
Salomão
Afonso
António
Luís
Bernardo
Leonardo
Xavier
Salvador
Sebastião
Basílio
Abel
Tomé
Cristóvão
Rodrigo
Estêvão
Augusto
Teodoro
Gaspar
Francisco
Duarte
Frederico
Vasco
Benjamim
Lourenço
Joaquim
Álvaro
Artur
César
Mateus
Henrique
Paulo
Afonso / Amelia
ResponderEliminarBenedita / Beatriz / Bernardo
Caetano / Carminho / Concha / Carlota
Diana
Francisco(a) / Frederico(a)
Gustavo
Henrique
Inês / Isabel(inha)
Joaquim
Luisa(inha)/ Leonor / Lourenço
Matilde / Mateus / Maria do Mar / Manuel / Martim /Margarida
Pilar
Rosário(inho) / Rodrigo
Santiago / Samuel / Simão / Salvador / Sebastião
Tomás / Teresa
Vicente / Vitória
Xavier
É de referir que todos os nomes que sejam usados com diminutivos "inha" como Teresinha e usando como segundo
nomes Maria ex. Salvador Maria são do mais beto que pode haver
Nomes betinhos : carmo (carminho),Constança, Vasco, Salvador, Gustavo
ResponderEliminarNomes bentinhos para gémeos: Bernardo e Benedita, Santiago e salvador, Carmo e Constança.
ResponderEliminarMas também adoro nome VASCO
Carolina e Guilherme
ResponderEliminarAssunção, Caetana, Carmo, Constança, Frederica, Graça, Maria da Luz, Maria do Mar, Mercedes, Mercês, Pilar, Pureza, Rosário
ResponderEliminarAntónio (Maria), Bernardo, Frederico, José (Maria), Lopo, Manuel (Maria), Sebastião
A questão dos nomes é muito relativa porque Maria no passado era nome de empregada e agora é chique. No entanto, vao "perdendo" a chiqueza na medida em que toda a gente de todos os estratos sociais decide escolher esse nome. É como o nome Leonor, conheço muitas e nenhuma é beta ou tem pais betos. Eu decidi colocar um nome diferente que é Yasmin, nome que significa flor de Jasmin que na Pérsia valia tanto o ouro. Pelo menos não se vai tornar um nome banal e é estrangeiro.
ResponderEliminarMaria sempre foi um nome transversal, que se encontrava em todas as classes sociais! ;) Yasmin, por outro lado, não me parece que algum dia se torne popular nos meios mais sofisticados.
EliminarExatamente, apesar de concordar que a questão dos nomes é relativa, assim como a designação de "beto" há nomes que, inevitavelmente, associamos a certas classes ou meios.
EliminarConcordo que há nomes mais transversais e na sua maioria, são os clássicos dos clássicos, como António, João, José, Maria, Manuel (…)
Os nomes que instintivamente associo ao termo "beto" passam por:
Bernardo, Benjamim, Estevão, Gustavo, Frederico, Lopo, Sancho, Sebastião, Tomé, Valentim, Vicente, Xavier (…)
Amélia, Assunção, Belém, Carmo, Caetana, Concha, Constança, Ester, Esperança, Eduarda, Edite, Frederica, Guadalupe, Guiomar, Julia, Luz, Luisa, Mercedes, Madalena, Margarida, Mar, Olivia, Pia, Pureza, Rosário, Sancha, Santana, Salomé, Teresa (…)
Há uns anos, acrescentaria nomes como Alice, Benedita, Clara, Carlota, Dinis, Duarte, Gustavo, Leonor, Lourenço, Pilar, Salvador mas ultimamente sinto que são bastante transversais…
A minha filha tem apelidos estrangeiros, logo não destoa. É a Mimi e é única, sempre linda, bem vestida num estilo clássico, loira de cabelos ondulados....um primor, não tem nome chique mas tem uma aparência chique. Já vi Constanças e Marias com um aspecto descuidado...não basta o nome para dar ares de chiqueza.
ResponderEliminarquanto estereótipo e preconceito neste comentário!
EliminarQue comentário tão feio! Mais amor para si!
EliminarFeio é voces que julgam as pessoas pelos nomes como já vi dizerem que nome como Yasmin é nome de ciganos...isso sim é preconceito e até racismo. Estamos no século XXI com a globalização os nomes acabam por ser mais diversificados, evoluam.
EliminarMiss vintage o que você fez foi praticamente o mesmo que condena
EliminarCondeno as pessoas que vivem de aparências isso sim. Uma criança para ser betinha, chique tem de ter um aspecto bem cuidado sim senhor, já o nome é relativo pois são modas que passam e alteram-se. Cabe aos pais prezarem pelo aspecto cuidado dos seus filhos e quem não o faz pratica uma negligência.
EliminarSANTIAGO
ResponderEliminarconcordo com maria da sumersby
ResponderEliminarmaria da sumersby
ResponderEliminarmaria summerby
ResponderEliminarconstança
ResponderEliminarvicente
constança
ResponderEliminarvicente
Olá, boa tarde. O meu nome é Maria Concha da Conceição Albuquerque de Corte-Real e os meus filhos chamam-se Santiago Maria, Vicente Salvador, Francisco Maria e Maria do Carmo. Encontrei o meu filho Francisco a ver estes comentários, li alguns e cheguei á conclusão que estão a falar sobre nomes vetos. Mas, para vocês, o que é uma pessoa beta?
ResponderEliminarO meu filho sofre bullying de alguns colegas do colégio que fazem comentários como estes. Porquê falar de nomes? Esquecem-se que este site é acessível a crianças?
ResponderEliminarConcordo
ResponderEliminarO mais importante é manter nomes portugueses. De preferência de origem portuguese. Pois somos portugueses e devemos ter orgulho de ser e orgulhar a nossa historia e língua portuguesa
ResponderEliminarOlá a todos, a minha filha de 16 anos tem o nome de Caetana Maria e no total tem 6 nomes. Na escola sempre lhe disseram que tinha nome de " betolas ". Ela adora o seu nome e isso é o que realmente me interessa. Já agora o meu filho chama-se Vicente.
ResponderEliminarMas sem ofender os Monárquicos o Cúmulo dos Nomes Betinhos, devem ser os do Inimitável D. Duarte Pio e da Família Real? de Portugal.
ResponderEliminar