Tivesse eu dez filhos e um deles chamar-se-ia Duarte, de certeza absoluta! Gosto tanto, que nem sequer a popularidade atual seria um problema - e, como tão bem sabem, isto diz imenso sobre os meus sentimentos por Duarte! O fascínio face a este nome é antigo, mas acentuou-se quando me apercebi que é dos poucos nomes que praticamente só se usam em Portugal. Trata-se de uma variante portuguesa de Eduardo ["guardião glorioso"], através do francês Édouart, que também originou Eduarte que, entretanto, caiu completamente em desuso.
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado indica que, muito possivelmente, o primeiro português a receber este nome foi o rei D. Duarte e que o nome foi escolhido em homenagem a Eduardo III de Inglaterra, o avô de sua mãe, D. Filipa de Lencastre. Assim começou o uso de Duarte, que nunca mais caiu no esquecimento mas o nome está em franca ascensão desde 1997, altura em que entrou no top 50. Em 2010 alcançou pela primeira vez o top 20, em 2013 ultrapassou os mil registos anuais e em 2014 já ocupava a 8.ª posição do ranking de nomes masculinos mais utilizados em Portugal, sendo alvo de 1244 registos. Feitas as contas, foram registados 13,800 entre 1990 e 2014, o que é um número bastante significativo!
Encaro Duarte como um nome de uma extrema simplicidade, o que, para mim, é o sinónimo mais inequívoco de elegância; além do mais, é tipicamente português. Dá para pedir mais?
Os meus queridos leitores do Brasil não são efusivos quanto a Duarte porque por lá é quase exclusivamente sobrenome. Aqui também é apelido [era, aliás, um dos apelidos do meu avô paterno], mas não é dos mais populares. Esta condição de nome próprio/apelido verifica-se com outros nomes que se usam bastante no momento, como Santiago, Afonso, Salvador, Vicente, Lourenço ou Xavier. Há nomes brasileiros que também tenham esta dupla função?
Cláudia Duarte, presente! :)
ResponderEliminarNão gosto.
ResponderEliminarAcho um nome interessante...
ResponderEliminarNo Brasil dificilmente ocorre essa situação. Quando acontece, geralmente o nome é de família não conhecida no nosso país; e, neste caso, só usado como prenome, por exemplo, Murilo, Sânzio, Werneck.
ResponderEliminarGosto de Duarte.
ResponderEliminarCuriosamente, a minha cunhada (assim como o meu marido) tem Duarte como um dos apelidos, e deu o nome Duarte ao primeiro filho! :)
Duarte é bonito mas já se tornou bastante popular o que de certa forma lhe tira um pouco do encanto.
ResponderEliminarGostaria que abordasse o nome Assunção pois noto que é um nome que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos principalmente nas ditas classes mais altas, já soube de 2 pequenas Assunções (?!) nascidas este ano. Na minha opinião, não consigo achar nenhuma delicadeza neste nome, nem no diminutivo "São" para uma criança. Mas isso é a minha opinião, claro. Só por curiosidade, quantos registos teve Assunção em 2014 e 2015?
Obrigada!
O meu primo mais novo é Duarte! Gosto bastante :) Também não gosto de Assunção para um bebé mas a filha bebé de uma amiga da minha irmã chama-se Assunção não sei se tem Maria antes mas é carinhosamente tratada de Sunssun! O irmão chama-se Bartolomeu que também não é comum e é conhecido por Bart :)
ResponderEliminarFaz-me bocejar!
ResponderEliminarMas ainda assim é melhor que Dinis ou Martim!
Eu concordo com a Filipa tivesse eu dez filhos e uma ia ser Duarte de certeza. A popularidade e o aumento de registos não jogam muito a favor do nome mas gosto tanto que acho que até era capaz de ignorar isso. Adoro-o mesmo.
ResponderEliminarEu não gosto nem de nomes demasiado comuns nem demasiado "originais". Duarte é simples e bonito e foi o escolhido cá em casa.
ResponderEliminarBeijinhos
Eu não gosto nem de nomes demasiado comuns nem demasiado "originais". Duarte é simples e bonito e foi o escolhido cá em casa.
ResponderEliminarBeijinhos
Darias a um filho um nome e sobrenome idênticos?
ResponderEliminarIsso te agrada?
Nem sei como uma dessas vedetas de hollywood não faz isso. Só se não dá.
Eu não sei... talvez gostasse de uma Vitória-Vitória, uma "dupla" vitória! :D :D
no brasil, alguns nomes existem como prenome e sobrenome. alem de duarte, ja conheci pessoas com os sobrenomes: jaime, miguel, frederico,
ResponderEliminaralexandre, paula.
Já gostava, mas, depois de saber desta "exclusividade" portuguesa, ainda gosto mais!
ResponderEliminarSimplesmente amo o nome Duarte! É inexplicável o gosto que tenho por esse nome, é muito clássico, forte e lindíssimo!!
ResponderEliminarAlguns nomes que acho que combinam com Duarte são Benedita, Frederica, Francisca, Inês, Mafalda, Henrique, Miguel, Frederico, Martim e Guilherme.
No Brasil tem Bento, que pode ser nome ou apelido.
ResponderEliminarTENHO 3 FILHOS: DUARTE, GABRIEL E LUANA
ResponderEliminar