Salvador

em 12/06/13


Por sugestão da Ana, o nome do dia de hoje é Salvador, um nome de origem latina que se popularizou por se tratar de um epíteto de Jesus Cristo, o Sanctus Salvator e, portanto, o seu significado não deixa margem para dúvidas. 
Apesar de ser um nome recorrente no país - em particular nas classes mais altas - creio que nunca terá sido tão usado como agora. Neste momento, Salvador integra o lote de nomes mais populares em Portugal, ocupando a 24.ª posição na lista de nomes masculinos, com 609 registos alcançados em 2012. O nome subiu uma posição e obteve mais 22 registos do que no ano anterior. Esta performance não surpreende, já que é um nome muito ao estilo daqueles que dominaram durante os últimos anos mas não sei se o facto de ser também um adjectivo não terá atrasado a sua ascensão. Acredito que, a par de Lourenço, Salvador tem margem de manobra para se tornar ainda mais popular, pelo que será um nome a evitar pelos que não pretendem um nome demasiado comum. 

24 comentários:

  1. Não costumo gostar de nomes 'betinhos', mas este ADORO, é dos meus nomes favoritos para rapaz! :D

    (e o rapaz da foto poderia perfeitamente chamar-se Salvador, de facto!)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, eu vou usa-lo como segundo nome, Mateus Salvador. É um nome religioso (aliás, são os dos) e é por esse motivo que o vou escolher, não me importa se é betinho, de classe-alta (sou classe baixa mesmo), whatever...!

    ResponderEliminar
  3. Acho um nome bonito mas não está nos meus preferidos, sei que muita gente o associa a nome beto, o que eu discordo, talvez por conhecer vários que nada têm de betinhos. =)

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro o nome Salvador. Encontra-se entre os meus preferidos. Era o nome do primeiro rapaz de quem gostei por associo sempre a rapazes bonitos e sim um pouco betinhos.
    Ainda que na verdade associar Salvador exclusivamente a nomes betinhos e de classe alta tenha que se lhe diga porque li nalgum sítio (não me lembro se foi aqui no blog ou não) que até é um nome comum em comunidades piscatórias que de classe alta não tem nada.
    Ana parabéns pela escolha :) Adorei Mateus Salvador é lindo.

    ResponderEliminar
  5. Daqui a umas largas décadas vai ser "nome de velho". Isto porque é muito usado e tem um sabor religioso. É a minha previsão.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de Salvador! E apesar de tudo parece-me um nome transversal a todas as classes sociais. Não sei se é ou não um caso isolado mas cresci perto de uma zona piscatória e conheci vários Salvadores ao longo dos anos, curiosamente todos eles filhos de homens do mar.
    Já agora, se possível, gostava de ver os nomes Mónica e Vera abordados :)

    ResponderEliminar
  7. Também cresci perto de uma zona piscatória e há muitos Salvadores por lá..
    Não é dos meus favoritos, mas não deixa de ser um nome interessante.

    ResponderEliminar
  8. Sim, já escrevi aqui que associo Salvador à comunidade piscatória, mas penso que não será uma percepção generalizada...

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/05/o-mapa-dos-nomes.html

    ResponderEliminar
  9. Ana, já escrevi sobre Mónica:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/08/monica-ok-ou-ko.html

    e abordei Vera no post a propósito de Verónica:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2013/01/veronica.html

    ResponderEliminar
  10. Salvador tem uma sonoridade interessante, mas não é dos meus preferidos, por ser um adjetivo.

    Conheci um Salvador de etnia cigana, por isso, concordo não ser exclusivamente "betinho", mas transversal.

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro Salvador! Sempre foi um dos meus nomes favoritos!

    ResponderEliminar
  12. Não gosto nadinha de Salvador.

