Talia

9.10.14


Se o significado fosse o meu critério primordial, não tenho dúvidas de que colocaria Talia na minha lista de nomes preferidos. "Orvalho delicado que desce do céu" é muito poético, não acham? A etimologia de Talia não aponta, contudo, num só sentido. Por um lado, pode ter origem no grego Thalía [reparem na acentuação!] e, à letra, significaria "florescer" ou "abundância". Por outro, pode ter origem hebraica e, nesse caso, o significado vai ao encontro de "orvalho de Deus". Nos países de Leste, é também comum usar Talia como diminutivo de Natália. 
Na mitologia grega, Talia era uma das filhas de Zeus e musa da Comédia, fazendo parte de um grupo de nove musas, que incluem, por exemplo, Urânia e Calíope, cujos nomes também são aprovados em Portugal. 
Trata-se de um nome muito pouco habitual no nosso país e apenas foi registado três vezes em 2013 e uma em 2011. Ainda assim, e partindo sempre do princípio que é um nome um pouco diferente dos que estamos habituados a ouvir em crianças, parece-me perfeitamente usável.

7 comentários :

  1. Achei interessante! Prefiro Talia a Tânia, por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Hmm eu leio Tália, mas não tendo acento deve ler-se Talía, certo?

    Se for Talía não gosto, mas Tália já gosto.

    ResponderEliminar
  3. Ora aí um nome giro. Gostei. Simples, diferente e facilmente reconhecível no estrangeiro. E o significado é muito bonito, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei, um nome forte e suave ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  5. Talia em russo quer dizer "cintura".se não fosse isso até gosto do nome

    ResponderEliminar
  6. Eu estou a ler como Talía, assim soa-me bem. Mas se for Tália, como Dália, então já ñ gosto...

    ResponderEliminar
  7. Odeio me chamar Talía. Acho um nome muito infantil e estranho.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)