Em 2010, quando ainda desconhecia os rankings dos nomes mais usados em Portugal, sabia que Benedita era uma tendência muito forte. Ouvia e lia o nome em todo o lado mas, quando o mencionava, toda a gente torcia o nariz. Sinto que se passa o mesmo com Caetana. Não tenho dúvidas de que é a grande tendência nos nomes aristocráticos ou betinhos, mas provoca o mesmo tipo de reacção negativa. De toda a forma, acho que estes dois nomes, juntamente com Victória e Pilar, são o fio condutor para o possível reaparecimento de outros nomes fortes, antigos e tradicionais, como por exemplo, Antónia.
Antónia já foi extraordinariamente popular entre as mulheres portuguesas [era comum entre as infantas] mas caiu em desuso; lembremo-nos que António também se ouve pouco na geração de 80 e 90 mas agora regressou em força e é o 26.º nome masculino mais registado. Serão assim tão diferentes entre si, transmitirão uma imagem tão diferente, para que António seja tão popular e Antónia não?
A verdade é que Antónia se vai usando. Em 2013, foram registadas 12 meninas cujo primeiro nome é Antónia e foram registadas 22 meninas com Antónia como segundo nome, 15 das quais são Maria Antónia. Não são números avassaladores mas acho que é positivo para um nome que muitos rotularão de demasiado forte ou demasiado velho.
A mim convence-me e a vocês?
Já votaram AQUI nos vossos nomes preferidos? Não deixem de o fazer, adorava que conseguíssemos chegar aos cem comentários nos próximos dias!
Antónia esta presente na minha lista de nomes preferido, a par de Manuela. Para mim são dois nomes perfeitamente usáveis e, felizmente (para mim), pouco utilizados actualmente! :)
ResponderEliminarAcho LINDO Antônia! Até mais bonito que Antônio (embora goste bastante também). Meu marido não gosta, mas seria sim uma opção de nome para uma futura filha.. ♥
ResponderEliminarGosto muito de Antónia. A meu ver, até tem uma vantagem sobre António, que é não dar azo a diminutivos tão óbvios como acontece com a versão masculina.
ResponderEliminarAcho Antónia bem mais bonito que Maria Antónia, este último soa-me um tanto ou quanto pesado.
ResponderEliminarMaria Antônia é um nome bonito, mas me soa meio mulher macho(joaozinho)
ResponderEliminarNOSSA ND VER E PRECONCEITO DA SUA CABEÇA
EliminarAbsolutamente não me convence! Acho Antónia muito masculino... A par de Manuela e Caetana, são nomes que não consigo gostar por não achar femininos. Há nomes fortes, mas femininos. Não acho que seja o caso. Não gosto.
ResponderEliminarAcho feio!!!, e não é por ser demasiado forte e velho, até porque adoro nomes fortes e muito antigos, é exactamente pelo mesmo motivo da lua e da Mary, soa a masculino
ResponderEliminarSão nomes que não fazem o meu género..
ResponderEliminarDesses, só vou mesmo com Victória.
ResponderEliminarAntónia parece-me que vira facilmente Tona... Isso é mau.
Eu gosto de Antonia e de Antonio também.
ResponderEliminarEu gosto de António e de Antónia. Sim, são nomes propícios a diminutivos, mas não acho isso mau. Maria Antónia acho antiquado, mas ainda assim melhor que Antonieta!
ResponderEliminarPrefiro Antónia a Manuela ou Vitória
Adoro Antónia :) gosto bem mais que António.
ResponderEliminarSe tivesse uma filha e não tivesse a ideia de lhe dar o nome da minha mãe, Antónia seria certamente um dos primeiros nomes em que pensaria.
Mas o meu namorado diz que Antónia, só se for Maria Antónia e sinceramente não me agrada tanto. Mas sempre pode ser uma Mitó que acho fofinho.
Não consigo gostar de Antónia...mas os nomes não se discutem ;)
ResponderEliminarCumpts
viagemdoceviagem@blogspot.com
Carina lol, se os nomes nao se discutissem, este blog nao existia.
