Dóris

30.7.13


Dóris é um nome de origem grega, muito próximo de Dora e Doriana. Aliás, o seu significado imediato remete para "mulher Doriana" mas, na mitologia grega, Dóris era uma divindade aquática (tal como Dione, Electra ou Eudora) que representa a "fecundidade feminina no mar", motivo pelo qual alguns autores apontam o seu significado como "presente do mar". 
Trata-se de um nome muito raro em Portugal e não sei até que ponto é que será apelativo para uma bebé nascida nos dias de hoje porque me parece um pouco demodé, mas acho que se enquadra perfeitamente na mulher da imagem [que, ao que tudo indica, se chama Anka]. 

10 comentários :

  1. Doris faz me sempre lembrar a peixinha do nemo, e por consequência a Rita Blanco!

    ResponderEliminar
  2. Tive uma cadelinha com este nome... :p nao consigo imaginar este nome numa pessoa..

    ResponderEliminar
  3. Acho que Dóris também não é um nome comum aqui no Brasil. Só conheço uma... É meio exótico mesmo :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto desse nome. Não sei se colocaria, mas acho delicado. Lembro que tinha uma personagem numa novela brasileira.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do nome, embora nao seja um nome muito comum em Portugal.
    Vivo na Holanda e a minha mentora chama-se Doris (tem 32 anos). Segundo ela Doris é um nome antigo, e por cá era um nome muito comum nos anos 40-50. :)

    ResponderEliminar
  6. Atribuo esse nome a um nome por excelência para animais... Nunca o consideraria como nome próprio, embora saiba que noutros países como aliás já foi referido é um nome mais comum.

    ResponderEliminar
  7. Acho que a Filipa devia fazer um post com nomes próprios de animais, pelos vistos...
    E outro com nomes próprios de detergentes, porque não? Também já li...
    Irrita-me um bocadinho que todos os nomes tenham de ser "nomes de"... Depois do de pobre e de rico, os de animais, os de detergente (li mais lá para trás este, referente a Ariel)...
    Bem, no final, sobra uma lista muito pequena de "nomes de pessoas normais" , não?! Se é que sobra...

    Dóris é um bonito nome próprio de pessoa!

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito desse nome, acho bem bonito e não muito comum. Aqui no Brasil tinha uma apresentadora com esse nome, era a Dóris Guisse, e também´a personagem da novela Mulheres Apaixonadas.

    ResponderEliminar
  9. Não sei porquê, mas Dóris parece-me um nome masculino... :s

    Já agora, ao anónimo das 16:25: quem disse que Ariel era "nome de detergente" fui eu mas foi a brincar, visto que a Filipa associou Ariel a Yasmin - nome esse que várias pessoas consideraram "nome de pílula".
    E já agora, Maria também é nome de bolacha e de revista de fofocas. É por isso que não deve ser usado? Claro que não!

    ResponderEliminar
  10. Vocês e a vossa falta de capacidade em perceber a beleza de nomes fora do comum em Portugal... nunca irei perceber o que vêm em 100 Marias/Anas/Ritas/o que quer que seja repetidas...

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)