Aline

em 16/04/13


Há uns dias, pedi ajuda no Facebook no sentido de encontrar os nomes brasileiros que foram marcando as gerações e houve duas pessoas que apontaram Aline como um dos nomes mais populares dos anos 80. 
Aline, tal como Alina, é uma contração de Adelina [ou Adéline, em francês], que é considerada a forma culta do nome e de onde também surge Adélia. O significado destes três nomes anda em torno de "nobre", já que, originalmente, Adelino significa "homem nobre". Há ainda quem o aproxime de Helena, através de Eileen, mas este parece estar mais relacionado com Avelina e, por aí, com Evelina e Eveline. 
Sendo um nome conotado com os anos 80, é possível que no Brasil já tenha perdido a frescura com que eu o encaro. Em Portugal, Aline não é um nome muito ouvido, apesar de já estar no top 100, com 45 registos de 2012 - mais 11 do que no ano anterior. Pessoalmente, acho que é uma ótima e delicada alternativa a Alice e é um nome que recomendo sem hesitações. 
Enquanto pesquisava sobre Adelina, li que foi um nome muito comum em Portugal durante a Idade Média. Por curiosidade, fui pesquisar as combinações presentes nos arquivos da Torre do Tombo e encontrei nomes muito interessantes, pelo que optei por "contrair" Adelina para Aline e cheguei aos seguintes nomes: 

  • Joana Aline
  • Teresa Aline
  • Matilde Aline
  • Antónia Aline

28 comentários:

  1. Conheço 3 Alinas, duas que andaram ao mesmo tempo que eu na escola e outra que foi minha professora na faculdade que deve ter nascido no início dos anos 70.

    Talvez por isso, prefira Alina a Aline, acho Aline muito francês. Mas sem dúvida que tanto um como outro ainda se podem considerar nomes frescos entre nós.

    ResponderEliminar
  2. Conheço uma Aline que hoje deve estar com 5 ou 6 anos cujos pais são ambos portugueses! Quando a conheci há uns anos não estranhei o nome pois já o tinha ouvido em alguma telenovela e até mesmo através da actriz Aline Moraes mas nunca conheci nenhuma outra menina portuguesa com o mesmo nome.

    ResponderEliminar
  3. Adoro Aline. Curiosamente passei a gostar deste nome por causa de uma marca chamada Aline in Wonderland.
    Também gosto do nome da menina da foto: Dannielynn.

    ResponderEliminar
  4. Tenho grandes amigas chamadas Aline. Era um nome muito comum na década de 80, mas não conheço nenhuma criança com esse nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,então tenho 12 anos e me chamo Aline,bom meu avô paterno é português, porém não teve muita participação a escolha de meu nome, pois agora ele não está mas entre nós, não acho feio meu nome, mas também não acho um nome tão comum, conheço 3 Aline,uma de 30 outra de 20 e outra de 5,,,e Alina nunca ouvi falar,enfim só pra te falar, pois sou uma aline nova

      Eliminar
  5. Hmmmm Aline é permitido em Portugal? Pensava que só aceitavam Alina... Se sim então Camile, Celine, Emílie, Rose, também poderiam ser aceites não? Acho que ficam muito mais delicados, assim como Aline em vez de Alina. Seja como for, não desgosto de Aline (que sem duvida identifico como nome brasileiro).
    Não gosto de Adelina, Avelina e Evelina, mas adorei Eveline! =)

    ResponderEliminar
  6. Achei curioso este tema do Aline...nasci em 1988 e a minha mãe chamou-me Aline toda a gravidez. Quando chegou ao registo não o permitiram, disseram-lhe que era francês. Só deixavam Alina, e a minha mãe não gostou. Contrariamente à ideia que prevalece de ser um nome estrangeiro, influencia do Brasil ou França, Aline foi outrora comum em Portugal. A minha mãe, que era do interior, queria dar-me este nome por ser o de uma prima dela, e conheci-a outras Alines, pelo que ficou muito aborrecida com a resposta que obteve no registo. Acabei por ser registada somente 30 dias depois de nascer, com o super comum Sofia. Hoje está na lista (foi o primeiro que procurei quando começou a haver a lista do IRN. Outros tempos em que não havia "regras" mutio bem definidas..num outro registo, ou confrontando com a própria prima registada em Portugal, talvez tivessem autorizado. Paciência, mas fiquei sempre com uma pena de não me ter chamado Aline.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso que eu nasci em 1988 e me chamo Aline, minha filha se chama Sofia e somos brasileiras

      Eliminar
  7. Fico tão contente com o feedback positivo a este nome, acho que é mesmo fofo! E sim Ana, é aprovado! :D
    Sofia, poderá vir a ponderar Aline para uma filhota? :)

    ResponderEliminar
  8. Aline era o nome das minhas "filhas" quando brincava de bonecas, engraçado pq minha mãe tb chamava as bonecas dela de Aline. Gosto bastante.

    ResponderEliminar
  9. Filipa, um irmão meu (filho de outra mãe, pelo que suponho que desconhecia a intenção dos meus pais de me chamarem Aline), casou-se com uma brasileira, e deram o nome Aline à bebé que tiveram. Portanto, com uma sobrinha com este nome, ficou de imediato de parte para filhos meus. Caso contrário, seria um a ponderar.

