Duelo de nomes - Lucas vs Mateus

em 10/08/15


Lucas e Mateus são dois nomes cheios de história e tão antigos quanto o mais tradicional dos nomes portugueses mas hoje podem perfeitamente integrar uma lista de nomes modernos, já que nenhum dos dois era ouvido com frequência há trinta anos. Lucas chegou ao top 100 em 1991, enquanto que Mateus apenas chegou em 2001. Hoje, Lucas continua mais popular, ocupando a 19.ª posição do ranking, enquanto que Mateus ainda se fica pela 35.ª. 
No Brasil, são nomes extremamente populares, ocupando uma posição de destaque no top 10 do Estado de S. Paulo, em 2014, mas tenho ideia de que já se usam há bastante tempo e, talvez por isso, são dois nomes que muitos portugueses associam de imediato à população brasileira. 
Já tinha colocado estes nomes lado a lado, quando escrevi um post intitulado Poderá Mateus ser o próximo Lucas? mas hoje gostava de saber se acham que estes nomes são do mesmo estilo e gostava que apontassem outros nomes que, na vossa opinião, são semelhantes a cada um deles. E claro, adoraria saber o que pensam de cada um deles e qual é o vosso preferido! Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:


13 comentários:

  1. A meu ver, Lucas e Mateus são do mesmo estilo, vez que são nomes de autores do Evangelho. Nomes semelhantes cito os demais bíblicos do Novo Testamento, por exemplo, Paulo (autor de epístolas)e Silas. Enfim, só consigo associá-los aos nomes constantes do Novo Testamento.

    ResponderEliminar
  2. Na verdade Lucas e Mateus não são usados há muito tempo no Brasil. Aliás o boom de Lucas e Mateus, ambos tiveram o boom juntos aqui, foi a partir do final da década de 90 e não parou mais. Porém Mateus teve uma caída maior de registros que Lucas, que ainda hoje é usado em demasia.

    ResponderEliminar
  3. Mateus soa-me mais português e Lucas mais brasileiro. Prefiro Mateus pela sonoridade.

    ResponderEliminar
  4. Prefiro Mateus, mas simpatizo com Lucas, acho um nome divertido e simpático.

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Lucas, acho absolutamente bonito. Mateus, por alguma razão, não consigo apreciar como a maioria das pessoas. Não considero utilizar nenhum dos dois. Por aproximação sonora aponto Judas e Matias (adoro este último), mas em termos de ligação religiosa ambos me lembram outros nomes como Marcos, Simão, David, Samuel, Lázaro ou Jacob.

    ResponderEliminar
  6. Lucas e Mateus são brasileiríssimos, e na região do Brasil em que moro todos os anos temos Lucas e Mateus, inclusive com grafias variadas, infelizmente. Tiago é outro nome bíblico que no Brasil é bastante usado e em várias grafias. Prefiro os bíblicos Paulo, André, João, também muito usados e grafados corretamente.

    ResponderEliminar
  7. Não sei.

    Para mim são dois clássicos brasileiros!

    ResponderEliminar
  8. Eu, no meu círculo pessoal e ao contrário do que as estatísticas mostram, assisti a um boom de Mateus há uns 2/3 anos atrás e agora a estar a surgir o Lucas. Não aprecio ambos os nomes porque me soam a brasileiro (e precisamente à dupla de cantores Lucas e Mateus ahah), mas parecem-me nomes cuja popularidade vai crescer em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Prefiro Lucas, até porque Mateus começa a ser usado pela classe beta e a entrar numa modinha que eu não gosto nada, e Lucas sempre foi um nome sem conotações, embora seja mais popular! Mas apesar de betos começarem a usar Mateus, acho o nome super brasileiro e pouco português, no sentido de tradicional. Admira-me até que tenham pegado num nome de dupla sertaneja. Mas deve ser uma coisa que lhes vai passar entretanto.

    Outros nomes que assemelho a estes dois: Isaac, Marcos, Gustavo e Leonardo.


    ResponderEliminar
  10. Prefiro Lucas, acho um nome mais delicado mais elegante, eu , confesso, que tenho uma queda para nomes deste tipo soft e delicados por isso encaixava-o com Diogo, Bernardo ou Narciso.
    Já Mateus não gosto, não sei acho "agressivo" demais para nome. Mas de certa forma até consigo ver o encanto que tem sobre as pessoas, e mau era se gostássemos todos do mesmo. Quanto a nomes que me vêem a cabeça quando penso em Mateus lembro-me de nomes mais curtos e fortes como Vasco, Rui ou Carlos.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de ambos mas para mim são dois nomes brasileiros e por isso fora do meu leque de escolhas.
    Prefiro o português Matias à variante de Mateus.

    ResponderEliminar
  12. Sao dois nomes lindos, e gosto muito...Mas gosto ainda mais de MATEU sem S, pois acho lindo e faz me lembrar Mathieu em frances ;)

    Ass Carla

    ResponderEliminar
  13. Tenho tantos amigos chamados Lucas. Já não aguento mais ouvir este nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)