Geórgia

23.5.13


Como a Anna muito bem antecipou, tive uma dificuldade tremenda em escolher o nome a partir do vosso lote de belíssimas sugestões, composto na maioria por nomes muito delicados e contemporâneos, mas acabei por escolher o inesperado Geórgia, que foi sugerido pela Luísa. 
Geórgia deriva do grego Geórgios, que também origina o masculino Jorge, e que significa "agricultor".   Possivelmente, a versão feminina chegou até nós através do francês Geórgie, desdobrando-se ainda nas versões Georgeta, Georgete e, na minha preferida, Georgina, todas aprovadas em Portugal, à semelhança do que acontece com Jorja e Jorgina. Creio que Geórgia é a que tem a sonoridade mais moderna e, para mim, beneficia da distância que a separa de Jorge (um nome um pouco datado em Portugal, que me remete para os anos 60 e 70), da terminação popular em -ia e da proximidade a Vitória. Por outro lado, poderá afastar quem só consegue pensar em Geórgia como topónimo. Conseguindo ultrapassar esta referência, acho que Geórgia é um nome muito interessante e que poderá ter como diminutivos Gia ou Gigi. 
Como seria expectável, o nome não foi registado em Portugal nos últimos dois anos e não aparece na base de dados do SPIE, nem na do AATT - onde, apesar de tudo, podemos encontrar combinações encantadoras que envolvem Georgina. 

12 comentários :

  1. Não consigo dissociar Geórgia do país, para além de ainda haver o estado nos EUA. Mas também não gosto muito da sonoridade.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto, prefiro Georgina...Mas tem cara de Geórgia sim senhora :)

    ResponderEliminar
  3. Acho um nome horrível! E não associo nada à menina!

    ResponderEliminar
  4. Não gosto nada de Geórgia ou qualquer outra variação :s

    ResponderEliminar
  5. Quando sugeri Geórgia para a menina, não foi por gostar do nome. Não morro de amores. Mas o desafio era olhar para a criança e dar-lhe um nome que nos venha à cabeça, e não um nome que gostemos. Há nomes que não gosto, mas quando os encontro numa carinha laroca acho que caem lindamente e passo-os a ver com outros olhos, é o caso de Geórgia, não adoro, não conheço nenhuma mas se conhecesse essa menina e se chamasse Geórgia, adoraria...Acho que as pessoas fazem os nomes e não o contrário ;)
    Gostei de saber mais sobre Geórgia. Gia é um diminutivo adorável e olhando para a menina outra vez...Cai-lhe mesmo bem :)

    ResponderEliminar
  6. Também não gosto muito de Geórgia mas existe um nome parecido que gosto:Gregório acho bem interessante!

    ResponderEliminar
  7. Realmente tb acho que a menina tem cara de Geórgia =) Não desgosto do nome, mas tenho uma certa dificuldade em pronunciá-lo se não me concentrar..lol o mesmo já nao acontece em inglês, mas em português enrolo-me tda.

    ResponderEliminar
  8. Gosto mto, meu irmão diz q é o nome preferido dele para menina.
    Qndo olhei a menina, logo depois de saber do nome dado, tbm achei q combinava :)
    Eu acho q teria escolhido Giulia.

    ResponderEliminar
  9. tbm n acho o nome dos mais lindos, mas é um nome bem interessante, e realmente é a cara da menina, tbm concordo c a Luisa q as pessoas fazem os nomes, só q eu tbm n consigo n pensar no estado dos EUA

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que é uma sugestão inesperada mas fica mesmo bem na menina. Acho Gia um dimutivo adorável. Mas entre Geórgia e Georgina prefiro Georgina. É mais delicado.

    ResponderEliminar
  11. se � para usar nomes de pa�ses prefiro mil vezes Kenya e Rwanda
    kkkkkkkkkk
    At: Catarina. N�o consigo tirar o modo anonimo na hora de comentar.
    Ana Filipa, SOu a menina da lista de nomes africanos.

    ResponderEliminar
  12. Geórgia Bertoletti? Geeh29 de janeiro de 2014 às 00:48

    eu me chamo Geórgia e gosto do meu nome mas prefiro meu apelido e ate usuario no face Geeh, bom achava feio quando era criançinha agr com 13 anos curto bastante e me acho unica pq não tem muitas pessoas que tem esse nome, acho sim um nome bem feminino e não gosto muito de georgina!
    bjos :*
    geeh

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)