Mariana

em 07/08/14


Quando andava no ensino secundário, havia uma estudante de intercâmbio na minha turma cujo nome era Geneviève. Ninguém acertava com o nome da miúda e quando o tema vinha à baila, ela dizia que, apesar de tudo, preferia ter um nome estranho do que ter um nome igual ao de toda a gente, como acontecia com as portuguesas que ou eram Anas ou Marias. "E depois ainda são Ana Maria ou Mariana!", exclamava, no seu sotaque francófono. Claro que era uma generalização, feita por uma adolescente estrangeira, mas que tinha piada e um fundinho de verdade. Já passaram uns anos valentes, mas o cenário não mudou muito: no máximo, inverteram-se as idades dos protagonistas e hoje as professoras serão Anas e as alunas Marias, e será fácil encontrar Marianas nas duas categorias. 


  • Popularidade

De todos os nomes acima mencionados, Mariana parece-me o mais jovial, mas já se usa em Portugal há séculos. Os Registos Paroquiais da Torre do Tombo estão cheios Marianas, algumas delas que viriam a ser mães de Albertos, Domingos e Raimundos. Os dados do SPIE também indicam que o nome estava no top 20 em 1920 e 1950 e que se tornou um pouco menos popular entre 1970 e 1980. E de acordo com os dados do IRN, Mariana parece estar consecutivamente na lista de dez nomes mais registados desde meados da década de 90, o que lhe valeu um lugar no Top 10 do meu Ranking dos Rankings dos Nomes Portugueses. Mais: está desde 2011 na quarta posição do ranking - desde então foram registadas mais de cinco mil! 
Mariana também é um nome comum no Brasil. No Estado de S. Paulo, ficou entre os 20 nomes mais registados de 2013 [e na 23.ª posição depois de agrupadas as diferentes grafias] e no ano anterior estava na 14.ª posição. No Ranking do Baby Center Brasil [não oficial], ficou na 15.ª posição em 2013, e não e difícil encontrar este nome nos Berçários Virtuais. 

  • Origem, Significado & Curiosidades

Há quem o aponte como a versão portuguesa de Marion, há quem jure que se trata apenas da junção dos nomes Ana e Maria e ainda quem sugira que significa "relativo a Mário", através do masculino Mariano. A verdade é que esta ambiguidade não se tem mostrado rigorosamente nada relevante e que Mariana já merece o estatuto de nome clássico da língua portuguesa. Na minha opinião, estamos então na presença de um nome tradicional, intemporal, neutral e a escolha de Mariana não deverá levantar grandes questões para além da comprovada popularidade. 
Hoje em dia, é possível registar Marian, ainda que como segundo elemento do nome. 


Gosta do nome Mariana?
Sim
Não
Results

24 comentários:

  1. Gosto somente da grafia Mariana.

    ResponderEliminar
  2. Sendo o meu nome, é claro que o adoro! Contudo, por essa mesma razão não o usaria para um filho. Nunca sofri muito com a popularidade do nome, uma vez que no ano em que nasci Mariana ainda era um nome de avó!

    ResponderEliminar
  3. Filipa, sou muito grata pela ajuda. Adoro o seu blog, sou sua fã, você é especialista no assunto e respeita todas as escolhas. Com certeza me ajudou muito! Curioso que em portugal é um nome muito tradicional, nome de vó, aqui no Brasil é nome de neta, no máximo filha... Gosto muito do nome, me soa bem!

    ResponderEliminar
  4. Não gosto. É muito longo e remete-me para Maria Ana…

    ResponderEliminar
  5. Gosto de todos os nomes com a terminação Ana: Mariana, Fabiana, Juliana, Luciana, etc.
    São delicados e muito femininos.

    ResponderEliminar
  6. Filipa que tal uma lista de nomes para gêmeos harmônicos porém não muito combinadinhos?
    Por exemplo que nome combinar com Íris?

    ResponderEliminar
  7. Oh, a mesma menininha do post de Sofia. Não gostei. Se tivessem me pedido teria enviado uma foto de quando era criança. Rsrsr.

    ResponderEliminar
  8. Eu não consigo gostar deste nome nem por nada. Mas não sei dizer porquê!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu n gostas de Mariana(o meu nome) e eu n gosto de Francisca...e tmb n sei bem porquê...acho k é por n me dizer nd

      Eliminar
    2. com certesa frasciska e feio d+

      Eliminar
    3. com certesa frasciska e feio d+

      Eliminar
    4. com certesa frasciska e feio d+

      Eliminar
  9. eu acho lindo, Mariana :)

    ResponderEliminar
  10. eu queria um post com o nome Gabriel, que eu acho lindo, e com Artur também.

    ResponderEliminar
  11. Ana Maria, de vez em quando reutilizo imagens - é difícil encontrar fotografias publicitárias de crianças que não façam alusões a marcas ou que não contenham lettering... Mas se quiser que eu utilize as suas fotos, faça o favor de as enviar para o meu email :)

    ResponderEliminar
  12. Filipa, eu teria, sim, enviado foto precisamente de minha sobrinha que se chama Mariana. Agora estou sabendo desse detalhe. Rsrs.

    ResponderEliminar
  13. Nunca achei especial graça, mas como tinha uma grande amiga chamada Mariana também não desgostava. No entanto, depois de nos termos chateado fiquei mesmo com alergia ao nome.

    ResponderEliminar
  14. Não acho piada nenhuma, e há tantas que já enjoa. Já agora, gostava de ver posts sobre Dalila e Joana.

    p.s. adoro o blog :)

    ResponderEliminar
  15. Até mesmo Mariana - um nome delicado, feminino - , torna-se muito enjoado se usado em demasia.

    ResponderEliminar
  16. Sou Mariana. Amo meu nome. É clássico e intemporal (como Carolina e Joana). Não há como errar a grafia. Simples, português e feminino.

    ResponderEliminar
  17. Odeio meu nome, que é Mariana, mas adoro o nome que coloquei em minhas filhas ( óbvio ), que são: Ester, Úrsula e Aurora, o que acham desses nomes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro Mariana ao nome das suas filhas(sem ofensa) mas é mais bonito Aurora que Ester e Usrsula beijinhos e felicidades

      Eliminar
  18. Adoro Mariana. Sonoridade mto meiga e românticas.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)