Geórgia

em 23/05/13


Como a Anna muito bem antecipou, tive uma dificuldade tremenda em escolher o nome a partir do vosso lote de belíssimas sugestões, composto na maioria por nomes muito delicados e contemporâneos, mas acabei por escolher o inesperado Geórgia, que foi sugerido pela Luísa. 
Geórgia deriva do grego Geórgios, que também origina o masculino Jorge, e que significa "agricultor".   Possivelmente, a versão feminina chegou até nós através do francês Geórgie, desdobrando-se ainda nas versões Georgeta, Georgete e, na minha preferida, Georgina, todas aprovadas em Portugal, à semelhança do que acontece com Jorja e Jorgina. Creio que Geórgia é a que tem a sonoridade mais moderna e, para mim, beneficia da distância que a separa de Jorge (um nome um pouco datado em Portugal, que me remete para os anos 60 e 70), da terminação popular em -ia e da proximidade a Vitória. Por outro lado, poderá afastar quem só consegue pensar em Geórgia como topónimo. Conseguindo ultrapassar esta referência, acho que Geórgia é um nome muito interessante e que poderá ter como diminutivos Gia ou Gigi. 
Como seria expectável, o nome não foi registado em Portugal nos últimos dois anos e não aparece na base de dados do SPIE, nem na do AATT - onde, apesar de tudo, podemos encontrar combinações encantadoras que envolvem Georgina. 

31 comentários:

  1. Não consigo dissociar Geórgia do país, para além de ainda haver o estado nos EUA. Mas também não gosto muito da sonoridade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AFF! QUANTA CHATICE!

      Eliminar
    2. VENHAMOS E CONVENHAMOS: O ESTADO DOS EUA DEVE TER SIDO CRIADO A PARTIR DO NOME PRÓPRIO "GEÓRGIA"! MUITO ELEMENTAR!

      Eliminar
  2. Não gosto, prefiro Georgina...Mas tem cara de Geórgia sim senhora :)

    ResponderEliminar
  3. Acho um nome horrível! E não associo nada à menina!

    ResponderEliminar
  4. Não gosto nada de Geórgia ou qualquer outra variação :s

    ResponderEliminar
  5. Quando sugeri Geórgia para a menina, não foi por gostar do nome. Não morro de amores. Mas o desafio era olhar para a criança e dar-lhe um nome que nos venha à cabeça, e não um nome que gostemos. Há nomes que não gosto, mas quando os encontro numa carinha laroca acho que caem lindamente e passo-os a ver com outros olhos, é o caso de Geórgia, não adoro, não conheço nenhuma mas se conhecesse essa menina e se chamasse Geórgia, adoraria...Acho que as pessoas fazem os nomes e não o contrário ;)
    Gostei de saber mais sobre Geórgia. Gia é um diminutivo adorável e olhando para a menina outra vez...Cai-lhe mesmo bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Meu nome é Geórgia quando era criança não gostava muito, mas com o tempo descobrir que Geórgia é um nome muito forte, está associado a trabalho, força, e isso que me caracteriza apenas poucas pessoas tem esse nome, mas pra quem deseja mulheres com autoconfiança e fortes indico esse nome Geórgia por experiência própria, lógico quase tudo depende de nós mesmo o nome sozinho não faz mágica apenas da um toque todo especial!

      Eliminar
  6. Também não gosto muito de Geórgia mas existe um nome parecido que gosto:Gregório acho bem interessante!

    ResponderEliminar
  7. Realmente tb acho que a menina tem cara de Geórgia =) Não desgosto do nome, mas tenho uma certa dificuldade em pronunciá-lo se não me concentrar..lol o mesmo já nao acontece em inglês, mas em português enrolo-me tda.

    ResponderEliminar
  8. Gosto mto, meu irmão diz q é o nome preferido dele para menina.
    Qndo olhei a menina, logo depois de saber do nome dado, tbm achei q combinava :)
    Eu acho q teria escolhido Giulia.

    ResponderEliminar
  9. tbm n acho o nome dos mais lindos, mas é um nome bem interessante, e realmente é a cara da menina, tbm concordo c a Luisa q as pessoas fazem os nomes, só q eu tbm n consigo n pensar no estado dos EUA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ESTADO FOI CRIADO A PARTIR DO NOME, QUE JÁ EXISTIA!

      Eliminar
  10. Eu acho que é uma sugestão inesperada mas fica mesmo bem na menina. Acho Gia um dimutivo adorável. Mas entre Geórgia e Georgina prefiro Georgina. É mais delicado.

    ResponderEliminar
  11. se � para usar nomes de pa�ses prefiro mil vezes Kenya e Rwanda
    kkkkkkkkkk
    At: Catarina. N�o consigo tirar o modo anonimo na hora de comentar.
    Ana Filipa, SOu a menina da lista de nomes africanos.

    ResponderEliminar
  12. Geórgia Bertoletti? Geeh29 de janeiro de 2014 às 00:48

    eu me chamo Geórgia e gosto do meu nome mas prefiro meu apelido e ate usuario no face Geeh, bom achava feio quando era criançinha agr com 13 anos curto bastante e me acho unica pq não tem muitas pessoas que tem esse nome, acho sim um nome bem feminino e não gosto muito de georgina!
    bjos :*
    geeh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GOSTO DE GEÓRGIA. UM NOME FORTE, REPRESENTA UMA MULHER DE PERSONALIDADE! E DAÍ SE LEMBRAR UM PAÍS OU ESTADO? AFF! NÃO GOSTO DE GEORGINA. PARECE-ME MUITA REDUNDÂNCIA. NÃO TEM NADA A VER COM DELICADEZA COMO ALGUNS DIZEM ACIMA.

