Duelo de nomes - Caio vs Heitor

em 07/10/14


O duelo de hoje opõe dois nomes que são muito populares no Brasil mas que, infelizmente, não parecem cativar os portugueses. Caio e Heitor são, na minha opinião, nomes bonitos e interessantes e parecem-me mais apelativos do que alguns nomes que constam do top 100 português. 
No Estado de S. Paulo, no Brasil, Caio ocupa a 29.ª posição na lista dos nomes mais registados em 2013 e Heitor ocupa a 32.ª [lista das grafias agrupadas]. Em relação ao ano anterior, foi possível perceber que Heitor aumentou a sua popularidade, enquanto que Caio diminuiu. Por cá, Caio também se superioriza a Heitor: 19 registos contra três, em 2013; 15 contra cinco em 2012 e 16 contra sete em 2011. 
Qual destes nomes preferem? Não se esqueçam de votar! E pensando nos nomes mais usados em Portugal, quais seriam as vossas sugestões para um par perfeito para estes dois?

Resultado da sondagem





15 comentários:

  1. Caio, sem dúvida nenhuma, gosto mesmo muito. Heitor não acho grande piada, acho demasiado forte.

    ResponderEliminar
  2. Acho Caio mais bonito, teve o meu voto, mas se ponderasse usar um dos dois usaria Heitor, que também gosto. Caio é logo associado ao verbo cair, uma vez ouvi uma piada qualquer do género: "Ah o Caio tem um irmão? Não sabia, como é que se chama? Levanto?". Por muito bonito que um nome nos pareça temos de pensar nas possibilidades de gozo, e Caio parece-me mais propício a piadolas. Mas mesmo assim teve o meu voto. Duelo difícil! :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto do nome Caio, nem por ser uma forma do verbo cair torna-o desinteressante, porque o significado é bem melhor: do latim Gaius, "alegria". No entanto, prefiro a forma Gaio, por ser menos usada. A forma feminina, Caia, informada no outro post não me agrada.
    A popularidade do nome Heitor, no Brasil, deve-se ao maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), cuja data de nascimento, 5 de março, é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica. Contudo, o nome Heitor não me agrada por parecer bastante antiquado. Prefiro a variante estrangeira Hector. Acredito que não exista a forma feminina.
    Enfim, não escolheria nem Caio nem Heitor.

    ResponderEliminar
  4. O meu voto foi para Heitor... Não consigo resistir-lhe ao encanto... ;-)

    ResponderEliminar
  5. Eu prefiro Heitor. É um nome forte, clássico e bonito.

    ResponderEliminar
  6. São dois nomes q me agradam, tenho uma queda maior por Heitor, mas Caio quase empata^^

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito dos dois, mas Caio é o meu nome masculino preferido do momento por isso uma clara vitória e espero que nunca se torne demasiado popular para um dia poder usá-lo. Mas seria capaz de usar Heitor, no entanto vejo este mais no estilo de Conrado.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de Caio. Já Heitor gosto muito, e acho que é um excelente nome: é bonito e é um daqueles nomes raros que não soam estranhos

    ResponderEliminar
  9. Caio. Não gosto nada de Heitor.

    ResponderEliminar
  10. Caio, mesmo gostando dos dois. E acho que ficaria legal "Caio Henrique", no Brasil, claro.

    ResponderEliminar
  11. Tive um amigo chamado Heitor!

    ResponderEliminar
  12. Para mim, "caio" é só mesmo uma forma do verbo "cair".

    Prefiro Heitor.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)