Pares Perfeitos para Violeta

em 01/08/13


Quando penso no nome Violeta, não consigo deixar de imaginar amores-perfeitos roxos. Por isso, ao procurar um par perfeito, busco tendencialmente nomes femininos associados a flores ou à natureza, que também me criem uma imagem mental forte: 


  • Alva & Violeta
  • Áurea & Violeta
  • Aurora & Violeta
  • Bianca & Violeta
  • Branca & Violeta
  • Clara & Violeta
  • Concha & Violeta
  • Dália & Violeta
  • Estrela & Violeta
  • Fabíola & Violeta
  • Flora & Violeta
  • Íris & Violeta
  • Jasmina & Violeta
  • Lília & Violeta
  • Margarida & Violeta
  • Melissa & Violeta
  • Perla & Violeta
  • Rosa & Violeta


Por outro lado, também insiro Violeta no lote de nomes victorianos e, por isso, acho que vale a pena espreitar as sugestões deixadas para Amélia, já que acho que se adequam perfeitamente. 
Associar o primaveril Violeta a um nome masculino é um pouco mais complicado, porque são poucos os masculinos que me transmitem a mesma sensação de frescura, delicadeza e vivacidade. Além do mais, apesar de considerar Violeta um nome antigo, não me remete para os nomes antigos tradicionais que estão na moda hoje em dia, como Martim, Afonso, Tomás ou Lourenço, que associaria muito mais facilmente a Violante. Assim, decidi colocar estas características de parte e concentrar-me apenas em sons harmoniosos: 

  • David & Violeta
  • Diogo & Violeta
  • Levi & Violeta
  • Luís & Violeta
  • Matias & Violeta
  • Olivier & Violeta
  • Silvestre & Violeta
  • Tomé & Violeta
  • Vicente & Violeta


É possível que a minha perspectiva a propósito de Violeta colida com a daqueles que o encaram mais como um nome moderno, por isso aproveito para pedir sugestões: se tivessem de combinar Violeta com nomes mais contemporâneos, quais seriam as vossas opções? 

61 comentários:

  1. Aurora e Violeta, Vicente e Violeta e Benjamim e Violeta são pares perfeitos!

    ResponderEliminar
  2. Assim que vi o título pensei em Aurora e Violeta! Depois de ler percebi que também tinha pensado nisso... Continua a ser o meu par preferido mas Violeta e Amélia também fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Violeta com Benedita,Margarida,Olivier,Olivia..

    ResponderEliminar
  4. Acho que já disse mas: ADORO Violeta. Meu nome favorito. A minha filha inexistente ainda, já é Violeta e acho que nada me fará abdicar do nome, bom só se tiver mais de 1000 registos... O que rezo para que nunca aconteça!
    Se eu tiver duas filhas: Violeta e Aurora ou Violeta e Lorena, são os perfeitos.
    Gosto dos outros já referidos, embora não consiga achar tão perfeitos quanto estes dois.
    Se eu tiver um casalinho, Violeta e Mateus ou Violeta e Valentim ;)
    Só não gosto de Vicente, embora admita que Vi&Vi fique giro, mas Vicente nunca me convencerá...

    ResponderEliminar
  5. Violeta combina lindamente com todos esses nomes associados à natureza e a cores e acrescento Violeta e Esmeralda...
    Com nome masculino é bem mais dificil...talvez Violeta e Benjamim! Benjamim faz-me sempre lembrar Jasmim daí que...
    Com nomes modernos hummm...Vejo mais Violeta como um nome antigo e meio clássico tipo Rosa, mas bem menos comum, daí que graças á sua invulgaridade sim, talvez tenha o seu lado de moderno, nesse caso Violeta e Luna, Violeta e Noa, Violeta e Petra, Violeta e Anita, Violeta e Serena, Violeta e Safira

    ResponderEliminar
  6. Violeta e Ivan
    Violeta e Vítor
    Violeta e Levi
    Violeta e Valente

    Violeta com qualquer outro nome de flor fica bem, mas também sugeria os seguintes:

    Julieta e Violeta
    Eva e Violeta
    Olívia e Violeta (meu preferido)
    Letícia e Violeta
    Vera e Violeta
    Valeria e Violeta

    ResponderEliminar
  7. Violeta e Margarida sem dúvida o meu par favorito!

