Magda, Madel & Malena

em 10/10/13


Nos últimos dois anos foram registadas mais de mil Madalenas em Portugal [653 em 2011, 630 em 2012] e o nome está no top 20 pelo menos desde 2010.  Acho que podemos afirmar que Madalena é um nome tradicional, que deixou de se usar tanto durante os anos 80 e 90 - altura em que era mais provável conhecer uma pequena Marlene do que uma Madalena - mas que regressou em força e que tão cedo não vai deixar de se ouvir. 
Por outro lado, Magda, Madel e Malena, nomes que se formaram a partir de Madalena, passam despercebidos entre as crianças portuguesas. Eu gosto muito de Magda e ficaria agradavelmente surpreendida se encontrasse uma bebé com este nome. Aliás, em 2012 foram registadas 18, o que já é muito positivo. Sei que no Brasil será difícil descolá-lo da personagem pouco astuta de "Sai de Baixo" e do Cala a boca, Magda! mas acho que esse problema não se coloca tanto entre nós. 
Quanto a Malena e Madel, estão em clara desvantagem por serem invulgares, mas acho-os bastante delicados e fofinhos e podem até ser interessantes para quem considera Madalena demasiado religioso. No mínimo, são ótimos diminutivos para as Madalenas deste Portugal, país onde também é possível registar Magaline.


16 comentários:

  1. Prefiro Milena do que Malena.
    Gosto do nome Madalena, mas internacionalmente, e escrito e pronunciado diferente...pelo meno em Ingles: Madeleine (Ma-de-lai-ne). Tambem adoro a versao Francesa: Madelene.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto da sonoridade de Magda e Madel, mas acho Malena (e também Milena) muito doce e delicado.

    ResponderEliminar
  3. Malena só me fez lembrar melenas...

    ResponderEliminar
  4. Outra sugestao apesar de ter um som um pouco mais afastado de Madalena é Magna...tinha uma colega de faculdade c esse nome que era madeirense (alias os nomes mais originais que ouvi na vida eram sempre de madeirenses acho que eles têm uma criatividade onomastica interessante e nunca consegui perceber o porque dado o país é bastante homogeneo no que diz respeito à popularidade dos nomes...)

    ResponderEliminar
  5. Sempre achei Madalena um nome muito bonito.
    Não gosto muito das sugestões alternativas e Magda é o que gosto menos: tem uma sonoridade semelhante a "amarga", muito diferente da doçura que o som "Madalena" transmite.

    ResponderEliminar
  6. Nunca fui grande apreciadora de Madalena, apesar de gostar de nomes que tenham a ver com a religião. Quanto às alternativas, Magda só me faz lembrar o "Sai de Baixo" e não é um nome que me entusiasme muito. Malena acho melhor que Milene ou Milena mas mesmo assim não colocaria. Madel é invulgar demais a meu ver.
    Não escolhia nenhum mas o que gosto mais é Malena.

    ResponderEliminar
  7. Usei a etiqueta "nomes alternativos a Madalena" porque é a etiqueta-padrão para este tipo de post, para que depois eu os consiga encontrar com mais facilidade, mas também não acho que quem está a ponderar Madalena acabe por escolher um destes três nomes...

    ResponderEliminar
  8. Madalena é um nome muito doce, querido... :- ) Não é nada comum no Brasil, apenas conheço uma...

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro Madalena e sempre adorei. Magda não gosto nada faz-me lembrar amarga como alguém acima comentou.
    Madel é exótico demais para mim mas gostei muito de Malena, apesar de estranhar um pouco acho que tem uma sonoridade bonita.

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto de Madelena, pena que aqui no Brasil não é nada popular. Magda também é bonito. Madel, apesar de ser um pouco exótico, eu até gosto, é original. Malena já não me agrada em nada.

    ResponderEliminar
  11. Também não gosto de Magda e associo-o a uma época, e para mim está no grupo de nomes como Marlene e Sandra.
    Malena não me soa bem, parece-me nome de alguma coisa que não sei bem o quê, mas não me soa a nome próprio!
    Madel parece-me masculino.

    ResponderEliminar
  12. Não desgosto mesmo nada de Magda! Odeio Malena! Mas nunca tinha ouvido falar de Madel... É muito giro; adorei!
    Mas a todos estes, prefiro o lindo e original Madalena. Para Madalena, já ouvi três diminutivos: Madá (dois As abertos), Mada (dois As fechados) e Lena.

    ResponderEliminar
  13. Detesto o nome Madalena e todos esses 3 me parecem bem melhores!

    ResponderEliminar
  14. Para mim o nome Madel é difícil de pronunciar... Gosto da sonoridade de Magda - talvez porque tenha conhecido uma Madga doce, meiga e inteligente. Por isso, para mim é um nome suave e agradável. aliás, para mim os nomes começados por "M" tem em geral uma boa sonoridade. Malena não usaria... porque simplesmente não gosto!

    Gosto bastante de Madalena, mas a sua "fama" já me fez pô-lo de lado.

    ResponderEliminar
  15. Luciene odeio Madalena acho muito feio Magda feio também prefiro milena e malena acho mais doce suave tenho uma amiga malena linda corajosa justa que admiro muito

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)