Santiago & Santana

em 12/04/13


Nunca imaginei que o nome Santiago se tornasse tão popular em Portugal. Nunca. Quando o comecei a ouvir aqui e acolá, pensei que poderia ser tendência - próximo do popularíssimo Tiago, comprido, pouco comum como nome próprio mas muito identificável. Contudo, jamais ousei pensar que chegasse ao top 15, por se tratar de um nome tão religioso. Sim, Lucas e Mateus também são nomes que associo à religião mas, caramba, Santiago tem lá San. Que vem de Santo. E chamar Santo a um filho, no século XXI, não seria muito expectável. Ora, este é que foi o meu erro, porque acho que nem toda a gente faz esta associação. E a verdade é que Santiago não só é uma das grandes tendências do momento, como também teve mais 169 registos que em 2011 - nenhum outro nome masculino subiu tanto e é de esperar que continue a subir. 
Por tudo isto, fiquei um pouquinho espantada com as reacções negativas à recente aprovação de Santa Rita. Não é bem a mesma coisa, mas não anda assim tão longe, ou anda? 
Uma coisa levou à outra e fiquei a pensar na  possibilidade de Santiago projectar nas meninas o nome Santana (que não teve nenhum registo em 2012). Santana é uma aglutinação de Santa Ana [também aprovado em Portugal mas apenas como segundo elemento do nome]. Recuando ao primeiro parágrafo, posso reproduzir quase na íntegra o que escrevi para Santiago: próximo do popularíssimo Ana, comprido, pouco comum como nome próprio mas muito identificável e... muito ao estilo da grande tendência atual nos nomes masculinos. E se a ligação religiosa não impediu Santiago de se popularizar, também não deverá causar prejuízo a Santana. 
Se nada disto resultar, e se chamar Santo ao petiz não é problema, deixem-me lembrar que esse é precisamente o significado dos giríssimos Sancho Sancha. Por falar nisso, já vos disse que acho que estes serão os nomes da moda na época dos meus futuros netos? :)

31 comentários:

  1. Nunca gostei de Santiago, precisamente porque quando oiço o nome oiço São Tiago e faz-me imensa confusão! É óbvio que a maioria das pessoas que usa Santiago abstrai-se disso e até acredito que haja quem nem faça ideia que Santiago é mesmo Santo...Tiago. Mas isso ainda me faz mais confusão, principalmente pessoas não crentes/não católicas/ateias usarem este nome.
    De igual forma não gosto de Santana ou Santa Rita, simplesmente "Santo" não é nome próprio para mim...acho um bocadinho bizarro chamar Santo ou Santa a um filho. Mesmo se existe o objectivo de homenagear um santo, basta o nome próprio do mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Detesto Santiago, precisamente por me fazer lembrar São Tiago. Chamar santo a um filho parece-me uma coisa um bocado tonta...

    O único menino chamado Santiago que conheço em que o nome faz sentido é um cabo-verdiano lindo, colega de infantário da minha filha. A mãe diz que lhe pôs o nome da ilha onde nasceu porque tem muitas saudades.

    ResponderEliminar
  3. A Pipoca Mais Doce já revelou o nome do filho: Mateus. Confesso que não estava nada à espera.

    ResponderEliminar
  4. O nome do bebé da Pipoca vai ser Mateus!

    ResponderEliminar
  5. Também não estava à espera dessa escolha da Pipoca, mas estou surpreendida pela positiva. Esperava um nome mais tendencioso... Adoro Mateus!

    ResponderEliminar
  6. Acho que Mateus é uma boa escolha e, de certa forma, espero que ajude a desmistificar a ideia de que Lucas e Mateus são muito "abrasileirados"... Eu estava mais a apontar para Matias, mas parece-me bem! :)

    ResponderEliminar
  7. Não adoro Santiago...Mas tmb não detesto o nome e apesar de ser realmente estranho chamar Santo a um filho creio que há muita gente que não faz essa associação, é simplesmente um nome de que gostam.

    Percebo que nomes como Santa Rita causem mais estranheza porque o Santa está ali em evidência enquanto que em Santiago é uma aglutinação é uma coisa que nem sempre salta imediatamente à vista e talvez por isso seja popular mesmo entre pessoas não-religiosas.

    Santana por essa aproximação a Santiago teria mais hipóteses que Santa Rita...simplesmente é um nome que me faz muita confusão porque conheço várias pessoas de apelido Santana ou mesmo Sant'Ana e acho muito estranho como nome próprio.

    Acho que Mateus para o bebé da Pipoca foi uma escolha algo surpreendente mas agradável. Felizmente que não é mais um Rodrigo. E Mateus é um nome giro pode ser que se comece a ouvir mais por aí. Eu só conheço um pequenino com esse nome...

