Adivinhem qual foi o nome feminino começado por I que passou de "Não admitido" a "Admitido como nome próprio feminino, para efeitos de registo civil"? Pessoalmente, estou muito feliz com a notícia...
ATUALIZAÇÃO 07/10/2014: Ingrid já consta da lista de nomes aprovados em Portugal. Ler aqui.
_____
ATUALIZAÇÃO 07/10/2013: Até à data de hoje, o nome continua a aparecer como "Não Admitido" na Lista oficial de nomes aprovados. Poderão ler mais sobre isso na caixa de comentários deste post.
Ingrid?
ResponderEliminarIma
ResponderEliminarSerá Ingrid? :o
ResponderEliminarSerá Ingrid? Tenho uma colega que teve de registar Ingride à cerca de dois anos e teve mesmo de levar o "e" no final...
ResponderEliminarDeve ser Ingrid fui ver a lista e não estou a ver mais nenhum que causasse felicidade na Filipa, bem pelo menos não vejo mais nenhum mais interessante que esse, Ima já é admitido, só se for Ilma.
ResponderEliminarIsla!
ResponderEliminarNão fazia a mínima ideia! Mas pelos comentários também acho que é Ingrid, acho que é um nome que poderá se adaptar bem em Portugal.. Será Ingrid??? Tem de fazer um artigo depois acerca do novo nome =)
ResponderEliminarIngrid?
ResponderEliminarOu então Ignês ou, tratando-se da Infanta Filipa, Infantina ;)
:) É Ingrid!!
ResponderEliminarÉ informação oficial?
ResponderEliminarMas como sabe? Na lista oficial ainda está Não Admitido.
ResponderEliminarOficial só será na próxima actualização da lista que, pelas minhas contas, deverá ocorrer em meados de Julho. Contudo, já li o requerimento e o despacho que o admite.
ResponderEliminarMelhor dizendo: é oficial, mas possivelmente só será tornado público aquando da próxima actualização da lista.
ResponderEliminarPeço desculpa estar a perguntar, mas sabe se foi alguém que requereu uma nova avaliação ao nome, para tentar que fosse admitido? Já aconteceu alguma vez um nome passar de não admitido a admitido? Isso significa que os nomes que são não admitidos na lista ainda têm hipótese de passarem a admitidos? Desculpe tantas perguntas mas eu pensava que uma vez não admitido na lista já não voltariam atrás.
ResponderEliminarFernanda, foi exactamente isso que aconteceu. Perante a não-admissibilidade do nome, foi feito um requerimento que foi deferido.
ResponderEliminarJá não é a primeira vez que um nome não admitido passa a admitido. Neste momento não lhe consigo dizer com toda a certeza quais foram os nomes que passaram de proibidos a admitidos, mas se olhar para a lista, reparará que alguns dizem "revoga o despacho de"... Penso que esses outrora não podiam ser usados e agora podem!
Não resisti, tive de ir investigar... Os nomes que se seguem não eram admitidos em 2006:
ResponderEliminarAgnes
Alana
Alder
Alma
Alpoim
Alvarim
Amorim
Andrea
Andreo
Andrés
Ariane
Belém
Bibili
Brian
Caren
Carmim
Carminho
Circe
Cristofe
Daisi
Dana
Dário
Diego
Doralice
Eleia
Eliane
Etel
Franklin
Giani
Giovana
Giovani
Herédia
Ima
Infante
Iriana
Jonatã
Lana
Lira
Lis
Luca
Luena
Manel
Maria Mar
Mia
Michele
Nancy
Olivier
Paz
Pepe
Romã
Rosarinho
Rubim
Russel
Ruth
Santiago
Sheila
Stela
Talita
Verdi
Viviane
Yara
Yuri
Santiago não era permitido em 2006? Como é que em 6 anos um nome passa de 0 para 1237 registos?!
ResponderEliminarNessa lista há tantos nomes normais e bonitos...
Infinitiva, pensei exactamente no mesmo! E uma vez mais, lembrei-me da referência que alguém fez à novela Vingança da Sic, transmitida em 2007, que tinha o Diogo Morgado como protagonista, a desempenhar o papel de Santiago...
ResponderEliminarQue estranho.. Eu conheço (ou conhecia, tenho a ideia de que o senhor até já terá falecido) um Santiago que foi treinador de ténis do meu irmão há muitos anos. Mas provavelmente é do tempo em que qualquer nome era admitido.. (:(:
ResponderEliminarFilipa, também estou a achar esta lista muito estranha, já que conheço pessoas com alguns destes nomes, nascidas muito antes de 2006. Como é que isto é possível?
ResponderEliminarEu também conheço um Santiago com mais de 30 anos... Talvez seja possível da mesma forma que também conhecemos pessoas com nomes que hoje em dia são proibidos, como por exemplo Primavera. Não sei :)
ResponderEliminarA lista que apresentei foi retirada de uma lista oficial do Ministério da Justiça!
Pois eu conheço uma Maria de Belém, dois Rubim, 2 Ruth (com esta grafia e não com a outra) e uma Rosarinho. Ah! E uma Sheila (embora esta tenha dupla nacionalidade, portuguesa e britânica).
ResponderEliminarIngrid :) ( fui eu que sugeri o seu blog a uma colega de escritório, quando soube que o nome que queriam pôr menina não era admitido :P )
ResponderEliminarTeresa, creio que Maria de Belém nunca deve ter integrado uma lista de proibidos, mas sim apenas "Belém"!
ResponderEliminarAqui está então a colega! Obrigada pela referência! :)
Que bom! Sou brasileira, meu nome é Ingrid e não porque não era aprovado em Portugal... E você disse aí uns nomes comuns no Brasil sem aprovação em 2006:
ResponderEliminarCaren
Diego
Eliane
Giovana
Michele
Sheila
Stela
Talita
Viviane
Esses estou acostumada a ouvir. E também Betina, minha mãe sempre quis ter uma filha chamada Betina.
Ingrid