Nomes desajustados à geração

em 10/03/15


A propósito de um comentário deixado ontem no post sobre Filomena, também eu, durante os meus tempos de estudante, me deparei várias vezes com colegas que tinham nomes que pareciam desajustados à nossa geração. Por exemplo, era um pouco estranho ver uma Dorinda no meio de tantas Carinas, Joanas, e Saras, ou um Eurico entre Hugos, Pedros e Ricardos. Estes nomes causavam-me tanto espanto quanto o nome de uma tia-avó ser Andreia, quando as irmãs se chamavam Eufémia e Maria do Céu! Aconteceu-vos o mesmo? 

9 comentários:

  1. Sem dúvida! Lembro-me que tinha uma colega da minha idade (neste momento com 22 anos) chamada Josefina. Não acho que fosse um nome muito amado por todos, mas sempre o achei muito bonito :)

    ResponderEliminar
  2. Acontece muito! Este ano tenho da turma uma rapariga chamada Ilda nada normal numa miuda com 15 anos.
    Mas eu até gosto só não gosto é do segundo nome dela. Ela diz que Ilda é nome de velha

    ResponderEliminar
  3. A atriz Cate Blanchett adotou uma garotinha: Edith vivian Patricia Upton! Achei o máximo! Abçs

    ResponderEliminar
  4. Se o comentário era o meu, boa parte do espanto era mesmo achar que Filomena não ficava bem com Joana e ainda menos com "aquela" Joana :P

    Mas sim, aqui na faixa dos 20 anos ver Cassilda, José Alberto, Cecília é estranho... ou mesnmo Sónias ou Augusta (este último como segundo nome).

    ResponderEliminar
  5. Filipa, adoro o seu blog. Sugestão: faça um post sobre o nome que a Maria Guedes escolheu para a filha: Pia. E já agora sobre Mia também, que é semelhante :) Eu acho ambos os sons bem bonitos, femininos e delicados.

    ResponderEliminar
  6. Eu lembro de ter uma colega Orlandina na faculdade, ha uns anos atras.
    O nome de facto saia do comum...

    ResponderEliminar
  7. Eu lembro de ter uma colega Orlandina na faculdade, ha uns anos atras.
    O nome de facto saia do comum...

    ResponderEliminar
  8. Siiiiim muito, tive colegas Adelinda, Felisberto, Emília, Julião, Elísio só para dar alguns exemplos. Estranho demais para quem agora tem 29 anos.

    ResponderEliminar
  9. Parece que acontece muito e ainda bem: viva a diversidade! Acredito que um nome é mais do que um documento burocrático...para mim é como um dom! Como alguém que se chama Sofia pode ser tão observadora e boa conselheira? Como é que alguém que se chama Plácido pode ser tão calmo e ponderado? Todos os nomes combinam com as personalidades. Mas como é que o pai e a mãe acertaram tanto na hora de escolher o nome para os seus filhos?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)