    ResponderEliminar
  8. Não gosto nada, nada, de Santiago. Nome da moda e pseudo-betinho... há uns ninguém se chamava Santiago, e daqui a 30 nenhum bebé se chamará assim: vai ser um nome completamente datado. E depois é aquela coisa... Se fosse permitido, será que a próxima moda seria Sanrodrigo, ou Sanjoão, ou Sanjosé?

    Nunca ouvi Santana como nome próprio, mas acho que até me habituava... Sancho e Sancha faz-me confusão, acho que é porque penso sempre em sacholas e no Sancho Pança!

    Mateus é muito giro :)

    ResponderEliminar
  9. Santiago: moda a roçar o parolo.

    Santa Ana: Não consigo imaginar!

    Santana: Até é engraçado, mas associo muito a apelido e daí também um pouco masculino.

    Mateus: Meh. Matias era sem dúvida melhor.

    ResponderEliminar
  10. Sancho: Não desgosto. Mendo, falado há uns temos, até é engraçado. Guterre também.

    Sancha: Desculpem, mas lembra-me sachola! :)

    ResponderEliminar
  11. Acho Santiago um nome lindo,é o nome do meu sobrinho que já tem 6 anos.
    É um nome religioso (não me parece de todo parolo!) mas consigo vê-lo fora desse contexto.
    O que já chateia é a história dos nomes de betinho... São nomes, só isso!

    ResponderEliminar
  12. Eu também sou da opinião que Santo como nome próprio não tem jeito nenhum!
    Santiago acho piroso, daqueles nomes que viraram moda só por moda mesmo! Ao contrário de outros nomes que também estão na moda, mas já são muito antigos em Portugal. Santiago surgiu de repente num dia, e virou moda no outro.
    É nome de santo, é nome religioso, e a mim não me cabe na cabeça que as pessoas se abstraiam disso e o escolham só porque acham giro a sua sonância...Não faz sentido nenhum, mas pronto. A primeira vez que ouvi este nome foi do filho da Fernanda Serrano e achei muito esquisito, hoje acho o mesmo.

    Quanto ao filho da Pipoca Mais Doce, eu já tinha dito no outro post sobre isso, que achava que ela ia surpreender ...não me enganei. Não estou muito surpresa, não sei porquê mas achei logo desde inicio que ela não ia querer nada de nomes da moda. Mas gosto particularmente dos comentários no blog/facebook soarem um bocadinho a desilusão, não existe muito "entusiasmo" :D Era só gente a palpitar Santiago...:)

    ResponderEliminar
  13. Então e se o filho virar santo? Fica São Santiago? :p

    ResponderEliminar
  14. LOL "e se o filho virar santo? Fica São Santiago? :p" Muito bom!!
    Bem, tive que ponderar no porquê de eu fazer essa distinção entre nomes, e a conclusão que chego é que estou habituada a ouvir Santiago. E não esquecer que foi um nome recorrente de personagens principais, nas novelas portuguesas, nos ultimos anos. É um nome que me é algo de indiferente..

    Em relação a Santana, não gosto. É um nome que, assim como Santiago, não associo logo a Santa, associo imediatamente a Santana Lopes.

    Santa Rita... é uma Rita que é Santa!=)

    Gosto muito de Sancha, mas talvez porque ter conhecido uma menina de 5 anos com esse nome habituei-me e passei a acha-lo bonito. Sancho também não acho feio mas por não conhecer nenhum, faz me confusão.

    Ainda não sabia da escolha da Pipoca, surpreendeu me muitooo e pela positiva, Mateus/Mateu está nos meus preferidos, adorei!

    ResponderEliminar
  15. Também não gosto de Santiago! Fechei a loja com Alex e Clara, Gostam?

    http://pantominocracia.blogspot.pt/
    Um espaço de opinião que nos leva da Democracia à Pantominocracia

    ResponderEliminar
  16. Santiago, segundo me lembro, era um personagem numa novela, acho que interpretado pelo Diogo Morgado. Foi mesmo isso, de certeza. Não gosto.

    Santana também soa a personagem do série Glee.

    Enfim, a TV é sem dúvida uma influência nas cabeças portuguesas. :)

    ResponderEliminar
  17. Ainda no outro dia comentei que achava que os pais davam o nome Santiago ao filho, porque gostavam do nome Tiago e queriam que ele fosse Santo. Muito engraçado, Christina: "Se o filho virar Santo, fica São Santiago?". Mas também não é, de todo, o pior nome do Mundo...

    Odeio Santana!

    ResponderEliminar
  18. Acho que o tom do meu texto foi mais crítico em relação ao nome do que eu pretendia, porque o que eu queria mesmo criticar era o facto de EU não me ter apercebido mais cedo de que viria a ser um nome tão popular, por me ter concentrado na história de Santo quando, na realidade, poucos pensam nisso. Relembro que em Janeiro de 2011 eu fiquei espantada pela presença do nome no top 20. Foi mesmo um choque!

    Queria também dizer que não acho que Santiago seja um nome betinho, de modo algum.