    ResponderEliminar
  10. Gosto, é um nome mto fofo...

    ResponderEliminar
  11. Aline o nome da minha amiga brasileira !!! ela tem atualmente 31 anos era um nome muito usado no Brasil da década de 80. Acho lindo e ela é Aline Lindalva

    ResponderEliminar
  12. Sou brasileira e me chamo Aline. Esse nome é muito comum no Brasil mesmo, acho que conheci umas três Alines. (risos) beijos as minhas amigas portuguesas!

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma prima que se chama Aline Viviane.

    ResponderEliminar
  14. Vocês não tem ideia do que foi ser criança nos anos 80 e se chamar Aline..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Aline, fale-nos sobre isso, é importante perceber como é que os nomes populares nos podem afectar!

      Eliminar
  15. Meu nome é Aline, nasci em 1989... bem no auge da novela "Que Rei Sou Eu?" da Rede Globo (fev. 1989 à set. de 1989).
    Minha mãe diz que colocou porque ouviu uma amiga chamando a filha por este nome. Minha irmã, diz que quando nasci estava passando essa novela da Globo e a protagonista se chamava Aline... minha mãe já gostava do nome e minha minha irmã deu uma forcinha, eis aqui a Aline... kkkk

    Posso falar com propriedade deste nome. Não foi só na década de 80, mais início de 90 também nasceram muitas Aline's.

    Quando estudei no fundamental, médio e superior, sempre estive rodeada por Aline's. Eu era identificada pelo meu primeiro sobrenome das outras. Tirando isso, eu acho meu nome bonito, meigo e com um lindo significado "nobre".

    Vejo que a partir da metade de 90 em diante o nome Aline foi ficando "esquecido", infelizmente. Não conheço um bebê ou criança hoje com esse nome.

    Mas, no Brasil é comum os nomes antigos entram e saem de moda com muita facilidade... por exemplo Alice, Sofia, Laura... são nomes considerados antigos... e hoje estão com tudo!

    Quem sabe Aline volte! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro mil vezes Aline ou Alina a uma Sofia.

      Eliminar
  16. Meu nome é Aline Helena, mas sempre fui chamada somente pelo nome Aline, sou brasileira e nasci em 1985 e como outras Aline's disseram nos comentários anteriores foi um nome muito popular nessa época, cheguei a estudar numa classe que havia 4 pessoas com meu nome e éramos chamadas por nossos sobrenomes por isso. Hoje aprendi a apreciar mais meu nome, meu pai o colocou por causa de uma música francesa chamada Aline. Beijos

    ResponderEliminar
  17. Olá

    Nasci em 2001 e por incrível que pareça, minha mãe escolheu meu nome baseado num livro cristão (ela é religiosa), onde dizia que Aline significava "rainha da terra e rainha dos animais".
    De fato sinto uma grande ligação com as plantas e todos os seres vivos - desde chorar quando piso numa formiga a não ter coragem de vacinar minhas gatas - Mas minha mãe disse que o que mais lhe chamou atenção, foi que no fim do meu nome, tem o início do dela
    Ela se chama Inês, portanto AlInes.
    Sinto que significa um elo entre nós.
    Já minha irmã sugeriu Aline Carolina, mas não colou.

    ResponderEliminar
  18. Eita , Eu nasci em 1998 e tinha uma Aline que morava na casa do lado da minha , tinha uma que era filha da melhor amiga da minha mae , e conheco 3 que nasceram no mesmo ano e mês que eu que moram também na mesma cidade rsrs e tem + uma na empresa que trabalho! muita Aline por Rondônia

    ResponderEliminar
  19. Eu me chamo Aline,tenho 22 anos e conheço muitas Alines, inclusive crianças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me chamo Aline,tenho 35 anos,minha mãe colocou por causa de uma música francesa que ela gostava muito na época, acho um nome simples e nunca me causou problemas,só porém na minha escola existia mais Alines..Hoje quase não vejo crianças com esse nome,quem sabe um dia volte a moda novamente 😍

      Eliminar
  20. Olá, tenho 37 anos e me chamo Aline, minha mãe me deu esse nome por causa de uma recém nascida que estava no hospital muito fraquinha e com possibilidade de não sobreviver, minha mãe viu que ela era muito forte e que estava lutando muito pra viver, então foi aí que ela teve essa idéia de me dar esse nome, ela diz que Aline é um nome forte kkk

    ResponderEliminar
  21. Me chamo Aline ,e acho esse nome lindo, nasci em 2000 e tenho 20 anos , conheço apenas 2 pessoas com esse nome onde moro ,e ambas tem 25 anos , não conheço nem uma outra mais nova rsrsrs

    ResponderEliminar
  22. Conheço Uma Aline E Ela Nasceu Em 2012

    ResponderEliminar
  23. Também prefiro Alina a Aline. Alina é um nome comum na Europa de Leste e em alguns países islâmicos como o Paquistão com o significado de "delicada." Além disso, também é o nome da moura que o trovador Abdalá se apaixonou da lenda de Marim de Olhão.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)