ResponderEliminarJá odiei completamente Antónia, mas por agora ando em reflexão... :)
ResponderEliminarNão gosto nadaaaaa
ResponderEliminarConheço uma menina Antónia e não tem nada a ver com o nome. Acho uma crueldade o que os pais fizeram com aquela cara laroca.
Detesto esse nome, horrível
ResponderEliminarMudamos o acento por aqui: Antônia e Antônio. Amo os dois!
ResponderEliminarAntónia vai bater á porta qualquer dia.
ResponderEliminarDepois da Amália e Amélia, Alice e Beatriz, vem a Antónia.
ResponderEliminarAntónia??????
ResponderEliminarSó gosto do Italiano Antonela, e mesmo assim......, mas sempre é mais delicado!
Antónia não acho nada bonito para uma pequena menina nem para uma mulher !
Também prefiro mil vezes Antonela a Antónia
ResponderEliminarO meu nome é Bárbara Antónia e gosto tanto que pretendo um dia dar continuidade ao nome com a minha filha. Gostava de fugir do Maria Antónia mas não sei com que outro nome ficaria bem....
ResponderEliminarPassei pela lista à procura de Antonieta e não encontrei! No fundo não faz mal, porque o que queria era debater os dois nomes... ;D Caríssima Filipa, sei que deve estar muito ocupada a preparar a chegada da sua menina (mais uma vez, espero que corra tudo bem), mas este duelo de nomes interessa-me muito e gostava de lhe pedir um "post" - quando tiver disponibilidade, claro.
ResponderEliminarTenho três amigas com o nome Antoinette (duas francesas e uma alemã) e uma amiga portuguesa chamada Antonieta. Confesso (para embaraço meu) que, quando ela se apresentou, eu automaticamente perguntei: "Como?" XD Mas fiquei encantada, e ela sabe... A minha surpresa foi das agradáveis.
Concordo que Antónia é, a par com Caetana, uma das grandes tendências entre os bebés mais "upper crust", por assim dizer, e acho que dentro de uma ou duas décadas podem muito bem "democratizar-se". Assim sendo, pergunto-me se as reservas dos pais quanto a Antonieta têm a ver com a associação à trágica rainha de França... (que, apenas por curiosidade, nasceu Maria Antonia - a versão alemã do nome -, visto que era austríaca... =P)
Hoje estive a falar com o meu marido acerca de possíveis nomes para filhos e ele está rendido a Maria Antónia. Não arreda pé da ideia. Eu gosto mas adoro Benedita. Como ambos temos apelidos bastante fortes e incomuns, acho que Maria Antónia ia ficar muito mais pesado e pomposo do que Benedita. O meu único problema é a proliferação de Beneditas nos últimos tempos… Sinceramente, não quero que a minha filha tenha mais uma imensidão de meninas na turma com o mesmo nome, como acontecia na minha altura com as "Anas Ritas" e os "Joãos Pedros". Quando estava no Ensino Básico havia, sem exagero, 5 Anas Ritas na minha turma!
ResponderEliminarQue parvoíce de comentários ignorantes e ressabiados.
ResponderEliminarA minha princesa chama-se Maria Antónia e não é machona (ridículo). Fora do círculo familiar, ouvi que era pomposo, snob, pesado... Pois bem, a História está cheia de Marias Antónias de sucesso. Foi nome de rainhas, princesas, infantas... É o nome de jornalistas, escritoras, historiadoras, artistas. A maior empresária do vinho do Porto do século XIX chamava-se Antónia, "A Ferreirinha". Antónia significa "de valor inestimável". Com quantas mulheres poderosas e influentes a minha menina partilha o nome.
duvidas entre escolher Antónia ou Caetana
ResponderEliminarCaetana ou Antonia
ResponderEliminarindecisa
Adoro os dois nomes, mas voto em Antónia.
EliminarUm dos nomes mais queridos e populares na minha família; encontro-o em várias gerações!
ResponderEliminarApesar de ter uma tonalidade masculina para muitas pessoas, essa é a característica que mais admiro actualmente neste nome. Precisamos de mais meninas e mulheres carismáticas na sociedade!
Existem muitas variações de Antónia, desde Antonieta, Antonella, Antonica, Antonina... quem sabe se um dia a autora do blog dedica um post aos mesmos? Fica a sugestão! :)