Lúcia

em 13/06/14


Quando a minha irmã nasceu, eu tinha cinco anos. Acho que a minha mãe não se preocupou em me perguntar a minha opinião sobre o nome da criatura, mas lembro-me bem de sentir uma inveja tremenda, de tal forma que, sempre que brincávamos, eu arranjava uma desculpa para mudarmos os nossos nomes e, claro está, eu passava a ser Ana Lúcia e ela Vera Filipa. Pobre criança, ainda hoje me pergunto se a traumatizei... Passaram-se vinte e cinco anos e eu continuo a adorar o nome da minha irmã e tenho muita pena que não lhe chamemos Lúcia mais vezes. 
Lúcia tem origem na palavra latina Lux, sendo o feminino de Lucius, que significa "relativo à Luz". É um antropónimo comum há vários séculos em quase toda a Europa, nas suas diversas variantes e, segundo consta, era atribuído com frequência a bebés nascidas ao nascer do Sol. Antigamente, Lúcia era preterido em favor de da Luz e Luzia, mas a tendência inverteu-se no século XX. Em Portugal, houve um pico de popularidade na segunda metade da década de 60 e hoje, apesar de estar no top 100, fica-se pelos 39 registos, os mesmos de 2012 e mais três do que em 2011 mas, ainda assim, é menos popular do que Luciana, que foi registado 65 vezes. Aqui ao lado, na vizinha Espanha, foi o nome feminino mais registado de 2012. 
Na minha opinião, Lúcia é uma opção fabulosa para os dias de hoje. Perfeitamente comum, normal, com um significado bonito e muito delicado, não dá muito nas vistas mas é encantador! 


Como dá para ver, a minha mãe também não se preocupou em criar um Par Perfeito para as filhas mas a harmonia que nos falta no nome sobra em cumplicidade - e estamos as duas muito contentes com os nossos nomes! Pena é que a nossa própria mãe nos trate por Luísa & Bela mais de metade das vezes... 

14 comentários:

  1. Obrigada Filipa! Realmente o nome tem tudo para ser uma escolha segura, e o seu significado só ajuda porque, pessoalmente, Luz é outro nome que gosto muito :) Adorei também a história das bebés nascidas ao nascer do sol :)

    ResponderEliminar
  2. Ao mudar a sílaba tónica, como acontece em Espanhol - Lucía, acho que o nome ganha outro encanto. Daí ser tão popular.

    Eu gosto de Lúcia. É, como diz, uma escolha que não choca ninguém mas pelo que vou ouvindo também não entusiasma muita gente.

    ResponderEliminar
  3. Flor-de-lis, concordo consigo, e acho que há muita gente que prefere Luzia pelas mesmas razões, no entanto o facto de acentuarmos o "í" torna a que a letra "c" seja mais difícil de dizer, ou seja, para mim será mais fácil dizer Luzía do que Lucía, por isso acho que prefiro mesmo Lúcia :)

    ResponderEliminar
  4. Entre Lúcia e Luzia prefiro Lúcia. Mas isso sou eu... e eu não sou a maioria! : )

    Vi que pediu sugestões de nomes compostos com Lúcia. Das que apresentou gostei de Lúcia Liz. Acho um nome algo difícil de "combinar" sobretudo quando ocupa a primeira posição num composto.

    Sugiro, porém:
    Lúcia Benedita
    Lúcia Guiomar
    Lúcia Isadora
    Lúcia Margarida
    Lúcia Valentina

    ResponderEliminar
  5. Engraçado, também me tinham ocorrido algumas dessas combinações, tirando Isadora :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca conheci nenhuma "só" Lúcia...e eram tratadas pelo outro nome. Mas realmente...é um nome muito bonito! Para mim está dentro do mesmo estilo de Alice e Clara.

    ResponderEliminar
  7. Não gosto nenhum pouco do nome Lúcia, aqui no Brasil é um nome muito datado que é inimaginável a uma bebê

    ResponderEliminar
  8. Percebi bem Filipa? A sua mãe trata as filhas por nomes diferentes? Ana Filipa - Luísa; Lúcia - Bela ?
    Qual a razão? Explique lá isso melhor :)

    ResponderEliminar
  9. Só para informar que nasceu Maria.
    Filha dos atores Gabriel Braga Nunes e da Isabel Mello.

    ResponderEliminar
  10. Os príncipes Félix e Claire do Luxemburgo já são pais da primeira filha. Amalia Gabriela María Teresa

    ResponderEliminar
  11. Sim, a minha mãe engana-se sempre nos nossos nomes, e trata-nos pelos nomes de duas das irmãs! Nem ela sabe bem por que é que isso acontece, mas é sagrado, antes de Filipa vem sempre Luísa! :)

    Obrigada pelos alertas dos nascimentos! A pequena Maria do Gabriel Braga Nunes já tinha sido anunciada no passado dia 9 mas publiquei agora a Amália do Luxemburgo!

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito do nome Lúcia: adoro o significado, gosto do som... Mas não usaria porque já há muitas ao meu redor. Por outro lado, Lúcio encabeça a minha lista masculina e Luzia está no meu top 3 feminino.

    ResponderEliminar
  13. O nome Lúcia é encantador porque é delicado, mais delicado do que Luísa e não é muito comum, o que o torna especial. Agora, nomes como Inês, Beatriz, Catarina e Mariana, acho que perderam um pouco a sua graça por serem demasiado comuns. Principalmente Inês. Onde quer que vá há sempre alguma Inês e mesmo em todas as turmas onde estive, o nome que sempre prevaleceu foi Inês.

    Em relação a nomes compostos com Lúcia, penso que não há muitos que conjuguem bem mas dos que eu acho que poderiam ficar bem, são os seguintes:

    Ana Lúcia
    Lúcia Maria
    Lúcia Sofia
    Lúcia Maria
    Lúcia Flor

    ResponderEliminar
  14. O nome Lúcia é encantador porque é delicado, mais delicado do que Luísa e não é muito comum, o que o torna especial. Agora, nomes como Inês, Beatriz, Catarina e Mariana, acho que perderam um pouco a sua graça por serem demasiado comuns. Principalmente Inês. Onde quer que vá há sempre alguma Inês e mesmo em todas as turmas onde estive, o nome que sempre prevaleceu foi Inês.

    Em relação a nomes compostos com Lúcia, penso que não há muitos que conjuguem bem mas dos que eu acho que poderiam ficar bem, são os seguintes:

    Ana Lúcia
    Lúcia Maria
    Lúcia Sofia
    Lúcia Filipa
    Lúcia Flor

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)