Sophia e Jacob são os nomes mais populares nos EUA

em 09/05/13

Foi agora mesmo divulgado o ranking de nomes mais populares de 2012 nos EUA e não houve alteração no primeiro lugar: tal como no ano passado, Jacob e Sophia são os nomes mais populares, e já lá vão 14 anos seguidos para Jacob na liderança! Ao contrário do que muito se especulava, Mason [ainda?] não conseguiu chegar ao lugar cimeiro, mas conseguiu preservar o segundo lugar. Fora do Top 10 estão Chloe e Daniel, que foram substituído por Elizabeth e Liam. 
Na lista feminina, os dois nomes que mais subiram foram Arya (em Portugal é admitido Ária) e Perla, e creio que é possível ligar o súbito sucesso de Arya à popularidade das séries Game of Thrones e Pretty Little Liars! 
Vou espreitar a lista com atenção e, encontrando algum pormenor interessante, atualizo o post! 

Outras subidas em destaque, através do trabalho do Baby Name Wizard

Femininos: Harper, Genesis, Aubree, Scarlet, Skylar, Violet, Paisley, Mila, Penélope, Hadley, Cora (Downton Abbey?!), Hazel, Ariel, Ivy (Beyonce?)

Masculinos: Jace, Damian, Jaxson, Leo, Mateo, Declan, Gael (subida gigantesca, de 407 passou para 146!), Brantley, Emmet, Iker, King, Elliott, Jase

17 comentários:

  1. Adoro Arya! Assim, com Y... Ária perde um pouco a graça.
    Perla gosto muito!
    Hazel e Gael também gosto e é pena que não sejam admitidos em Portugal, parecem-me perfeitamente normais e adequados à nossa língua... Qual a explicação para a subida gigantesca de Gael?

    ResponderEliminar
  2. Adoro adoro adoro Gael, se bem que ainda gostava mais antes de ver esta cena de How I Met Your Mother: http://howimetyourmothergifs.tumblr.com/post/1150100072/gael-gael-ted-im-sorry-gayle-gael-gael , que me dá a ideia que nos EUA não conseguem pronunciar lá muito bem.
    Fiquei muito desiluda quando soube que era proibido em Portugal, visto que, como a Mary disse, me parecem adequados! (Hazel é que já não sei como se diria em Português: heizel ou házel?)
    Ariel também é uma pena não ser aprovado como nome feminino...
    Matilda (que, quando espreito o nameberry, está lá sempre!)também subiu bastante :)

    Já agora, neste link há uma "previsão" para o top dos EUA em 2022: http://upswingbabynames.com/2012/11/which-names-will-be-popular-in-ten-years/
    #1 Amelia
    #2 Sophia
    #3 Lily
    #4 Aubrey
    #5 Scarlett
    #6 Isabella
    #7 Olivia
    #8 Harper
    #9 Sophie
    #10 Charlotte
    #11 Emma
    #12 Ava
    #13 Sofia
    #14 Mia
    #15 Stella
    #16 Elizabeth
    #17 Emily
    #18 Lyla
    #19 Addison
    #20 Chloe
    #21 Madison
    #22 Violet

    #1 Henry
    #2 Owen
    #3 Liam
    #4 Mason
    #5 Elijah
    #6 Jacob
    #7 Noah
    #8 William
    #9 Rylan
    #10 Benjamin
    #11 Ethan
    #12 Logan
    #13 Carter
    #14 Matthew
    #15 Jaxson
    #16 James
    #17 Aiden
    #18 Jackson
    #19 Alexander
    #20 Asher
    #21 Jayden
    #22 Michael

    Pesquisando os nomes deste hipotético top5 para cada sexo, vê-se que Amelia, Aubrey, Scarlett, Henry, Owen e Liam subiram, e os outros mantiveram-se estáveis :)


    (ah, e um pormenorzeco: Scarlet desceu, Scarlett é que subiu)

    ResponderEliminar
  3. É permitido Gaele, só não diz se é M ou F ...

    ResponderEliminar
  4. Penélope é pelas mesmas razoes de Mason! São os filhos da Kardashian, veremos qual é o próximo nome, desta vindo da Kim... subirá também certamente seja qual for...
    Harper, Skyler, Violet, Ivy...Também nomes dos filhos de celebridades.

    ResponderEliminar
  5. Só para avisar que a Lídia Franco (atriz) foi avó de um menino que se chama....Alfredo!!!

    Original, não vos parece?

    http://www.vip.pt/55612a8/mod_artigos_obj_moda.aspx?sid=f47f9ddd-ba79-4667-a14b-7a81d0334b88&cntx=WVg9hEKYUP%2Fzc8OH4P4ZODGniu4W1nyHxRPw3yBoI7smEFwD3DWGA%2FFLvX38uIrX

    ResponderEliminar
  6. para quê Ariel se temos Ariela como nome feminino? Ariel é masculino, há que respeitar.

