O nome preferido dos leitores do Nomes e mais Nomes

em 17/03/14


Comecei este blog porque, evidentemente, gostava muito de nomes próprios. Mas a verdade é que, nessa altura, a minha lista de nomes preferidos era muito curta. Curtíssima, em bom rigor! Quase cinco anos depois, a história é outra e, muito honestamente, é tarefa ingrata eleger o meu nome preferido, porque gosto de imensos e, de vários deles, na mesma medida. Ainda assim, a sugestão da Joana é demasiado tentadora para resistir e adorei a ideia da eleição dos nomes preferidos dos leitores do Nomes e mais Nomes. Pergunto-vos então: qual é o vosso nome preferido para menino e para menina? [para ter mais piada, indiquem apenas um de cada género]

127 comentários:

  1. Lavínia é sem dúvida e desde que me lembro o meu nome favorito de menina, talvez tenha vindo da novela como uma onda que dava na sic. Lavínia era a dona do bar na praia acho eu, e transmitia-me tanta leveza e espiritualidade e continuo apaixonada :)
    De rapaz já é mais difícil... Talvez Noah ou Denis, são dois eu sei desculpem mas não sei...

    ResponderEliminar
  2. O meu nome preferido de menina é Benedita, não me lembro desde quando mas sempre foi um nome que adorei.

    De rapaz é mais difícil a escolha, mas Lourenço. Gosto de nomes fortes, e estes dois são exemplo disso.

    ResponderEliminar
  3. Meus favoritos são Lorena e Heitor, pena que estão super comuns aqui.

    ResponderEliminar
  4. Rapaz: Lucas (desde os meus 14 anos...admito que começou devido à série One Three Hill)
    Rapariga: Laura (gosto de alguns, e o preferido vai variando..)

    ResponderEliminar
  5. Sou apaixonada pelos nomes Emília e Olivier. São os meus favoritos. Mas, tenho também um fascínio por Matilda, Olívia, Noemi, Amélia, Violeta, Amora, Teodoro, Miguel, Tomé, Jaime, Salvador e Matias :)

    ResponderEliminar
  6. Os meus nomes favoritos são Ana Marta e Joaquim.

    ResponderEliminar
  7. Adoro Miriam, seguido bem de perto por Melissa. Para rapaz gosto muito de Alexandre, apesar do meu filho ser Rodrigo Miguel - escolha do pai que eu aceitei. :)

    ResponderEliminar
  8. Não é fácil este desafio, uma vez que tendemos quase sempre a apontar mais do que um nome preferido. Ainda assim, eis a minha escolha:
    Menina: Amélia
    Menino: Gonçalo
    A meu ver, fortes e com personalidade, mas ambos musicais. Curiosamente, um dia destes dei comigo a pensar que me é fácil gostar de nomes que tenham a letra "L"; talvez por causa da musicalidade que esta letra encerra. Parece que perdura no ar, depois de pronunciada.

    ResponderEliminar
  9. Fico feliz por ter aceite a sugestão!
    Eu também tenho muitos nomes preferidos mas a verdade é que quando tivermos um filho (para o caso de quem ainda não é mãe/pai) vamos ter de escolher UM, por mais difícil que seja :) porque não fazer de conta que teríamos de escolher agora!

    O meu nome preferido neste momento para menina é Valentina, e para menino é Artur.

    ResponderEliminar
  10. Os meus preferidos estão sempre a mudar, mas neste momento são Romão e Amélia. Nomes românticos mas fortes ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  11. Desde os meus 6 anos eu dizia que minha filha se chamaria Mariah(Mariá), hoje não está nem no meu top 10 e na verdade eu não acho essa tarefa difícil porque amo tanto os nomes na ponta da minha lista que é dificil qualquer um pegar o lugar deles, mesmo que goste de vários. De uns tempos pra cá meu favorito é Eloá, pelo significado do nome, por ser pequeno e ter mais vogais que consoantes, pra mim um bom nome tem que ter todas essas qualidades e de menino, desde sempre é Luís, puro, sem complementos. Amo com todas as minhas forças Luís e Eloá e sem dúvida nenhuma será o nome caso tenha um menino e uma menina(pretendo ter 3, o do segundo menino já é certo, mas o de menina complica um pouco. Sempre gostei mais de nomes masculinos que femininos, até porque eu sonho em ter doia ou três meninos)

    ResponderEliminar
  12. Hoje, diria Irene e Filipe. Amanhã já podem serem outros!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Lopo e Amélia, sem grandes dúvidas...

