A lista de nomes mais populares na Suécia que vimos ontem apresenta uma série de aspectos curiosos. Por exemplo, neste momento, seria impensável encontrar em Portugal o meu nome, o da minha mãe e o da minha irmã na mesma lista, mas a verdade é que estão os três no top 100 sueco e até são registadas mais Veras e Elviras do que Filipas! Também achei agradável a quantidade de nomes curtos que são considerados usáveis, alguns dos quais são bem interessantes! Hoje, no entanto, centro as minhas atenções em Lineia, que é aprovado em Portugal, tal como o nome que lhe deu origem - Lineu.
O uso dos nomes parece ter sido impulsionado pelo botânico sueco Carl von Liné através da latinização do seu nome para Carolus Linnaeus. Como homenagem ao seu trabalho científico, nomeou-se uma espécie botânica característica das florestas boreais e muito comum na Lapónia de Linnaea. Quer seja por causa do botânico ou da planta em si, o que importa é que existem hoje centenas de mulheres escandinavas com este nome mas em 2014 não foi registada nenhuma Lineia em Portugal.
Reconheço que me soou estranho, mas com um toque de beleza. Depois do choque inicial, acho que comecei a atribuir-lhe alguma ternura, alguma candura. No entanto, acho demasiado incomum para poder dá-lo a uma filha - os avós e bisavós não haviam de achar muita graça a um nome tão raro e sabemos que nestas coisas temos de jogar com a cultura do nosso meio...
ResponderEliminarMas obrigada Filipa pelo destaque :)
Achei bonito! Lineia & Flora dava um bom par? Para quem percebe de botânica, têm os dois a mesma ligação, apesar de Flora ser mais facilmente associado a flores e natureza etc.
ResponderEliminarExiste um livro muito bonito (visualmente) e muit interessante sobre uma menina chamada Linea, que recebeu o nome, precisamente, por ser em homenagem ao cientista :)
ResponderEliminarMinha irmã se chama Linéia
ResponderEliminar