    ResponderEliminar
  7. Onde é que temos Ariela? Não o vejo na lista de nomes admitidos!
    Em relação a Ariel vai descer muito nos EUA... De repente passou de nome feminino de sereia a nome de monstro. Pelo menos este ano não devem nascer muitas mais Ariel, depois talvez se esqueçam...

    ResponderEliminar
  8. Game of Thrones é um caldeirão de nomes e variantes gráficas impressionante! Até já vi uma entrevista ao George Martin onde ele dizia que mães lhe mandavam fotos das suas filhas Daenerys!

    Outros:
    Sansa
    Eddard
    Jon (em oposição ao mais comum John)
    Petyr
    Tyrion
    Tywin
    Cercei
    Loras
    Renley
    Margaery
    Theon
    Joffrey

    ResponderEliminar
  9. Apesar de estar se tornando muito comum, gosto bastante de Sophia/Sofia. É um nome elegante, simples e que soa muito bem. Outro da lista que gosto bastante é Charlotte (também gosto de Carlota). AuBrey é um lindo nome, considerado antigo e elegante nos EUA, mas AuBrey apenas conheci uma, nunca imaginei que seria alçado ao top-5. Há uma música do grupo Bread, "and aubrey was her name...".

    ResponderEliminar
  10. Corrigindo, quis dizer que AuDrey é um nome antigo e elegante...

    ResponderEliminar
  11. Ária é uma adaptação um pouco, sei lá... Se Kyara é admitido qual é o mal de Arya? Isto assumindo que o casal queria pôr Arya. Às tantas queriam mesmo Ária.

    ResponderEliminar
  12. Também não vejo mal algum em Arya; soa bem e é bonito de se ler. Já Ária é um nome medieval masculino.

    ResponderEliminar
  13. Mas quem disse que Ária é adaptação de Arya...Não é.. Ária é um nome e significa Leão e Arya é outro nome e significa "nobre".

    "se Kyara é admitido qual o mal de Árya" o mal é nenhum mas se formos por aí então tinham que admitir muitos outros nomes com Y porque "não tinha mal".
    Concordo com a lista de nomes admitidos. Aos poucos vão permitindo alguns nomes com Y e K e outros estrangeiros, mas com um certo cuidado.
    Quem quiser Y e K já tem algumas hipóteses á escolha... Não significa que um dia não aprovem Árya mas simplesmente vão acrescentando aos poucos alguns nomes estrangeiros depois de muito bem analisados.
    Acho muito bem que exista uma lista que permita 90% de nomes Portugueses e "ofereça" 10% de nomes estrangeiros, porque é assim mesmo que vejo, liberdade para escolhermos nomes portugueses e alguma "oferta" de alguns nomes estrangeiros para quem fizer muita questão de não querer um nome português!
    Muita gente pode não entender a lógica de uma lista de nomes admitidos e não admitidos que admite alguns nomes estrangeiros e outros não, mas a lógica é mesmo essa...
    Se fosse para permitirem tudo que é nome estrangeiro..Não existia lista! E isso seria o caos... Como é no Brasil, em que permitem tudo e mais alguma coisa e já nem sabem o que são nomes brasileiros e nomes estrangeiros.

    Em relação a Arya... quem gostar muito do nome não se vai importar de o registar com i...ÁRIA...quem ficar chateado por não poder usar o Y...tem outras hipoteses com Y, como Yara que é um anagrama de Arya.

    ResponderEliminar
  14. Independentemente de Ária existir e ser outro nome e tal a questão é que foi aprovado numa altura em que só se houve falar de Arya, daí a ligação que eu e muita gente deste fórum fez.

    Quanto à lista, cada um sabe de si, e direitos há uns que os prezam mais. Por mim tudo o que fosse comprovado ser nome, seja russo, chinês ou mongol, deveria ser permitido a casais portugueses. A mim não me afecta por ter outra nacionalidade, mas acho estranha esta auto-flagelação de parte de gente só portuguesa. Cada um deveria ser dono das suas decisões, independentemente da opinião dos outros. Isso sim, democracia.

    ResponderEliminar
  15. A sensação que tenho é que há muitos nomes que estão na lista dos "não permitidos" apenas porque não houve nenhum pedido de reapreciação. Tal como acho que algumas grafias são aprovadas porque foi assim que foram propostas pelos interessados...

    ResponderEliminar
  16. @Giancarlo: AuDrey sim é considerado classico e elegante, AuBrey não, aliás, é considerado como masculino e rebusto

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)