    ResponderEliminar
  15. Lopo e Amélia, sem grandes dúvidas...

    ResponderEliminar
  16. Os meus nomes preferidos também vão variando. Neste momento, são Amélia e Artur.
    (Eu sei que só devia dizer um, mas não consigo deixar de referir que Aurora é um fortíssimo concorrente ao meu primeiro lugar feminino.)

    ResponderEliminar
  17. Os meus não variam. Não é difícil responder. Há anos que são os mesmos, tenho outros preferidos mas não tanto quanto estes: Penélope e Teodoro.

    ResponderEliminar
  18. O meu preferido para menina sempre foi Madalena mas de há uns tempos para cá morro de amores por Maria Carolina. Rapaz não tenho dúvidas, Vicente.

    ResponderEliminar
  19. Para rapaz o meu nome preferido é Henrique (desde que me lembro).

    Quanto a nome de rapariga...tem vindo a sofre alterações ao longo dos anos...mas neste momento ao ter que eleger apenas um diria Alice :)

    ResponderEliminar
  20. Menina: Juno (mesmo com a idiotice de em Portugal ser aceite para rapaz)
    Menino: não consigo dizer, mesmo o que escolhi para o meu filho só eu sei quantas voltas dei aos nomes masculinos...nunca nenhum me cativou o suficiente.

    ResponderEliminar
  21. Para menina o meu preferido é Violeta e para menino é Vasco

    ResponderEliminar
  22. De entre imensos nomes q me cativam,tenho k distinguir entre os que poria ou não a um filho.
    Margarida e João, os que elejo. Aliás, a minha filha mais velha é margarida .
    Que eu adoro pronunciar ms n daria a uma filha , Guilhermina e Adelaide. Adoro dizer…

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Tive esta dificuldade quase toda a gravidez e acabamos por escolher Mia. Apesar disso o meu preferido é o meu, bárbara. Para rapaz tenho dificuldade, mas hoje diria Pedro

    ResponderEliminar
  25. Aurora(Simone/Alice)
    Álvaro

    ResponderEliminar
  26. Aurora (Simone/Alice)
    Álvaro

    ResponderEliminar
  27. Eu sou muito 'de momento', sabe?
    Então NO MOMENTO rs, os preferidos são Clara e Benício ^^

    Gostaria de sugestões de nomes (menino e menina) que combine com Miguel, pois em breve pretendo ter outro filho!

    beijo!

    ResponderEliminar
  28. Também sou um pouco de "momento", embora algumas preferências se mantenham sempre, ao longo dos anos... Os meus preferidos, de menina, são muitos... Agora, consigo pensar nestes (geralmente muito diferentes entre si): Cecília, Lavínia, Milena, Lis, Íris e Morgana.
    É-me, muito difícil, de outro lado gostar de nomes de meninos... Gosto basicamente apenas de Valentim e Tomás... (Aprendi a gostar um bocado de Romeu por causa de blog...)

    ResponderEliminar
  29. Muito difícil escolher so um nome, gosto de tantos...
    Independentemente de os usaria ou nao num filho, os meus nomes favoritos são:

    Bernardo - Desde pequenina que adoro este nome, sempre disse que seria o nome de um filho meu. Agora vejo que nao e em assim, não depende só do nos a escolha de um nome. Mas terá sempre um lugar especial no meu coração :)

    Teodora- Fiquei a adorar este nome através deste blogue, nunca conheci nenhuma mas quando o vi pela primeira vez aqui fiquei rendida :) Amo!

    ResponderEliminar
  30. Actualmente gosto muito de Violeta e Tobias, mas os meus nomes de eleição vão variando.

