Eli & Eloá

em 01/10/14


A onomástica e a religião andam tantas e tantas vezes de mãos dadas, pelo que, naturalmente, existem muitos nomes sagrados, de crenças diversas, que são usados como nomes próprios, tanto em Portugal, como pelo mundo fora. Na língua portuguesa existem nomes que são facilmente conotados com a religião, mas também estão à nossa disposição vários nomes cuja ligação não é assim tão evidente.
Parece-me ser o caso do masculino Eli e do feminino Eloá. Eli deverá ter origem em Eliel e Eloá deriva do hebraico Eloah; ambos significam "Deus".
Nenhum dos dois é comum no país [Eli foi registado quatro vezes em 2013 e Eloá apenas uma], mas Eloá é popular em S. Paulo e até subiu bastante no ranking dos nomes mais registados no Estado, já que em 2012, ocupava a 56.ª posição no ranking e em 2013 já estava na 37.ª posição, se contabilizarmos conjuntamente as grafias Eloá, Eloah, Eloa, Elloá e Heloá [embora este último já me pareça mais um anagrama do que outra coisa]. Segundo sei, o nome teve um grande impacto mediático há uns aninhos por causa de um caso de sequestro que culminou na morte da refém e não sei se isso terá contribuído para a popularidade ou se o nome já era muito usado anteriormente.
Tragédias à parte, acho que Eloá tem potencial para ser usado em Portugal, particularmente por quem gosta de nomes curtos e diferentes.

13 comentários:

  1. Amo ambos os nomes, com certeza usaria os dois se não houvesse outros nomes na minha lista a frente deles. Sim, houve a tragédia da menina Eloá, mas parece que foi esquecido, já que a cada ano tem aumentado o nome de registros de meninas chamadas Eloá. Já Eli nunca foi comum no Brasil e é uma boa alternativa ao super popular Davi

    ResponderEliminar
  2. Gosto particularmente de Eli. Acho que se presta a combinações verdadeiramente fabulosas...

    Já Eloá... hum...

    ResponderEliminar
  3. Olá! Acham que o nome Matias conjuga bem com o nome da irmã que é Constança?

    ResponderEliminar
  4. Sou suspeita pois adoro o nome Matias mas acho que fica muito giro.

    ResponderEliminar
  5. Antes da exibição da novela brasileira Corpo a Corpo, 1984, o nome Eloá praticamente não era conhecido, aqui no Brasil. Com o sucesso da novela, o nome teve muita repercussão. O problema é que no Brasil não se leva em consideração que os nomes próprios obedecem às mesmas regras dos nomes em geral. Os pais alteram grafia para combinar com outro nome existente na família, por exemplo; assim surge Heloá, provavelmente criado com base no nome Helena.

    ResponderEliminar
  6. Já conheci um senhor idoso Heli, que conforme pesquisa, é uma variante de Eli. Nunca foi de uso frequente na minha Região (Brasil).

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de Eli. Gosto de Elias, que já foi abordado neste blog, e também possui o mesmo significado que os nomes Eli e Eloá.
    Também gosto de Eloá. Só não o escolheria para formar par com Elias pelo fato de achar estranho nomes parecidos para irmãos.

    ResponderEliminar
  8. Meu nome e Eli não gosto, pq passo por muitos constrangimentos pois so me confundem com homem queria muito muda e uma das opção seria Eloá ou Elis aumenta um s pra fica mais feminino.

    ResponderEliminar
  9. Sou apaixonada pelo nome Eli/ELy desde meus 15 anos, meu filho vai se chamar eli com certeza s2

    ResponderEliminar
  10. O nosso filho, nascido em Fevereiro chama-se Eli Valentino.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)