    ResponderEliminar
  8. Outros nomes de flor: Acássia, Amarílis, Carmélia, Gardênia, Hortência, Magnólia, Tulipa...
    Já menino é mais difícil mesmo, mas acho Lírio um bonito nome.

    ResponderEliminar
  9. Como associo sempre Violeta a flores (ou cor), acho q uma boa combinação seria..
    Violeta e Angélica
    Violeta e Hortência
    Violeta e Rosa
    Violeta e Margarida
    Violeta e Branca (mto colorido, não? Rsss)

    Narciso e Violeta

    ResponderEliminar
  10. Os pares "flor&flor" são muito bonitos mas eu optaria por um nome mais distinto! No entanto dos pares floridos o meu preferido é Íris e Violeta. Não gosto muito de Margarida e Violeta, pelo facto de que o primeiro é bastante comum e o outro não, não gosto muito desse desequilíbrio!

    Gostei de Violeta e Perla e Violeta e Amélia, este é muito vintage, adoro!

    Violeta e Aurora também tem o meu voto e é o que me cria uma imagem mental mais forte... Só me lembro daquelas auroras boreais de cor roxa!
    Para menino gosto de Violeta e Valentim...faz-me lembrar um coração roxo! :):):)

    ResponderEliminar
  11. Primeiro que tudo bom dia à Filipa e seus leitores.
    Depois queria pedir desculpa pelo meu comentário não ter grande coisa a ver com o post.

    Agora a verdadeira pergunta! Estou grávida de gémeos... Um menino e uma menina e estamos na belíssima fase da escolha dos nomes mas não tem sido fácil. Chamo-me Filipa e o pai Rodrigo. Para os nossos filhos queriamos nomes não muito vulgares, internacionais mas que fosse perfeitamente identificável para os portugueses.

    Posto isto chegámos ao nome Olívia para a menina mas está complicado de arranjar um nome com os mesmas características para o menino.
    Se nos podessem ajudar ficaríamos gratos.

    Beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  12. Filipa, sugiro Álvaro (embora não saiba se é internacional...), Frederico, Hugo, Xavier, Artur ou Leonardo. Parabéns pelos gémeos e pela bonita escolha de Olívia :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Infinita gostamos dos nomes Xavier e Artur. E se o nome do meu tio não fosse Artur a escolha seria mais rápida. Ambos gostamos muito do nome mas não seria "justo" para a Olívia não ter o nome na família e o Artur ter.

    Neste momento a nossa lista integra os nomes: Pedro, Vasco e Xavier. Não são muito internacionais e são bem mais comuns que Olívia... Estamos completamente sem ideias! Ainda nenhum nome masculino fez o "click" que Olívia fez e somos muito mais tradicionais e conservadores com os nomes masculinos.

    Vamos esperar mais sugestões, pode ser que uma delas seja a tal.

    Beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  14. Infinita, se Artur não fosse o nome do meu tia a escolha seria bem mais fácil. Ambos gostamos do nome mas não seria justo para a Olívia o irmão ter o nome na família e ela não.

    Temos uma pequena lista com os seguintes nomes: Pedro, Xavier e Vasco. Não são muito internacionais e são bem mais populares que Olívia... Ainda não chegámos a um nome perfeito. Se calhar porque somos mais conservadores e tradicionais com os nomes masculinos.

    Vamos esperar mais sugestões, pode ser que um seja o tal.

    Beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  15. Vi na página de facebook da Diana Chaves que a nova personagem que vai interpretar é mãe do Matias e da Violeta! Se eu achava que Matias tinha tudo para ser mais popular e poder vir a ser o próximo Martim, aqui está mais um motivo.
    É antigo mas ao mesmo tempo moderno, tem um ''quê'' de chique, não se ouve muito (por enquanto), está próximo de Mateus que muita gente descarta por ser abrasileirado, e vai entrar numa novela.
    Estou para ver o BOOM de Matias. (E eu que não queria nada que houvessem muitos)

    ResponderEliminar
  16. Pois eu também já tinha lido isso da personagem da Diana Chaves e reforçou ainda mais o q eu pensava Matias é q vai subir, Mateus vai ficar praticamente na mesma... E Violeta? Acho q nunca houve uma criança Violeta numa novela... Mas n acho q tenha forças para subir muito, é muito peculiar e não se assemelha a nenhum nome popular da atualidade.
    quanto a pares perfeitos não entendo bem pq é q é suposto os nomes dos irmãos combinarem na perfeição, acho q os nomes compostos sim devem combinar mas nomes de irmãos acho q n há necessidade mas quem gosta de Violeta por certo tb gosta de outros nomes no mesmo estilo e nunca escolherá nada q fuja mt, n é preciso ser flores.
    Filipa gostava de ver mais postagens do género mas com nomes compostos.

    ResponderEliminar
  17. Olá Filipa! :) Muitos parabéns pelos seus gémeos e pelo nome escolhido para a menina, que é lindo!
    Não sei se teve oportunidade de espreitar a lista de nomes masculinos internacionais mas, se não o fez, pode vê-la aqui:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/12/nomes-masculinos-internacionais.html

    Levando em conta os nomes já sugeridos pela Infinitiva e aqueles que a Filipa apontou, estas são as minhas sugestões:

    Olívia & Dinis
    Olívia & Inácio
    Olívia & Jaime
    Olívia & Lucas
    Olívia & Nicolau
    Olívia & Noel
    Olívia & Nuno
    Olívia & Óscar
    Olívia & Samuel
    Olívia & Victor


    Alexandra, não sabia dessa notícia :) Também acho que Matias vai subir na popularidade, mas não o imagino num top 10!

    ResponderEliminar
  18. Maggie, tenho optado por trabalhar os nomes compostos por email, limitando-me aqui no blog a responder aos Pedidos & Sugestões, mas se quiser deixar um tema ou um nome em particular, tenho todo o gosto em trabalhá-lo! :D

    ResponderEliminar
  19. Filipa, uma das primeiras coisas que fizemos foi ler as listas de nomes internacionais! Da lista masculina gostámos de Gabriel, Daniel, Lucas, Nicola e Samuel mas nenhum nos ''enchia as medidas''.

    Eu e o meu marido lemos a lista separados fisicamente e ambos gostámos do nome Jaime! Não sei se será tão internacional quanto Olívia mas era de nomes dentro desse género que procurávamos.

    O conjuntinho Olívia e Jaime soa-nos bem mas o meu marido alertou-me logo para o facto da conhecido brincadeira com o nome Jaime (pelo menos na nossa zona) e ficámos reticentes. Mesmo assim gostámos imenso da sugestão!

    Obrigada e continuem a ajudar-nos :)

    ResponderEliminar
  20. Adorei a sugestão Violeta e Esmeralda!

    ResponderEliminar
  21. Filipa, parabéns pelos gémeos!! Que maravilha! Quanto aos nomes, que tal (se calhar menos internacionais do que pretendes...)
    Olívia e Gaspar,
    Olívia e Estêvão,
    Olívia e Olavo (talvez um bocado previsível...)
    Olívia e Augusto.
    Um amigo meu tem um Jaime de 2 anos e acho amoroso, apesar de tb recear a maldade que se faz com a repetição do nome...

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelos gravidez de gêmeos, Filipa!

    Olívia acho um nome lindo, lindo mesmo.

    Das sugestões já dadas para o menino, gosto de Inácio, Samuel e Nicola. Acho que realmente ficam muito bem com Olívia.

    Jaime, aqui no Brasil, virou meio que sinônimo de morte, desde um comercial com Jô Soares para seguro de vida(http://www.youtube.com/watch?v=6ZtI5cjeTyk - a partir do 0:39). Mas, como em Portugal não se passou isso, acho que não importa. Jaime é um nome tão sonoro quanto Olívia, eu acho. Só não colocaria aqui por causa do comercial.

