Camélia

16.4.15


Se "semelhança com nomes do momento" fosse um critério determinante na escolha de um nome, as listas de registos podiam ser bem mais extensas mas, infelizmente, sabemos que é um critério que não conta rigorosamente para nada. 
Pensemos, por exemplo, em Camélia. Dada a popularidade de Camila e a nova tendência de Amélia, este nome de flor poderia ter pelo menos um registinho! As camélias são flores orientais, sem cheiro mas muito bonitas. Também são conhecidas por "japoneiras" e o nome surge por causa do botanista e missionário jesuíta Kamel [ou, na versão latinizada, Camellus]. 
Este nome  está também presente numa das obras de Alexandre Dumas [filho], La dame aux camélias que, por sua vez, inspirou a criação da ópera La Traviata, de Verdi. E se no romance a personagem principal se chama Margarida, na ópera o destaque vai para Violeta e Flora. Camélia não é um nome muito apetecível, apesar de ser muito inspirador!

7 comentários :

  1. Gosto muito de Camila e simpatizo com Amélia, por isso acho Camélia interessante! E gosto de saber essas curiosidades, dão logo outro brilho ao nome!
    Outro exemplo seria Aurélia, adoro e parece a junção de Aurora com Amélia. Apesar de a popularidade de Aurora não se comparar a Camila, acho que davam um bom par e algumas pessoas já descobriram o encanto de Aurora, por isso não me admirava nada se subisse nos registos.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Camila e adoro Amélia, mas Camélia não me enche as medidas - exceto para uma alcunha de uma dupla de gémeas chamada justamente Camila e Amélia :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro nomes de flores. E o nome Camélia é lindo!

    ResponderEliminar
  4. Bem lembrado! Camélia é bonito! =)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto mesmo nada... lembra-me demasiado a "camelo". Prefiro Camila, que acho muito mais bonito, delicado e romântico.

    ResponderEliminar
  6. é taoooooooo lindo!! e entao com o sotaque frances nao vos digo nem vos conto! o diretor adjunto para o qual trabalho tem uma menina com esse nome e eu adorooo ja propus ao meu marido mas ele nao acha piada nenhuma :(

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)