    ResponderEliminar
  31. Bem, os meus dois nomes favoritos são os dois derivados a este blog!
    Masculino: Lúrian
    Feminino: Quar

    Também amo Kevin e Olívia para segunda opção :)

    Ah, há pouco tempo descobri o nome Maisy e adorei! Lembra-me Daisy e remete-me para uma pessoa amazing ;)

    ResponderEliminar
  32. Rapaz: Magno
    Rapariga: Vida

    ResponderEliminar
  33. Rapaz: Magno
    Rapariga: Vida

    ResponderEliminar
  34. Menina: Maria Clara / Maria Carolina

    Menino : Martim / Diogo

    ResponderEliminar
  35. Femenino: Vida

    Masculino: Lúcio

    Às vezes tenho a impressão de ser a única a gostar do nome "Lúcio". Mas amo tudo desse nome: som, significado... Vai entender, rs!

    ResponderEliminar
  36. Este blogue despertou o meu gosto por nomes...adoro conjugar nomes e agrupá-los por temas.
    Os meus nomes preferidos de menina foram variando ao longo do tempo e neste momento sou completamente apaixonada por Aurora.
    Relativamente a nomes masculinos sempre preferi Francisco.
    São dois nomes que não insiro no mesmo grupo e tenho dúvidas se formarão um par perfeito, mas não consigo arriscar muito nos nomes de menino.

    ResponderEliminar
  37. Boa iniciativa. :)

    Menino: Mateus.
    Menina: Helena.

    TM

    ResponderEliminar
  38. O meu nome preferido de menina INFELIZMENTE e para minha frustração não é permitido em Portugal... Emeline. Mas tenho esperança de, se um dia tiver uma filha, fazer o pedido e o aprovarem. Dos que são permitidos o meu preferido é Arabela, conheci aqui no blog!
    De menino é Noah - nome do meu filho e gosto mesmo! Se tiver outro menino não vou achar outro que goste tanto...

    ResponderEliminar
  39. Se eu tivesse um filho amanhã (e não tivesse que chegar a acordo com o pai):

    Júlia
    Álvaro

    (depois há os nomes que efectivamente escolhi para os meus filhos, que continuam a estar no meu top).

    ResponderEliminar
  40. Para menina Arabela Liz e menino talvez Olivier entre outros..

    ResponderEliminar
  41. Apesar de sempre ter desejado ter um rapaz, tal como outra leitora mencionou,gosto muito de vários nomes mas não há nenhum que possa dizer que adore desde sempre. Já com nomes de meninas a conversa é outra! Guiomar é o nome de eleição desde sempre e já tem a concordância do meu marido caso nos saia uma menina. Quanto a rapaz a escolha seria Gaspar, mas por falta de acordo do pai, temos um Sebastião. Aliás, cheguei a comentar isto no ano passado a propósito do post sobre o nome Gaspar!

    P.S. Apenas acrescentar que adoro o nome Violante, mas sendo do porto era incapaz de usá-lo, pois não gostaria de o ouvir "desvirtuado" da força do V

    MR

    ResponderEliminar
  42. Muito antes de ser um nome muito utilizado, já gostava de Leonor e continua a ser o meu preferido. Para menino, o meu nome preferido era Francisco mas como é o nome do meu irmão já não o usaria num filho, por isso, escolho Tomás, nomes que também já eram os meus preferidos antes de se espalharem por todo o lado

    ResponderEliminar
  43. Só 1 não consigo porque gosto de igual forma dos 3 e não consigo mesmo escolher.
    Menina: Juliet, Aurora e Violet
    Menino: Angus, Oliver e Elliot

    ResponderEliminar
  44. Vou alargando cada vez mais o leque de nomes que me soam muito bem. No entanto há uns que me acompanham há muito e são os meus preferidos:
    Menina: Mª Gabriela
    Menino: Salvador

    ResponderEliminar
  45. Carminho (ou Carmo) e Vasco. No entanto, há uns anos atrás tinha outras preferências!

    ResponderEliminar
  46. Ah, mas a Filipa ainda não disse quais eram os seus nomes dois nomes favoritos :p

    ResponderEliminar
  47. Para mim, Matilde e Matias são o meu par preferido.

    ResponderEliminar
  48. Gabriela!

    Cumpts,
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  49. Para menina Aurora, para menino Valentim. São os meus preferidos mesmo, apesar de gostar de outros!

    ResponderEliminar
  50. Adorei a ideia mas não é nada fácil!