    Acho que fica também legal Olívia e Emílio ou Olívia e Murilo.

    ResponderEliminar
  23. Tita, também já tínhamos equacionado o nome Gaspar... Não é muito internacional mas é bonito.

    Carolina L., Murilo é engraçado!

    ResponderEliminar
  24. :) é o nome do meu filho :) adoro!

    ResponderEliminar
  25. Tita, desculpe a indiscrição mas quais foram os comentários ao nome Gaspar? Positivos, negativos, indiferença, estranheza, surpresa agradável? Ou simplesmente não ligou a isso?

    ResponderEliminar
  26. Na altura o ministro ainda estava em vigência, pelo que as piadas andavam mais em torno disso, mas não eram maldosas. Eu respondia em brincadeira que como o bebé tb me ia arruinar as Finanças tinhamos decidido por este nome :) Regra geral foi um nome bem aceite por familiares e amigos, apesar da natural surpresa inicial. Mesmo nos serviços (Centro de saúde, Seg social...) nunca recebi comentários negativos. Recomendo o nome, cada vez gosto mais! :) E a propósito Olívia é adoravel!

    ResponderEliminar
  27. Obrigada pelos elogios a Olívia, pela parte de todas. Nem sei como não é um nome muito comum visto que toda a gente o sugere.

    Neste momento estamos indecisos entre Jaime e Gaspar. Jaime tem o contra da piadinha sem graça, e Gaspar caímos no erro de chamar a um gatinho e não consigo dissociar. Erro, grande erro :(

    Gostamos dos dois e conseguimos ver prós e contras em ambos e isso está a dificultar-nos a decisão.

    Ainda não contámos aos familiares e amigos o nome Olívia porque queríamos o fazer duma maneira original e precisamos de ter os dois nomes escolhidos! Espero que tenham tão boas reacções como Olívia teve aqui.

    Mas o mano da Olívia há-de ser Jaime ou Gaspar!

    ResponderEliminar
  28. Violeta é um nome lindissimo e faz pares muito giros!!!
    Violeta e Valentina acho perfeito para duas irmãs!
    Não gosto nada nada nada de Olívia, nem Jaime, nem Gaspar, sorry. Mas se Jaime e Gaspar têm contras, é por de lado. Um nome não pode ter contras quando o escolhemos, não pelo menos que nos faça ter duvidas! Jaime é um pouco feio e Gaspar tão cedo não se livra da maldição do Vitinho.
    Acho que Olívia e Benjamim caía muito bem!

    ResponderEliminar
  29. Já vi que agora estão mais inclinados para outros nomes mas gostaria de dizer que Xavier é um nome que, não parecendo, é bastante internacional. "Xavier" usa-se nos EUA/UK, só que se lê "zavior" ou "ex-avior" http://pt.forvo.com/word/xavier/#en E, claro, em Espanha há o Javier... e mesmo em França creio que há Xavier ou uma versão bastante próxima.

    ResponderEliminar
  30. Pois anónimo, o problema é mesmo esse! Gostamos muito de vários nomes mas nenhum faz o "click" que Olívia fez.
    Pode nos dizer porque não gosta do nome Olívia? É uma questão de gosto (e não temos de ter gostos iguais) ou há algo no nome?
    Digo isto porque apesar de tudo as opiniões dos nomes contam muito! Os pais é que têm de gostar mas se mais ninguém gostar é possível que a criança venha a ter algum constrangimento.

    Infinita, nós gostamos muito do nome Xavier mas tal como disse não fez o "click" e acho que a/o anónima/o tem razão! Um nome não pode ter contras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Não gosto muito da sonoridade de Olívia, tem a ver com isso. Primeiro não gosto de nomes femininos começados por O, torna o nome menos delicado, acho que há outros dentro do mesmo estilo mais elegantes e delicados, como Amélia, Emília, Isabela. Depois não consigo dissociar Olívia de outras palavras na minha mente: Oliveira (que é a origem do nome)-azeite-azeitonas. Olívia-Líxivia, Líbia e Bolívia (os países)
    É isso, resumindo não gosto do O, não gosto do significado do nome, não gosto da terminação -ivia, não gosto do nome em si.
    É mesmo uma questão de gosto pessoal, mas não acho que seja um nome ofensivo para uma pessoa, ou horroroso, simplesmente não acho que seja dos nomes femininos mais bonitos.

