Melina, Melinda & Melissa

em 23/06/15


Nos primórdios do blog, um dos nomes mais procurados por aqui era Mel. Na altura, o facto de ser apenas aprovado como nome masculino gerava alguma polémica e, perante a impossibilidade do registo, costumava sugerir o uso de Melissa como alternativa. Em 2009 e 2010, eu ainda não tinha acedido à lista completa de registos em Portugal e estava longe de imaginar que, então, Melissa já tinha ultrapassado os cem registos anuais! Mais: Melissa está no top 100 desde 1996 e, desde essa altura, tem tido resultados muito estáveis em torno do top 70. Em 2014, Melissa ocupava a 61.ª posição do ranking, chegando aos 112 registos. Não é um número brutal [foram registadas 3323 em 24 anos] mas é o suficiente para se ouvir aqui e acolá, fazendo com que o nome perca alguma frescura.

Sabendo que Melissa já não é um  nome surpreendente e sabendo que Amélia é uma das tendências do momento, parece-me altura de voltar atenções para outro nome muito bonito e que ainda é pouco usado em Portugal. Estou a falar de Melina, que foi registado apenas três vezes em 2014!
Quando vi a sugestão da Joana Santos para abordar Melina e Melinda e percebi que nunca tinha feito um post inteiramente dedicado a Melina, nem quis acreditar, porque é um nome de que gosto mesmo muito! Melina é ultra delicado, parece-me moderno e fresco e, ao mesmo tempo, romântico e suave! Adoro, adoro, adoro!
Ao que parece, Melina tem origem no grego Amelina, que também é aprovado em Portugal. No entanto, também se lhe apontam raízes germânicas, a partir de Emmeline. O significado é que deixa um pouco a desejar... "Marmelo amarelo" não é, definitivamente, a coisa mais poética que já ouvi...
Acho que se há um momento certo para usar o nome Melina, esse momento é agora. Para além da referência a Amélia, lembremo-nos também de Valentina, que já está às portas do top 50 e que, como já vimos, está em alta no Brasil, o que costuma reflectir-se por cá!

Quanto a Melinda, também me agrada, mas a terminação em -inda remete-me para nomes que estão fora de moda. Não acho que seja o caso concreto de Melinda, até porque praticamente não tem tradição em Portugal e não o associo a ninguém em particular, mas, face a Melina, não me parece tão encantador.


32 comentários:

  1. Gosto de Melina, vejo-o da mesma forma: romântico, suave, moderno e fresco. A terminação -ina é, para mim, muito moderna e fresca.
    Como detesto Melissa, Melina é uma alternativa mais que viável para o tão desejado diminutivo Mel - que sinceramente já me cansa um pouco, por ser cada vez mais óbvio. Vai acabar como Bia ou Carol.
    Quanto a Melinda, é-me indiferente. Acho bonito mas não gosto por aí além.
    Por ordem de preferência: Melina, Melinda & Melissa.
    Também gosto de Amelina e do diminutivo Ame :)

    ResponderEliminar
  2. Não percebo como é que começou a febre das Mel. Alguma novela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenha sido devido a uma atriz brasileira chamada Mel Lisboa. Nunca tinha ouvido esse nome antes. O nome dela é Mel mesmo, não é um
      apelido.

      Eliminar
    2. Ela fez poucos papéis. O mais marcante foi da minissérie "Presença de Anita", não sei se passou aí em Portugal.

      Eliminar
  3. Adoro Melina. Estava na minha lista de finalistas para o nome da minha filha...escolhi Mila que também não muito diferente de Melina. Hehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amei Mila. Colocarei super quando tiver filha. Meu nome é Camila ♥️
      Obrigada 🥰🥰

      Eliminar
  4. Há quem relacione o nome Melina ao nome Carmela (do hebraico Karmel, "jardim de Deus"), apontando-o como forma reduzida do nome Carmelina que, por sua vez, é forma diminutiva estrangeira de Carmela.

    ResponderEliminar
  5. Não foi novela foi por culpa da filha da Diana Pereira que é Mel, toda a gente quis por igual :D

    ResponderEliminar
  6. Mas a filha dela é só Mel? Mel não é apenas admitido como masculino?

    ResponderEliminar
  7. O nome da filha da Diana Pereira é diminutivo. Cheguei a ler uma entrevista em que dizia que nunca iria revelar o nome da filha pois não gostava nada dele é que só o tinha posto para a chamar de Mel.

    ResponderEliminar
  8. Alguém chegou a deixar um comentário em que afirmava saber de fonte segura que a menina tinha um primeiro nome!

    Telma, só tenho um blog, este mesmo! :D

    ResponderEliminar
  9. Pelo que ouvi dizer o pai da Mel tem dupla nacionalidade

    ResponderEliminar
  10. Achei "marmelo amarelo" muito, muito fofo! :D

    ResponderEliminar
  11. A Diana Pereira sempre fez um enorme segredo porque detesta Maria ... a filha é Maria Mel... acho um disparate, parvoice escolher um nome que não se quer revelar, com vergonha. A filha do Olavo Bilac é Alexandra Mel, e nunca tiveram problemas em dizer.

