Ismael

28.5.13


Presente no Antigo Testamento, Ismael deriva do hebraico Yishmael e significa "Que Deus ouve" ou "Deus ouvirá". Penso que nunca foi especialmente popular em Portugal mas não é, de maneira nenhuma, um nome desconhecido. Em 2011, foi registado 35 vezes e, em 2012, 30, o que vai ao encontro dos dados fornecidos pelo SPIE, e que indicam que, entre 1920 e 1980, rondou esses valores. Parece-me um resultado notável para os dias de hoje, especialmente face à concorrência de outros nomes terminados em -el, muito populares no momento, como Gabriel e Rafael. 
Encontrei uma referência curiosa, que indica que, durante a Idade Média, era um nome comum entre judeus e mouros, mas muito pouco utilizado pelos cristãos. Ismael é também o nome do protagonista de Moby-Dick, uma das mais aclamadas obras da literatura. "Call me Ishmael" é, aliás, a primeira frase do romance. 
Apesar de não estar na minha lista de preferidos, acho que Ismael é bonito e só teria a ganhar se o ouvíssemos mais vezes. Desde que uma leitora deixou a sugestão, tem-me ocorrido com frequência e não consigo encontrar razões para não o recomendar, achando até que poderia ser um bom nome para o irmãozinho de uma Ema.  

9 comentários :

  1. Boa noite,

    Fui eu que pedi para falar desse nome :)
    é um nome que eu gosto muito nao sei explicar e se o meu marido concordar vamos chamar assim o nosso filho :)
    Muito Obrigada :D

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Brasil é nome de evangélico e de classe social mais baixa...

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma Ema e vou ter um Isaac. Ismael não gosto muito

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de Ismael :) e Isaac tambem...era irmãos se não me engano...

    ResponderEliminar
  5. Jacob Ismael o q acham desses dois juntos? :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho um Ismael com 2 aninhos e normalmente irei ter um Isac para Março
    Adoro o nome Emma mas já tenho uma na família muito próxima.
    Caso não se confirme um Isac irá ser uma Mia é o único nome que eu e o marido chegamos a 1 acordo

    ResponderEliminar
  7. Olá! No ano que servi no EB, conheci um sargento do exército chamado Ismael. Gostei muito do nome, ele era muito gente boa, porém por eu ser evangélico fui procurar o significado do nome e me surpreendi pois significa "Deus ouviu". Veio muito a calhar pois tínhamos perdido três gestações e Deus ouviu nossas orações e nos Deus o Ismael, que é um menino incrível de 1 ano e 7 meses. Recomendo!!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)