    ResponderEliminar
  13. Não concordo nada que seja betinho.
    Até pode ser bem aceite e usado pelos betinhos, mas é impossivel "manchar" este nome de betinho, pelo simples facto que é o nome mais religioso que existe, e que pelo menos a mim nomes religiosos me remetem logo logo para pessoas mais humildes e pobres do que para os ricos (chamemos as coisas pelos nomes que não gosto disso das classes). A história das comunidades piscatórias, não sabia, mas faz muito mais sentido.
    Não é que os ricos não sejam pessoas religiosas e de fé, mas os pobres são muito mais!!
    Não vejo mesmo porque associar o nome a betinhos, nem sei porque os betinhos o andam a "adoptar" quando muitos deles são ateus! (Sim, conheço!)

    ResponderEliminar
  14. Ah resta dizer que adoro o nome.
    E que os Salvadores grandes que conheço não são betinhos.
    Pequeninos conheço 3 e pelos nomes dos irmãos já dá para ter uma ideia porque é que digo não ser betinho:
    Salvador e Mateus
    Salvador e Gabriela
    Salvador, Renato e João

    ResponderEliminar
  15. Acho perfeitamente lícito que Salvador seja um nome usado por pais ateus. Eu sei que se refere a Cristo, mas as pessoas só ligam a isso se quiserem. Podem simplesmente pensar no nome como um "virtue name"!...
    Para além disso, nomes como João/Joana (super-populares, portanto) têm também um forte significado religioso ("Deus é gracioso" ou semelhante) e não é por isso que ateus se inibem de usá-lo.
    Já Cristiano/Cristi(a)na e sobretudo Jesus é que me parecem mais difíceis, porque o elemento religião é muito mais óbvio à primeira vista.


    Já agora, ouviram falar da bebé de 29 semanas que foi a mais pequena de sempre a ser operada por laparoscopia? Chama-se Gracinda Francisca! Adorável :)

    ResponderEliminar
  16. Por acaso nunca associei Cristiano/Cristiana a Cristo, estava a ler e pensei "mas o que é que estes nomes têm de religiosos??" lol Acho que também não tem muito a ver se o nome tem um significado religioso ou não..

    Quanto à bebe também vi nas noticias=) e estou a começar a gostar um pouquinho mais do nome Francisca, agora Gracinda.... acho que assisti demasiados "malucos do riso" e programas do género quando era criança em que todos os nomes terminavam em "inda", não consigo gostar..=/

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde, chamo-me Beatriz, e tenho dois filhos, o Vicente e a Francisca. Agora, estou grávida de gémeos, e gostava de dar-lhes os nomes Salvador e Constança. Gosta da combinação dos nomes?

    ResponderEliminar
  18. Sou mamã de um Salvador que agora vai ter uma mana. Começa assim a saga da escolha do nome. Aceitam-se sugestões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns Celinha! :)

      Salvador & Benedita
      Salvador & Carlota
      Salvador & Constança
      Salvador & Luísa
      Salvador & Lúcia
      Salvador & Madalena
      Salvador & Teresa
      Salvador & Victória

      Eliminar
    2. Obrigada :) Realmente Benedita estava no meu top de nomes, assim como Camila e Carminho!
      Estava agora mesmo a conjugar todos estes com o sobrenome e com o nome do mano :)

      Eliminar
  19. Não sei se associo Salvador a nome "betinho"... A mim parece mais um nome "geracional", ou seja, que se associa a uma geração ou década específica. No futuro, iremos sem dúvida associar os Salvadores à década seguinte à de Santiago.

    Recentemente, conheci um Gustavo Salvador. Disse à mãe que gostava muito dos nomes - não disse, é claro, que não gostava do conjunto XD "Se não tens nada agradável a dizer, não digas nada"!

    O único outro Salvador que eu conheço tem uma irmã nove anos mais velha que é Mariana. Não desgosto nada do par mas acho que, se a mana nascesse agora, seria uma Benedita ou uma Constança... Os pais parecem gostar dos nomes da moda - e que mal há nisso? =)

    ResponderEliminar
  20. Eu adoro o nome Salvador, infelizmente não o posso meter como nome do meu filho, pois Salvador é o meu apelido, e não ficava bem..

    ResponderEliminar
  21. Estou grávida e ainda não sei o sexo do bebé, mas se for menino vai se chamar Salvador ainda não achei um segundo nome. Se for menina vai se chamar Leonor

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)