    ResponderEliminar
  12. Concordo, acho uma parvoíce usarem um nome só porque sim. É no que dá não aceitarem Mel como pelo menos unissexo, depois nascem Marias que têm vergonha de o serem, porque os pais também têm. E é pena, porque Maria Mel é um composto mesmo fofo, exótico!

    ResponderEliminar
  13. Gosto de Melissa! Era uma hipótese à 4 anos atrás. .. mas veio um boy!
    Já Mel. .. é a minha gata com 12 anos!!! Já estava à frente de modas e popularidades nessa altura!! Eheheh

    ResponderEliminar
  14. Uma prima minha é mamãe de 2 meninas, a mais velha de 4 anos chama-se Alice, e a caçula de 2 é Melina, apelidada Mel.

    ResponderEliminar
  15. Nossa que lindo, minha filha chama Melina! Foi a minha mãe que escolheu antes de falecer, sou brasileira e minha mãe também era! Tenho um irmão que foi complicado registar aqui em Portugal por causa do nome, sendo assim minha mãe foi em uma lista de nomes portugueses com a letra M e viu Melina, e deu como sugestão, ela veio a falecer no dia 5 até então não sabemos se era menino ou menina, fiz a eco no dia 9 e foi confirmado que era menina e ficou claro que é Melina! É a única da escola e acham super diferente! Fiquei feliz pelos comentários por acharem um lindo nome!

    ResponderEliminar
  16. Amo Melissa,tanto que minha filha carrega esse nome, um nome antigo e forte na minha opinião.Meu primeiro filho é Murillo.
    Agora com a chegada da nossa segunda menina pensei em Melinda ou Melina estou na dúvida pois ambos são lindos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, mais vale escolher um nome diferente de Melinda ou Melina, senão as irmãs vão ter um nome muito parecido, aí fica estranho. Além disso, a família e os amigos iriam ficar toda hora confundindo os nomes. Fica a dica.

      Eliminar
  17. Introduza o seu comentário...Andresa, não fique em dúvida: escolha Melina! É um nome muito mais bonito, e pouco usado tanto no Brasil e ainda mais em Portugal, que é o melhor. Sou brasileira e vou colocar esse nome quando tiver uma filha, acho lindo!

    ResponderEliminar
  18. Adoro o nome Melina. estou em frança e é um nome que soa bem tambem em frances. mas quando digo o nome a outras pessoas a reaccao nao e nada boa... nao sei se è por ser um nome pouco usado em portugues. estou gravida de uma menina e muito perdida com os nomes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se você for uma pessoa muito preocupada com o que os ostros pensam, é melhor não se arriscar e escolher outro nome. Caso não se importe tanto com a opinião dos outros, escolha Melina, que é um nome bonito, que existe, não é inventado. Se tem gente que não gosta, isso é muito pessoal. Gosto não se discute.

      Eliminar
  19. Também acho Melina um nome muito bonito e delicado. Vi uma outra fonte de significado para esse nome, a qual diz que Melina significa "mel". Felizmente, "mel" tem um significado bem melhor que "marmelo amarelo". O substantivo "mel" somente se aproxima do significado de "marmelo amarelo", no que se refere à cor.

    ResponderEliminar
  20. Melina significa "mel", um substantivo delicado. Melissa significa "abelha", um substantivo sem graça. Já Melinda, vem do nome Belinda que tem um significado tido como incerto. Tem como possíveis significados "terna" e "bela", que são adjetivos bonitos. O significado mais interessante na minha opinião é o do nome Melina. A sonoridade mais bonita na minha opinião é do nome Melissa, além de ser um nome mais internacional que os outros dois. Já o nome Melinda, não me agrada tanto, pois a terminação "linda" ficaria muito literal com o substantivo "linda" em português. Esse nome faz mais sentido para quem mora em um país anglófono. Além disso, a sonoridade não me agrada tanto. Fico na dúvida de qual nome é o mais bonito Melina ou Melissa. Seria interessante ter um duelo entre Melissa, Melina e Melinda. Acho que seria acirrado.

    ResponderEliminar
  21. Olá, gosto tanto deste post! Chamo-me Melina e só conheci 2 ou 3 para além de mim. Nunca tive problemas por ter um nome diferente, sempre foi bem aceite. Eu gosto muito por ser pouco comum. Em França (onde moro actualmente) coloca-se um acento: Mélina; e existe também a versão Méline. Agora vou ser mãe e ando nesta escolha de nomes, um diferente também.

    ResponderEliminar
  22. Alguém que tenha colocado em sua filha os nomes Melissa ou Melina, poderia por favor compartilhar qual foi o segundo nome (se houver?). Estou pensando em escolher Melissa (ou Melina, agora que li este artigo fiquei na dúvida....hahah) mas não estou conseguindo encontrar um segundo nome que combine.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tbm estou a procura do segundo nome. Vc já decidiu?

      Eliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)