Nomes compostos com Jade

em 19/05/15



Atualização: desde finais de 2017, os pais portugueses podem registar o nome Jade sem restrições, pelo que deixam de estar sujeitos à necessidade de escolher um primeiro nome! 


Jade passou a ser aprovado em Portugal em Julho de 2013 e, durante algum tempo, só podia ser usado como segundo nome. Maria Jade seria uma solução muito graciosa; soa bem, alia o tradicional ao contemporâneo  e é habitual que as Marias sejam tratadas pelo segundo nome. Mas Jade também poderá agradar aos apreciadores de segundos nomes especiais... O problema é que não me parece uma tarefa nada, nada, fácil. 
Vejamos as combinações registadas pelos portugueses em 2013 e 2014: 

  • Alexandra Jade
  • Ana Jade
  • Ariana Jade
  • Denise Jade
  • Diana Jade
  • Estrela Jade
  • Gabriela Jade
  • Íris Jade
  • Kyara Jade
  • Laura Jade
  • Lia Jade
  • Luana Jade
  • Mara Jade
  • Maria Jade
  • Noa Jade
  • Roana Jade
  • Yara Jade

O que acham destas combinações? Eu gosto de algumas, em particular de Gabriela Jade. Quais seriam as vossas sugestões? E o que acham de Maria Jade?

34 comentários:

  1. Nunca fui grande apreciadora de Jade. Ainda assim, gosto de ver compostos menos óbvios, por isso considero Jade um ótimo 2º nome :)
    Dessa listinha gostei de Ana Jade, Lia Jade e Noa Jade.

    As minhas sugestões são:

    Alma Jade
    Amélia Jade
    Ária Jade
    Aurora Jade
    Betina Jade
    Caetana Jade
    Celina Jade
    Cláudia Jade
    Elena Jade
    Emília Jade
    Eudora Jade
    Felícia Jade
    Filipa Jade
    Flora Jade
    Glória Jade
    India Jade
    Inês Jade
    Irina Jade
    Lavínia Jade
    Leónia Jade
    Leonora Jade
    Liana Jade
    Lídia Jade
    Marina Jade
    Melissa Jade
    Milena Jade
    Natália Jade
    Oriana Jade
    Rebeca Jade
    Rita Jade
    Serena Jade
    Siena Jade
    Sofia Jade
    Teresa Jade
    Vera Jade
    Verena Jade
    Victória Jade / Vitória Jade

    Aproveito para perguntar, dizem Jade com o "a" aberto, Jáde? Ou à inglesa, Djeide?

    ResponderEliminar
  2. Imagino que é pronunciado Jeide. Gosto das sugestões da Maria Pilar. Especialmente Ariana Jade, Siena Jade, Vera Jade, Aurora Jade e Emília Jade.

    ResponderEliminar
  3. Não aprecio muito o nome Jade, mas Lia Jade deu-lhe outra roupagem, muito agradável :) Um par de irmãs Jade & Esmeralda seria bastante temático e interessante.

    ResponderEliminar
  4. Pilar, em Portugal, face às condicionantes que tão bem conhecemos, não existe nenhum nome aprovado que eu não pronuncie "à portuguesa". E, no caso particular de Jade, acho que não levanta dúvidas, já que também é um substantivo masculino.

    "Os nomes próprios devem ser portugueses, de entre os constantes da onomástica portuguesa ou adaptados, gráfica e foneticamente, à língua portuguesa".

    Cada um dirá o nome dos filhos como bem entender mas, se eu vir escrito "Diana Jade Rodrigues" lerei como um nome português! :)

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente prefiro Ana Jade a Maria Jade.
    Dessa listinha agradou-me Ana Jade e Lia Jade.

    Amélia Jade
    Camila Jade
    Filipa Jade
    Helena Jade
    Nádia Jade
    Teresa Jade

    ResponderEliminar
  6. Jade é uma palavra portuguesa, não há razões para pronunciar em inglês. Aliás em português é uma palavra masculina, daí a sua aprovação apenas como 2º nome.

    Sinceramente acho que Jade não vai bem como segundo nome, parece que fica um pouco estranho quando o nome termina em A flui bastante "Gabrielajade" não gosto muito disso. Talvez com nomes com outras terminações fique mais bonito:
    Nair Jade
    Alice Jade
    Leonor Jade
    Isabel Jade

    ResponderEliminar
  7. Bem não gosto de Jade e como também nao gosto de composto tem imensa dificuldade em gostar de algum mas talvez Denise Jade e Gabriela Jade

    ResponderEliminar
  8. Adoro o nome Jade, tenho pena que não se possa usar como 1º nome !
    Das sugestões gosto de Maria Jade e Noa Jade. Mas adorei a sugestão da Pilar, Alma Jade :)

    ( e leio Jáde , em português ) :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei de Alexandra Jade, Ana Jade, Diana Jade, Gabriela Jade, Lia Jade, Mara Jade e Maria Jade.

    ResponderEliminar
  10. não gosto como segundo nome, prefiro como primeiro e aqui vai as minhas sugestões:
    Jade Alexandra
    Jade Beatriz
    Jade Carolina
    Jade Daniela
    Jade Elisa
    Jade Francisca
    Jade Gabriela
    Jade Helena
    Jade Isabel
    Jade Laura
    Jade Maria
    Jade Neusa
    Jade Patrícia
    Jade Renata
    Jade Susana
    Jade Teresa
    Jade Vitória

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho uma filha que se chama Jéssica porque não fui admito Jade que era a minha preferência. Gostaria imenso que fosse aprovado como primeiro nome.
    Tenho 4 filhos: Marcelo 1 de Março de 2008, Jéssica 2 de Dezembro 2011, Leonor 24 de Setembro 2014 e Bárbara nascida a 29 de Setembro de 2017.

    ResponderEliminar
  12. Os nomes são legais até, mas meu nome é Jade Maísa e eu gosto muito dele!

    ResponderEliminar
  13. Estou grávida de uma menina queria por o nome de Jady mais meu esposo, quer por Natasha será que ficaria, bonito por Jady Natasha? Queria uma opinião

    ResponderEliminar
  14. Olá fui mãe pela segunda vez no passado dia 17 de Outubro e a minha filha Chama-se Jade Lara. Já tenho o Enzo Miguel nascido a 29 de Janeiro de 2016.

    ResponderEliminar
  15. gente quero colocar o nome da minha filha de Jade, mais ainda não tenho ideia de qual sobrenome colocar, vocês me dão algumas ideias por favor

    ResponderEliminar
  16. Pretendo colocar o nome da minha filha jade yohanna o que acham?

    ResponderEliminar
  17. Usando Jade como primeiro nome, qual seria a combinação do segundo nome iniciando com a letra D ou K?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu bb é menina e vou colocar o nome de jade kyara achei bonito e meu esposo tbm

      Eliminar
  18. Nuvem! Gosto muito do nome Jade!porque usar nome composto??

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito do composto Jade Maria o que vcs acham ?

    ResponderEliminar
  20. Tenho um filho chamado Davi Luís e penso em colocar Jade na minha filha. Mas queria uma combinação com a letra D pra combinar.
    Já pensei em colocar Jade Louise/Luíse (Pra combinar com o Luís dele) ou Jade Maria

    ResponderEliminar
  21. Jade Denise
    Jade Dominique
    Jade Diana

    Dalila Jade
    Débora Luísa
    Daniela Maria

    ResponderEliminar
  22. Tava procurando um nome para minha primeira filha e esse e perfeito😍😍

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)