Mercês, Mercedes & Mércia

9.4.13


Há uns dias, a Ana sugeriu que abordasse o nome Mercedes, porque uma amiga sua pretende usá-lo mas toda a gente "torce o nariz", referindo ainda a questão da associação à marca Mercedes Benz. Muito sinceramente, não é um nome que me encha as medidas e o problema poderá mesmo ter origem nos veículos mas, não dou o caso como perdido porque acho que há outro nome na língua portuguesa que não só é uma variante do primeiro, mas também me parece mais bonito e possuidor de características mais apelativas para um bebé nascido nos dias de hoje - Mercês
Tudo começa na palavra latina Merx [mercadoria]. Desta forma, os nomes Mercedes e Mercês estão relacionados com a ideia de "recompensa" ou "misericórdia". Contudo, o nome popularizou-se devido ao seu sentido mais religioso - "graça divina" - por causa de Nossa Senhora das Mercês ou, em espanhol, Nuestra Señora de las Mercedes. Em Portugal, tornou-se hábito acrescentar "das Mercês" às meninas nascidas a 24 de Setembro, sendo este o dia onomástico do nome. 
Pessoalmente, Mercedes parece-me um pouquinho pesado e antiquado, enquanto que Mercês me parece mais fresco e juvenil. Pode parecer contraditório, já que Mercês até me lembra o arcaico Brites, mas associo Mercedes a nomes como Dolores, Lurdes, Getrudes e não consigo incluir Mercês neste lote. Juro que mais facilmente o associaria a Beatriz. 
Antes de terminar, gostaria ainda de fazer a ponte com outro nome: lá em cima, mencionei misericórdia que, em inglês, é mercy. Ao que parece, este foi um dos caminhos que levou ao uso de Mércia (o outro está relacionado com Mécia, mas isso fica para outra altura). 
Possivelmente, este post não ajudará em nada a amiga da Ana. No entanto, se Mercedes é o seu nome preferido, nada do que eu possa escrever muda isso, e torno a reafirmar que não há nomes a salvo de piadas... 

Depois da pequena Amália, soube agora que vai nascer um menino chamado Gil! Fico tão feliz quando vejo escolhas deste calibre! 

12 comentários :

  1. Concordo: Mercedes, apesar de ser um nome bonito, soa a marca de automóvel. Já Mercês, ou das Mercês acaba por ter o mesmo significado, mas sem dar azo às tais piadinhas - se bem que, como diz, não existem nomes imunes a essas situações.
    Fico à espera do post acerca da Mércia, que ultimamente me tem interessado bastante :)

    ResponderEliminar
  2. Embora Mercedes também me lembre os carros, conheço 2 Mercedes mais velhas, por isso encaro bem o nome, embora não lhe ache grande piada. Prefiro Mercês sem qualquer dúvida.

    Tenho uma prima que vai ter uma menina Diana, em três ano é a terceira que conheço. De qualquer modo fiquei contente por fugir ao top 5.

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, não associo nadaaa Mercedes a Lurdes, nem a Dolores, nem a Gertrudes, acho até um nome meio que oposto, associava mais a Alexa, Valentina, Olívia... Acho um nome forte e moderno. Tb gosto de Mercês, já Mércia
    não me caí la muito bem.

    Gil e Amália..=) o pessoal dos Blogs está a surpreender pela positiva, será que este ano o ranking sofrerá mudanças significativas? Espero que sim!

    ResponderEliminar
  4. Não desgosto de Mercedes, Mercês para mim soa-me a classe alta e Mércia parece-me um lapso de Márcia...

    ResponderEliminar
  5. nao gosto de nenhum... mas ainda bem que há quem goste. nao teria piada termos todos o mesmo nome.

    ps - adoro Gil!

    ResponderEliminar
  6. Uma miúda com nome de carro? Não gosto muito!

    Mercês faz-me lembrar merenda. Não gosto muito!

    Mécia era o nome de uma rainha de Portugal. Não gosto muito!

    Dos 3, prefiro Mercês.

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço uma menina Maria Mercês, irmã de uma Maria do Carmo... Os pais são pessoas "de bem" cheias de "tiques", portanto associo o nome isso...Não gosto.

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Apesar deste ser um post já antigo estou bastante interessada no nome Mercês. Vou ter um bebé na próxima primavera e andamos a selecionar a lista dos nomes favoritos. Confesso que sempre pensei que iria ter um menino, por isso idealizamos mais nomes masculinos, mas a ultima ecografia levantou dúvidas quanto ao sexo e, provavelmente será menina, daí o nosso dilema... Sempre gostamos de Constança, mas parece cada vez mais vulgar, agora apaixonei-me por Mercês e não obtenho bom feedback... O pai gosta, mais ou menos, diz ele...
    O que acha a Filipa? E como poderia compor este nome? Estou inclinada para Mercês Maria. Alguma sugestão?
    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)