Mirto - um nome feminino invulgar

em 12/06/15


Por sugestão da Maria Pilar, hoje abordo o nome Mirto, um dos poucos nomes femininos terminados em O. Aliás, começemos precisamente por aí: excluindo os nomes femininos terminados em -ão, como Conceição, e o óbvio Maria do Ó, estes são os nomes femininos terminados em -o passíveis de registo em Portugal:




No caso de Mirto, não é apenas a terminação que é invulgar, já  que o nome também é pouquíssimo comum entre os portugueses. Mirto é a forma culta de Murta que me remete de imediato para a Murta Queixosa, fantasminha das histórias do Harry Potter, cujo nome oficial é Myrtle Elizabeth. Literatura popular à parte, Mirto é um nome que encontramos na botânica [que não é o meu forte, mas podem ler mais e, sobretudo, melhor, aqui]. Trata-se de um arbusto muito aromático [é até utilizado na culinária e os seus óleos essenciais são incorporados em licores e perfumes], que dá bagos azulados e uma flor branca. E agora entramos na mitologia grega: Afrodite, deusa do Amor, era representada com uma grinalda de Mirto; também no Antigo Testamento as noivas usavam estas coroas, como símbolo da sua Pureza. Uma das subespécies desta planta é Lineu, de onde surge o nome feminino Lineia. E já que estamos a fazer associação de nomes, Mirto também é um dos significados apontados a Ester, através de Hadassa
Tal como já foi referido, não estamos na presença de um nome próprio nada comum e não encontrei nenhum registo de Mirto desde 2011. 

10 comentários:

  1. Soa-me a nome masculino.

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Obrigada Filipa. Até que ficavam pares muito queridos para irmãs, Mirto & Pureza, Mirto & Lineia (muito poético), Mirto & Ester. E pensando na deusa do amor, que tal Mirto & Amora? :)

    ResponderEliminar
  3. Descobri o nome BRIANDA e adorei! Um símbolo de coragem e resistencia nacionalista na famosa batalha da Baía da Salga na Ilha Terceira contra os espanhois em 25JUL1581. Temos que olhar mais para as nossas origens!
    gisela

    ResponderEliminar
  4. Conhecia apenas o nome feminino Mirtô, inclusive nome de personagem de telenovela brasileira "Final Feliz", interpretada pela atriz Priscila Camargo.

    ResponderEliminar
  5. Gisela, já me cruzei com Brianda em publicações muito antigas e até já o mencionei neste post sobre Nomes raríssimos começados por B mas não sei se é aprovado! :(

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Mirto, acho super fofo! :D

    ResponderEliminar
  7. Vejam outros nomes relacionados a Mirto: Mirtes e Muriel.
    Gosto de Muriel.

    Lenise

    ResponderEliminar
  8. Mirto não gosto mesmo nada... :S
    Estará relacionado com Myrtha? É o segundo nome da minha mãe e o nome da minha madrinha (ambas suiças, da parte alemã).

    ResponderEliminar
  9. Estou ficando constrangido.Brincadeira!Seja por um erro de português,este é meu nome.Sou do sexo masculino claro.Mirto Carvalho

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)