    ResponderEliminar
  32. Olívia- lixívia? Isso foi bastante rebuscado. As suas palavras são desanimadoras e algo agressivas, vendo bem é uma jovem mãe indecisa numa grande questão. Na minha opinião Olívia é um nome poético, e a criança ficará encantadora, ao mesmo tempo tem corpo sonora que serve umamulher matura e independente.
    Parabéns aos papás!
    A minha sugestão é Olívia e Gabriel, ambos bonitos e internacionais

    ResponderEliminar
  33. Filipa,

    Acho o par Olívia & Joaquim, Olívia & Jorge e Olívia e José muito amorosos!

    Dos já referidos o
    meu preferido é Olívia & Xavier.

    ResponderEliminar
  34. Cara Andreia, eu disse que não gostava de Olívia e foi-me perguntado porquê e eu respondi com toda a sinceridade e educação. Se é rebuscado lamento. Agressiva não fui. Não podemos esperar só opiniões boas à cerca dos nomes que gostamos. Já ouvi várias à cerca dos nomes que gosto, e aceito. E Olívia é bastante incomum em Portugal e de certeza absoluta que esta mãe irá ouvir diversas opiniões negativas e muitos narizes torcidos, é ilusão pensar que toda a gente irá adorar Olívia. Mas também acho que ninguém que goste do nome vai deixar de o usar por uma mera opinião!

    ResponderEliminar
  35. Gosto muito de Margarida & Violeta e Silvestre & Violeta

    ResponderEliminar
  36. Com tranquilidade que não a estou a atacar.
    E presenteio-a com um reparo linguístico: Acerca e não à cerca

    Com amizade.

    ResponderEliminar
  37. gostos são gostos né? mas Olívia nunca se livrará do palito e Gaspar nunca se livrará do fantasminha do Vítor e Jaime nunca se livrará do xixi... enfim...há tantos nomes mais bonitos e menos carregados de histórias, mitos e motivos de gozo. mas gostos são gostos

    ResponderEliminar
  38. Cara Inês, a Olívia e o palito já são cada vez menos famosos - acho que o Popeye já não é propriamente visto pela generalidade das crianças... - e o Vítor Gaspar será completamente esquecido dentro de uns anos...

    Quanto a Olívia,por causa do "oliveira" pessoalmente imagino sempre uma rapariga com olhos verdes - olhos verde-azeitona, aliás. Não sei porquê é que olhos de cor de azeitona preta não resulta! ahahaha

    E todos, todos os nomes terão sempre algum (mesmo que mínimo) contra.

    ResponderEliminar
  39. Lembrei-me logo de Olívia & Celeste, parece-me um par perfeito! ;)

    ResponderEliminar
  40. Rectifico: Violeta & Celeste

    ResponderEliminar
  41. Eu não gosto NADA de nomes que combinam muito, a começarem ou acabarem da mesma maneira, é mto "matchy-matchy",e prefiro combinações de nomes tradicionais com nomes modernos. Por exemplo :
    Violeta e Íris,
    Violeta e Olívia
    Violeta e Alice
    Violeta e Bianca
    Violeta e Tamara

    Quanto a Olívia, eu adoro o nome, está entre os meus preferidos (adorava que permitissem registar sem o acento que me irrita), e na minha opinião é um nome bastante feminino, e com personalidade! Não acho nada que irá ser chamada de Olívia Palito porque o Popeye já é do seculo passado, as novas gerações já não têm grande contato com esses desenhos animados, é a minha opinião, quanto a nomes masculinos, gosto de Vasco e Olívia =)



    ResponderEliminar
  42. Acho confuso aqui falar-se de outros nomes aqui fala-se de Violeta certo? Há um sitio para deixar perguntas de outros nomes,acho eu!!Pedidos e sugestões ao lado.