    Violeta

    Eduardo

    ResponderEliminar
  51. Adoro e serão provavelmente nomes de futuros filhos:

    Júlia
    Daniel


    também gosto muito de olivia
    (para uma 2ª filha)

    ResponderEliminar
  52. Menina: Maria Rita
    Menino: Miguel

    ResponderEliminar
  53. Guiomar e Jaime - mas não vão ser os nomes eleitos para os filhos, já que o futuro pai não gosta, aliás detesta mesmo Guiomar :(

    ResponderEliminar
  54. Filipa, espero que faças uma bela compilação de todas estas excelentes sugestoes!

    Eu se tivesse de eleger hoje não saberia mas gosto sempre gostei muito de Laura e de Guilherme.

    Ultimamente penso em:
    Para menina: Amália, Francisca, Penélope, Olívia
    Para menino: Rafael, Francisco, Martim

    ResponderEliminar
  55. Meu nome preferido desde minha adolescência é Sofia. Há mais de 15 anos, quando o elegi o nome mais lindo de todos, as pessoas torciam o nariz aqui no Brasil. Conheci meu marido há 11 anos e fazíamos planos com a nossa futura filha Sofia. Em 2010 fiquei grávida e "surpresa"... Sofia era o nome mais popular do Brasil. Tentamos colocar o nome da nossa pequena de Isadora, mas não deu... amamos demais Sofia. Nome masculino que amo é Caetano, o nome do meu marido (é também o nome do pai e do avô dele). Estou grávida novamente e procuro outros nomes para amar... Se for menina penso Olívia Maude ( para homenagear minha mãezinha Maria de Lourdes : Ma de maria e Ude era como todos a chamavam)que morreu há 10 meses ou Joana Filipa. Menino é quase certo que será Heitor... mas pode mudar, pois não são nomes pelos quais sou apaixonada.

    ResponderEliminar
  56. Feminino: Liége.
    Masculino: Dylan.

    ResponderEliminar
  57. Para menina: Amábile
    Para menino: Rian.

    ResponderEliminar
  58. Tenho nome apenas para mulher: Janua Coeli [jânua céli].

    ResponderEliminar
  59. Para menina gosto de nomes associados a flores: Lis, Artemysis, Zínia, etc.
    Para menino tem que ser bem forte: Xerxes, Rúrique, Américo.

    ResponderEliminar
  60. Para menina: Donatela, Dominique, Domitila.
    Para menino: Manfred.

    ResponderEliminar
  61. Nome para menino gosto da variante estrangeira Rupert. Para menina não tenho preferido, pois gosto de vários.

    ResponderEliminar
  62. Gosto de nome mitológico. Menino: Ravi
    Menina: Gaia, Herta, Astréa.

    ResponderEliminar
  63. É muito difícil mas...
    Nome feminino: Laura
    Nomes masculino: David

    ResponderEliminar
  64. Cada dia gosto de um diferente, mas os que nunca saem da minha lista são:
    LORENA (Energia, força)
    LORENZO (Coroado de louros, vencedor)

    Mil bjus!

    ResponderEliminar
  65. Menina: Elis
    Menino: Manuel

    ResponderEliminar
  66. Margarida (e Miranda) e Tiago (e Jorge).

    ResponderEliminar
  67. Isis Luna para menina
    Enzo Lucas para menino

    ResponderEliminar
  68. Sebastian e Maia me agradam. Gosto também de Khalil e Amalia.

    ResponderEliminar
  69. Menina: Ximena (descobri neste blog e adorei imaginar chamar "ximiii" à minha futura filha) também gosto de Lianor
    Menino: Fausto e Vicente

    ResponderEliminar
  70. Sou muito insegura em relação aos nomes que colocarei nos meus filhos, já que os chamarei pelo nome pelo resto da minha vida, mas aqui estão os que mais me agradam até agora
    Menina: Arabela, Betina, Noa Marieta e Madalena.
    Menino: Gonçalo, Valentim e Sebastião

    ResponderEliminar
  71. Iuri ou Emanuel e Nicole ou Lavínia

    ResponderEliminar
  72. Lorena Violeta (vi aqui no blog e foi amor a 1 vista...)
    Xavier

    ResponderEliminar
  73. Depois de muitas, muitas, muitas voltas, decidi votar em Sancho e Frederica.

    ResponderEliminar