Apesar das várias queixas que rodeiam a lista de nomes aprovados em Portugal, temos de reconhecer que há lá nomes para todos os gostos. Inclusivamente Cinderela, popularizado pelos contos infantis e reconhecido por quase todas as meninas portuguesas como o nome da Gata Borralheira. O nome chega-nos através do inglês Cinder, que significa "cinza", por aproximação ao francês, Cendre, de onde surge a versão original Cendrillon.
O nome não foi registado nem em 2011, nem em 2012, nem em 2014 e não me parece provável que venha a acontecer, exatamente por ser um nome tão marcante do imaginário infantil, mas pergunto-me se não haverá por aí algumas Cinderelas...
Por aproximação, sempre associei Cinderela a Serenela, outro nome aprovado em Portugal, que começou por ser um diminutivo italiano para Serena. Ainda que não tenha percebido bem a relação, Serenela parece estar relacionado com Lírio e Lilás.
Há uma menina Cinderela em Portugal, até já foi notícia nos telejornais há uns anos. Agora deve ser adolescente. Chama-se Cinderela de Fátima, Cinderela escolhido pelo pai e de Fátima pela mãe.
ResponderEliminarPara mim é nome de personagem, ao contrário dos outros nomes das princesas Disney este não o consigo imaginar como nome próprio... para mim é o mesmo que ver uma menina chamada Branca de Neve :)
Eu, como pediatra num grande centro, conheço algumas Cinderelas, mas nenhuma como primeiro nome, talvez por isso não figure nas listas. Mas elas andam por aí!
ResponderEliminar(um) beijo de mulata
Nunca vi uma Cinderela. Olha que moro no Brasil... Acho impensável utilizar um nome desse. Não pela sonoridade, que é até legal, mas pela imediata e inevitável associação à personagem de conto de fada.
ResponderEliminarFuturos papás: por favor não chamem à vossa filha Cinderela. Não a condenem a ser gozada a vida toda!
ResponderEliminarNão gostei. Acho estranho :S
ResponderEliminarAcreditem ou não, há uma senhora já de idade na cidade em que me criei (Araguari, Minas Gerais, Brasil) chamada Branca de Neve...
ResponderEliminarNo ano que entrei para a faculdade, no meu curso foi colocada uma Cinderela. Que se inscreveu, mas nunca apareceu nas aulas.
ResponderEliminarÀs vezes diziamos que nunca a tinhamos visto porque devia ter vergonha do nome :$
É muito conto de fadas para meu gosto (rsrsrs).
ResponderEliminarO nome Cinderela já está no imaginário coletivo como o nome da personagem da Disney... Por isso acho que dificilmente se ouvirá esse nome por aí! Eu nunca conheci nenhuma.
ResponderEliminarEu gosto do nome mas nunca teria coragem de coloca-lo a uma filha.
ResponderEliminarHá 15 anos conheci uma bebe chamada Priscila Cinderela.... Era de etnia cigana e tinha uma irmã chamada Cintia Samanta. Nunca mais me esqueci...
ResponderEliminarNao consigo gostar :S muito estranho...
ResponderEliminarhttp://oleaoeaprincesa.blogspot.com
Eu sinceramente não vejo problemas.
ResponderEliminarLogicamente nunca vi nenhuma no Brasil e nem em lugar nenhum,
mas é um nome fofo de uma princesa de conto de fadas... Se a Gisele Bündchen colocasse viraria febre mundial.
Fiquei com birra dos desenhos animados depois que estragaram Fiona (lindo lindo lindo) para sempre no papel da ogra verde em Schreek
Será que você lembrou que a palavra Cendrillon, que você mencionou, significa "garota cheia de cinzas"?
ResponderEliminarEssa é a tradução livre; tal como expliquei no texto, a associação a cinzas chega apenas pela palavra cinder/cendre! :)
ResponderEliminarMinha vizinha se chama Cinderela, o pior de tudo é que sua rede de wi-fi é "encantadalinda"
ResponderEliminarExiste em Portugal sim... conheço uma e é linda!!!
ResponderEliminar