    Sugiro Violeta e Martina e Violeta e Oriana para meninas e Violeta e Otávio e Violeta e Ulisses para casal.Boas escolhas!

    ResponderEliminar
  43. E já agora segundo nome para Violeta?Tenho uma amiga grávida que escolheu este nome, é a primeira filha e anda a procurar um segundo nome, eu sugeri que ficasse só Violeta porque acho que é tão bonito e forte que não precisa de mais mas ela quer, então sugeri Violeta Maria, mais alguma ideia?

    ResponderEliminar
  44. Oi, Filipa!
    Quando falas que Murilo é engraçado, seria no sentido de cômico? Pergunto porque noto que, em alguns casos, os adjetivos são usados diferentemente aí em Portugal e aqui no Brasil. Fiquei curiosa (rsrs).
    Pareces que gosta de nomes masculino com a primeira sílaba com a: Gaspar, Jaime, Xavier.
    Se isso não for coincidência, claro. Mas se faz sentido, talvez fosse interessante dar uma olhadinha nesses nomes da lista da Filipa que tenham essa característica, a exemplo
    Lázaro ou até mesmo começando com A, como Álvaro, Ângelo... e outros mais! Acho que vale a pena fazer uma lista com esses nomes, ler em voz alta... vai que faz um clique em algum que tu não estejas pensando!
    Mais uma vez, parabéns pela gravidez de um casalzinho. É algo muito especial mesmo ;-)

    ResponderEliminar
  45. Poderia ser Olivia e Jairo ao invés de Jaime!

    Jairo é a variante grega do nome hebraico Jair e por isso esses nomes partilham o mesmo significado: "ele resplandece", ou "ele brilha" (Dicionário dos Nomes Próprios).

    ResponderEliminar
  46. Carolina L., usei o adjetivo engrançado para classificar Murilo porque acho o nomr giro, bonito mas não o usaria. Em portugal engraçado também quer dizer cómico mas não o usei com essa intenção.
    Por acaso é conicidencia, nem tinha reparado que os nomes tinham a letra a na primeira sílaba.

    Anna, também eu gostava muito que Olívia pudesse ser sem o acento. Mas não dá :(
    Gostamos de Vasco... Mas estamos tão indecisos!
    O nome de menina foi muito mais fácil!!!

    ResponderEliminar
  47. @Fernanda

    Concordo...também acho que Violeta é um nome difícil de combinar. Não gosto muito de Violeta Maria (acho q não gosto dos dois nomes terminarem com "a") ,prefiro o nome Violeta sozinho =)

    @ Filipa

    Já que gostam de Artur, o que acham de Duarte? Gosto bastante dos dois e acho-os "dentro do mesmo género".
    Soa-me bem "Duarte e Olívia", mas sim, não é tao incomum.. para rapaz é sempre mais difícil. =/

    ResponderEliminar
  48. Desculpem a curiosidade mas porquê que gostavam de tirar o acento? Olívia sem acento não se diria da mesma maneira, a não ser que queiram dizer Olivia da mesma maneira que dizemos "alivia" do verbo aliviar. O acento não está lá a enfeitar.

    Vasco não é nada internacional, Olívia e Vasco não acho que fique bem. Acho que Olívia e Lucas ficam muito bem

    ResponderEliminar
  49. Eu sei que o acento,em Portugal, não está la para enfeitar, mas eu não gosto muito dos nomes com acentos, e há nomes de que de tao habituada que estou a vê-los sem acento como: Olivia, Emilia, Alicia, estranho e acho que o acento acaba por "estragar" um pouco o nome ;) E não acredito que nos casos em que os pais , com dupla nacionalidade, optem sem acento, que as pessoas vão começar a pronuncia-lo de forma diferente...