      Eliminar
  13. Adoro o nome Geórgia... acho um nome lindo, forte e cheio de personalidade. Sempre deixarei claro que o dia que tivesse uma filha ela chamaria Geórgia. Entretanto, me entristece muito a falta de respeito que as pessoas têm com a minha escolha, aqui em Portugal, agora que estou grávida. Quando Me perguntam o nome e eu digo só me faltam insultar/bater. Acho a atitude das pessoas de uma indelicadeza e falta de educação tamanha, afinal não me lembro de ter pedido opinião e nem de ter dado opinião nos nomes de filhos dos outros quando o nome não me agrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-a muito bem! :) Infelizmente, o único conselho que me parece útil é dizer-lhe que não partilhe o nome até ao nascimento, não deixe que a falta de bom senso alheia interfira com a sua felicidade! Geórgia é bastante incomum na nossa cultura e as pessoas não estão preparadas para lidar com isso!

      Eliminar
    2. Pessoalmente também gosto bastante do nome, acho bem mais fresco do que Georgina, que me parece mais pesado. O nome tem associação ao país e ao estado norte-americano, mas não acho que isso seja mau ou que essa associação seja negativa. Concordo com a Filipa, se gosta do nome, opte por ele. Acredite que todos os pais que escolhem nomes pouco comuns passam por isso.

      Eliminar
    3. Eu me chamo Geórgia e adorei saber da sua escolha. Afinal, sua Geórgia já nasceu? bjs

      Eliminar
  14. Filipa, muito obrigada pela dica. Acho que tenho mesmo que deixar de dizer aos outras à escolha minha e do meu marido quanto ao nome da criança... afinal, por mais que tentemos nos abstrair dos comentários negativos, eles acabam mesmo por interferir na felicidade desde momento tão especial de nossas vidas. Obrigada pela vosso apoio.. 😊

    ResponderEliminar
  15. Adoro a variante Jorja pois é que aquela que na minha opinião causará menos discórdias enquanto a escrita e pronuncia
    Jorja Evelina está na minha lista 😉

    ResponderEliminar
  16. Prefiro a variante Jorja pois é aquela que a meu ver causa menos problemas em termos de escrever o nome e de o pronunciar
    Jorja Evelina está na minha lista ☺️

    ResponderEliminar
  17. Preciso de ajuda das leitoras assíduas deste blog! Eu tenho uma menina de 5 anos Jorja e estou a tentar engravidar novamente mas estou a ter algumas dificuldades em encontrar um nome que combine com a minha princesa… que nomes dariam ao mano ou mana da Jorja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorja é um nome incomum, mas encantador por transmitir - na minha opinião - força, coragem, determinação e liderança.
      São qualidades que adoro descobrir num nome feminino. Tradicionalmente as mães portuguesas escolhem nomes com sons e características bem mais subtis, por isso os meus parabéns desde já pela sua escolha! :)

      Tendo em conta o significado do nome e o seu carácter nobre e religioso, bem como ser um nome com silabas curtas e fortes na pronunciação, sugiro os seguintes nomes:

      Jorja & Afonso
      Jorja & Artur
      Jorja & Conrado
      Jorja & Sancho (um dos meus favoritos)
      Jorja & Diniz
      Jorja & João
      Jorja & Adão (outro favorito)
      Jorja & Igor
      Jorja & Apolo (nome lindo e fora do vulgar)
      Jorja & Belchior
      Jorja & Baltazar
      Jorja & Serafim

      Eliminar
    2. Olá, gosto bastante de Jorja e Conrado, Jorja e Sancho!!,Jorja e Apolo (contudo não tenho bem a certeza da pronúncia deste nome, e por fim gosto muito de Jorja e Adão (e Adão é um nome de um familiar então tenho alguns sentimentos mistos em relação a isso)

      (Esqueci me de assinar a minha última publicação),
      Ari

      Eliminar
    3. Olá!
      Ao meu redor, o nome Apolo tem a sua sílaba tónica na penúltima posição da palavra a.PO.lo ou «Apólo».
      Tendo em conta que tem um familiar Adão e, dada a sua publicação, parece não estar tão inclinada para nomear um menino com tal nome. Para mim, é totalmente compreensível pois esse é um ponto que eu tbm consideraria antes de dar um nome a uma criança - a não repetição de nomes dentro da família.
      Ficam então os restantes nomes masculinos sugeridos e que gostou à sua consideração!

      Ficam a faltar sugestões para uma futura mana da Jorja...
      Felicidades! :)

      Eliminar
    4. Olá!
      Para uma futura mana da Jorja... pensei em nomes curtos, pouco comuns e com sílabas tónicas fortes.

      Jorja & Alba
      Jorja & Aura
      Jorja & Cléo
      Jorja & Cleide
      Jorja & Circe
      Jorja & Dóris
      Jorja & Décia
      Jorja & Diva
      Jorja & Graça
      Jorja & Gaia
      Jorja & Hera
      Jorja & Justa
      Jorja & Juno
      Jorja & Lira
      Jorja & Nuna
      Jorja & Magna
      Jorja & Olga
      Jorja & Petra
      Jorja & Pilar
      Jorja & Sancha

      Aqui ficam algumas sugestões para inspiração :)

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)