Nomes compostos femininos
mais registados em 2013 - outra análise

3.9.14


A questão dos nomes compostos tem-se debatido intensamente no grupo do Facebook e como andei a rever o Dossier do Ranking de 2013, notei a ausência de referências à frequência com que os nomes mais populares de 2013 são usados como primeiro de um nome composto. 
A tabela que se segue mostra o top 30 feminino de 2013; a coluna A corresponde ao número de vezes que cada um deles foi registado como primeiro, ou como único nome e a coluna B indica o número de vezes que aquele nome foi registado na primeira posição de um nome composto:



Nome A B Composto mais popular
Maria  4638 3612 Maria Inês
Matilde  1997 394 Matilde Sofia
Leonor  1886 364 Leonor Sofia
Mariana  1598 389 Mariana Sofia
Carolina  1487 323 Carolina Sofia
Beatriz  1420 402 Beatriz Maria
Ana  1317 1266 Ana Carolina
Inês  1157 305 Inês Sofia
Lara  1129 618 Lara Sofia
Margarida  951 173 Margarida Sofia
Sofia  865 192 Sofia Alexandra
Joana  788 324 Joana Filipa
Francisca  661 96 Francisca Maria
Laura  630 189 Laura Sofia
Madalena  593 87 Madalena Sofia
Luana  580 314 Luana Filipa
Diana  532 231 Diana Sofia
Mafalda  530 104 Mafalda Sofia
Rita  522 126 Rita Sofia
Sara  494 213 Sara Maria
Bianca  439 202 Bianca Sofia
Alice  429 76 Alice Maria
Eva  401 120 Eva Maria
Clara  395 122 Clara Sofia
Constança  374 91 Constança Maria
Íris  367 141 Íris Sofia
Letícia  360 154 Letícia Maria
Mara  354 167 Mara Sofia
Catarina  347 83 Catarina Sofia
Gabriela  314 69 Gabriela Maria

Assim, é possível concluir que 96% das Anas têm um segundo nome e o mesmo se passa com 77% das Marias e 54% das Luanas e das Laras. Sabemos também que mais de 40% das Maras, Biancas, Dianas, Saras, Letícias e Joanas também têm um segundo nome. Sem surpresas, Sofia é o segundo nome mais escolhido na grande parte destes casos. 

10 comentários :

  1. Não tenho nada contra segundos nomes em si, apesar de passar bem sem eles. O que me incomoda é que os escolhidos são sempre os mesmos (Filipa, Sofia e Maria). Esta limitação a só uns certos nomes faz-me um bocado de confusão, parece que não há mais por onde escolher lol. Mas eu prefiro mesmo os nomes sozinhos, acho que um segundo nome, principalmente pouco original, estraga um bocado o nome. Em especial nomes que gosto bastante desta lista, como Lara, Beatriz, Eva, Íris, Madalena ou Letícia. Acho que ficam bem melhor sozinhos. Até Sofia e Filipa acho um desperdício serem tão usados como segundo nome, tira-lhes um bocado a graça e funcionavam perfeitamente como primeiro nome, sem estarem ''na sombra'' de outro.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de nome composto feminino quando combinado com Maria ou Ana, que aliás esses nomes não ficam nada bem sozinhos, principalmente Ana que parece forma reduzida. Os nomes Maria e Ana, inclusive, não descaracterizam o nome realmente escolhido, ao contrário de outros que poderão deixar sem brilho a combinação. O problema é que os pais só sabem escolher as que já estão em uso, como Maria Clara, Ana Clara, Maria Vitória, Ana Vitória, Maria Carolina, Ana Carolina, etc. Ou escolhem combinações extravagantes, por exemplo dois nomes longos, sonoridade desagradável, estilo diferente (época, religiosidade, variantes estrangeiras, significados, et.).

    ResponderEliminar
  3. Fico muito feliz de saber que ainda muita gente coloca segundo nome as filhas.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Já várias vezes referi que sou uma fã incondicional de nomes compostos e fico feliz por "não serem coisa do passado/ já não se usarem" como oiço tanta gente a dizer.

    Acho que é muito natural que Sofia seja o nome mais popular para segundo nome porque é um nome bonito, delicado e harmonioso. Acho, aliás, que é um elogio para o mesmo, bem como para nomes como Filipa e Alexandra, por exemplo: são nomes tendencialmente harmoniosos ('funcionam' bem em ligação com um primeiro nome).

    Não gostando nada do nome Maria também não percebo o porquê de ser tão popular como segundo nome: é que além de me soar antiquado também me soa 'beto'.

    Também acho, no mínimo, pouco original o nome composto óbvio: "Ana +..." e " Maria +..."

    ResponderEliminar
  6. No meu grupinho com crianças à volta dos quatro anos (sou educadora) há onze meninas este ano, e reparei que quase todas têm segundo nome. Na maioria até coincidem com a lista (Luana Filipa, Bianca Filipa, Carlota Sofia, Ema Sofia, Constança Maria, Gabriela Maria, Maria Inês, Maria Beatriz). As únicas excepções são Clara Margarida (Margarida não me parece ser muito comum como segundo nome, a não ser em Ana Margarida) e Olívia e Alice que não têm segundo nome.

    No meu caso, a maioria das Margaridas que conheci eram Ana Margarida ou Margarida qualquer coisa, e eu sentia-me um bocado ''deslocada'' ao ser só Margarida mas hoje até prefiro assim :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto de nome composto, contudo só me atrevo a formar combinação com os nomes Maria e Ana que, se combinados com nomes menos usados, fica bem interessante. Já a combinação com outros nomes requer um pouco mais de conhecimento para se alcançar harmonia. Como bem disse Irma, no comentário acima, é preciso evitar combinações extravagantes.

    ResponderEliminar
  8. Observei que - nos comentários constantes de outros posts -, as sugestões apresentadas para nomes compostos nunca se fazem acompanhar das explicações necessárias. É por isso que os pais que pretendem dar à criança nome composto, acabam optando por Maria ou Ana para não incorrerem em erro. A observação de Irma nos leva à reflexão (veja comentário de 4-9-14 às 14h28).

    ResponderEliminar
  9. Posso ser minoria, mas acho que Anna fica bem sozinho, (escolhi essa grafia aqui no Brasil para minha filha), pois éum nome simples, mas com significado bonito. Além disso, é difícil a pessoa ser chamada só de Ana, pois há tantas, que ou chamam pelos dois nomes, ou somente pelo segundo. Como ela não tem essa opção, vai ser chamada pelo nome que eu gosto mais. :)

    ResponderEliminar
  10. Não gosto destas combinações

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)