    Quanto a Glee, vejo a série, mas neste caso não foi isso que me pôs a pensar no nome :D Mas acho que os portugueses não se inspiram em séries norte-americanas para nomes, de maneira nenhuma - o que, em muitos casos, é uma pena!

    Quanto ao nome escolhido pela Pipoca, acho que já havia muita gente com um discurso maldoso preparado a respeito do nome e uma escolha tão simples não dá muita margem de manobra :)

    Alex & Clara, gosto!



    ResponderEliminar
  19. Acho q se torna popular pq o nome Santo não fica tão evidente como em Santa Rita.
    Aqui no BR tb percebi o aumento de Santiagos, assim como Sávios, nomes pouco ouvidos na minha época (dec 80)

    Qnto a perg do fim, eu realmente espero q não, pois esses nomes não me agradam.

    ResponderEliminar
  20. Decididamente também não gosto nada de Santiago... não percebo como está tão popular... realmente gostos não se discutem...

    Quanto a Mateus parece-me bem apesar de pessoalmente gostar mais de Matias.

    ResponderEliminar
  21. Santiago não gosto mesmo nada. Os outros, Santana, Santa Rita, também não.

    ResponderEliminar
  22. Santiago é lindo. Nome lindo. Martim; tomàs, nomes usados e rompidos. Nem por segundos é um nome parolo muito mais parolo outros nomes que andam aÍ. Santiago é um nome lindo adoro adoro. Top top

    ResponderEliminar
  23. Para Christina e Anna:

    Santiago = Santo Iago.
    Santana = Santa Ana.
    Santelmo - Santo Elmo.
    Obs.: A supressão da vogal átona final da palavra santo(a) ocorre quando o nome próprio inicia por vogal.
    Enfim, passaram a existir os nomes Tiago, Telmo, etc, que são corruptelas, modo errado de escrever, e que não há jeito de corrigir por motivo de ter se enraizado, até mesmo na tradução constante da Bíblia (apóstolo Tiago).

    ResponderEliminar
  24. Em que anos surgiu Santiago ? Havia numa novela portuguesa um Santiago será por isso a popularidade?
    Na sala do meu filho havia cerca de oito bebés 7 rapazes e uma menina, dois eram Santiago e dois Salvador.

    ResponderEliminar
  25. Acredito que a novela ajudou a impulsionar ainda mais a enorme popularidade que tem hoje, mas a entrada no top 100 foi em 2005 - dois anos antes da emissão de "A Vingança".

    ResponderEliminar
  26. Mas qual santo qual quê?? Santiago é apenas um nome como qlq outro. Ñ têm mais nada que fazer senão criticar o nome do filho dos outros? Devem ter nomes muito lindos vocês.

    ResponderEliminar
  27. O nome do meu filho vai ser Santiago, acho bonito e como me chamo Tiago... Não queria um Tiago júnior... A maioria dos que criticam dizendo q é parolo devem ser quim, Zezinho e o sempre tradicional Mariazinha....

    ResponderEliminar
  28. Segundo o que me explicaram no grupo do face, Santiago é mais antigo que Tiago. Como já disseram, é Santo Iago.
    Bom, mas isso do santo não é importante. Apesar de não gostar de Santiago, acho mais bonito que Tiago. Detesto com todas as forças este nome, e Diogo e Diego também. Por isso também não consigo gostar de Santiago, e odeio o diminutivo Santi.

    ResponderEliminar
  29. Confesso que também acho o nome Santiago bastante parolo. Acho que é uma moda bastante recente que se generalizou um pouco independentemente do meio social se bem que associo muito o nome às classes mais baixas. Mais depressa se ouve Santiago numa escola da Amadora ou do Cacém do que num colégio em Alvalade... O diminutivo Santi é pavoroso e para mim está ao nível das Yaras, Mayaras e Yasmins...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUE COMENTÁRIO ELEVADO! SE A PESSOA FOR CATÓLICA, EU RECOMENDARIA A LEITURA DA EPÍSTOLA DE TIAGO, NO NOVO TESTAMENTO. LINDÍSSIMA! ACHO PRECONCEITUOSO ASSOCIAR, NA SUA IDEIA, O MAU GOSTO À CLASSE SOCIAL!

      Eliminar
    2. Ainda bem que existem pessoas da "alta" que usam nos seus filhos nomes como Santiago (ex. Adrien Silva, Fernanda Serrano , Diogo Morgado etc) para mostrar a quem diz que o nome é mais usado nas classes sociais mais baixas e é parolo perceber que ha pessoas que se estao nas tintas para isso e nao escolhem o nome dos filhos de forma a provar alguma coisa a alguem, escolhem porque gostam e o importante é os pais gostarem . Eu gosto do nome santiago , sempre gostei desde que ouvi pela primeira vez e se é muito popular neste momento nao faz mal, continua a estar na minha lista para se um dia tiver um menino .

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)