    Em relação a Vasco não ser internacional, a Filipa deixou "essa porta aberta" já que mencionou os nomes Vasco, Pedro e Xavier como possibilidades, pois não encontrou um nome internacional que lhe "fizesse o clique", e eu apenas disse que gostava e apoiava a escolha de Vasco, se eles gostam, não vao deixar de o escolher só porque não é internacional...

    ResponderEliminar
  50. adoro o nome Violeta, acho muito delicado e bonito, e acho que fica bem nestas combinações:

    Violeta & Oriana
    Violeta & Alexandra
    Violeta & Melina

    Violeta & Valentim
    Violeta & Samuel
    Violeta & Duarte


    Filipa, apesar da brincadeira parva acho que Jaime fica melhor, todos os nomes tem os seus contras mas não se desperdice um nome assim por causa disso :)

    Fernanda, gosto de:
    Violeta Oriana
    Violeta Inês
    Violeta Catarina
    Violeta Luna :)

    ResponderEliminar
  51. tb gosto do nome violeta. Acho feminino, suave delicado. Acho k os nomes devem ter sp um segundo nome, por isso Violeta Sofia, Violeta Carolina ou quem sabe Violeta Catarina.
    Pares perfeitos:
    Violeta e Clara
    Violeta e Flora
    Violeta e Áurea.
    Quanto a afortunada mamã k vai ter gêmeos, parabéns pelo Olívia, lindo, e para o menino concordo com o Jaime, Gaspar ou Xavier, mas já pensou em Brás ou Matias ou Valentim ou Lorenzo? Ou algo táo mais simples como Miguel? Boa sorte e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  52. Ai... eu gosto muito de violeta, esteve na lista das opções para a minha filha, apesar de não ter vingado :P.
    Quanto a pares perfeitos, é difícil, ainda assim sugiro:
    Violeta & Valentina
    Violeta & Olívia

    Violeta & Benjamim
    Violeta & Vicente

    Estes pares masculinos não me agradam totalmente, mas não desgosto da sonoridade conjunta. :)

    Para a mãe de gémeos sem dúvida Olívia e Xavier, adoro esta conjugação - sonoridade, métrica, a melodia e significado dos nomes :):)

    ResponderEliminar
  53. À mãe dos gémeos, ontem deixei um palpite para a combinação com Olívia, mas como não fiquei totalmente satisfeita, tomei a liberdade de deixar mais algumas sugestões, ehehehehe.... quando o nome for escolhido, avise:)
    Aqui vai:
    Olívia & Sancho
    Olívia & Tomé
    Olívia & Romeu
    Olívia & Olavo
    Olívia & Matias
    Olívia & Damião
    Olívia & Caetano

    desculpem o abuso mas os nomes são tão importantes que qualquer sugestão é bem vinda, acho :):)
    bj

    ResponderEliminar
  54. Considero Violeta um nome delicado, feminino, "fresco"! :) Da lista apresentada, as minhas escolhas seriam:

    Aurora & Violeta

    Concha & Violeta

    Flora & Violeta


    Aproveito para deixar outras sugestões:

    Eleonora & Violeta

    Carminho & Violeta

    Rosarinho & Violeta




    ResponderEliminar
  55. Esqueci-me de mencionar os pares masculinos. As minhas opcões seriam:

    Silvestre & Violeta

    Vicente & Violeta

    Benjamin & Violeta (não está na lista mas acrescento)

    ResponderEliminar
  56. Violeta & Margarida

    ou

    Violeta & Vicente

    ResponderEliminar
  57. Violetta e Esmeralda , o que vc acha de Violetta com dois ts , eu acho mais delicado

    ResponderEliminar
  58. Com o nome Violeta gosto das seguintes combinações:
    Femininos: Iolanda (grego, significa flor violeta) e Lilásia (ressaltando a cor).
    Masculinos: não tenho ideia.

    ResponderEliminar
  59. Violeta e Cristina
    Violeta e Maria
    Violeta e Carolina

    Violeta e Tomás
    Violeta e Diogo
    Violeta e Afonso

    ResponderEliminar
  60. Vc acha que o composto Iris Violeta combina pra uma pessoa?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)