Domingas & Domingos

em 16/06/15


Farto-me de ouvir histórias enternecedoras acerca das professoras primárias mas, com muita pena, não tenho nenhuma para contar. Durante quatro anos, tive mais de oito professoras; umas reformaram-se, outras engravidaram e os períodos intermédios foram ocupados por professoras que iam e vinham, sem deixar grandes saudades. Os meninos da sala ao lado, contudo, tinham outra sorte. A Professora Maria Domingas era uma querida, sempre sorridente, amável e muito meiguinha! Inevitavelmente, é essa a imagem mental que tenho do nome Domingas, com que simpatizo muito mais do que com a versão masculina e muito mais comum, Domingos. Existirá alguém que não conheça um senhor de meia-idade chamado José Domingos ou João Domingos?
O nome tem origem na expressão latina dies dominicus ou "o dia do Senhor" e é um nome com alguma relevância para os Católicos, alguns dos quais o escolhiam para os filhos nascidos ao Domingo. A versão feminina não se conseguiu impor em Portugal e em 2014 já nem sequer foi registado como primeiro nome, enquanto que foram registados nove Domingos. 
Domingos & Domingas estão relacionados com Domínico e Domitília, que constam da lista do IRN. Se bem que nenhum dos quatro é propriamente apelativo nos dias de hoje, Domingos é um nome com muita tradição em Portugal e não me pareceria de todo descabido que daqui por uns anos se voltasse a ouvir. Domingas, por seu lado, apela-me mais porque conheço pouquíssimas, apesar de se usar desde os tempos medievais, e acho que faz sentido junto de nomes como Caetana, Constança ou até mesmo Maria do Carmo. É uma questão de enquadramento!

10 comentários:

  1. nahhh... e por acaso acho que nem conheço velhotes com esse nome!

    ResponderEliminar
  2. Não são nomes que me entusiasmem particularmente. :\ E acho que, de alguma forma, já não se adequam a meninos/as que nasçam nos nossos dias

    ResponderEliminar
  3. Eu conheço um menino com cerca de 12 anos chamado Domingos. E fica-lhe bem!

    ResponderEliminar
  4. Gosto da versão italiana, Domenica. Adoraria colocar na minha filha, mas meu marido disse que nem pensar!

    ResponderEliminar
  5. Eu conheço 2 senhores chamados Domingos mas conheço pelo menos 6 miúdos com esse nome, entre os 2 e os 16 anos...E por coincidência, um deles tem uma irmã chamada Caetana e a mãe chama-se Maria do Carmo... :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho um aluno de 17/18 anos chamado Domingos. Os colegas tratam-no por "mingos".

    ResponderEliminar
  7. Nossa! Justamente, minha avó se chamava Maria Domingas

    ResponderEliminar
  8. Domingos e Domingas nunca ouvi falar, mas Domitila acho muito musical. Não sabia da relação entre eles...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)