Aline

16.4.13


Há uns dias, pedi ajuda no Facebook no sentido de encontrar os nomes brasileiros que foram marcando as gerações e houve duas pessoas que apontaram Aline como um dos nomes mais populares dos anos 80. 
Aline, tal como Alina, é uma contração de Adelina [ou Adéline, em francês], que é considerada a forma culta do nome e de onde também surge Adélia. O significado destes três nomes anda em torno de "nobre", já que, originalmente, Adelino significa "homem nobre". Há ainda quem o aproxime de Helena, através de Eileen, mas este parece estar mais relacionado com Avelina e, por aí, com Evelina e Eveline. 
Sendo um nome conotado com os anos 80, é possível que no Brasil já tenha perdido a frescura com que eu o encaro. Em Portugal, Aline não é um nome muito ouvido, apesar de já estar no top 100, com 45 registos de 2012 - mais 11 do que no ano anterior. Pessoalmente, acho que é uma ótima e delicada alternativa a Alice e é um nome que recomendo sem hesitações. 
Enquanto pesquisava sobre Adelina, li que foi um nome muito comum em Portugal durante a Idade Média. Por curiosidade, fui pesquisar as combinações presentes nos arquivos da Torre do Tombo e encontrei nomes muito interessantes, pelo que optei por "contrair" Adelina para Aline e cheguei aos seguintes nomes: 

  • Joana Aline
  • Teresa Aline
  • Matilde Aline
  • Antónia Aline

14 comentários :

  1. Conheço 3 Alinas, duas que andaram ao mesmo tempo que eu na escola e outra que foi minha professora na faculdade que deve ter nascido no início dos anos 70.

    Talvez por isso, prefira Alina a Aline, acho Aline muito francês. Mas sem dúvida que tanto um como outro ainda se podem considerar nomes frescos entre nós.

    ResponderEliminar
  2. Conheço uma Aline que hoje deve estar com 5 ou 6 anos cujos pais são ambos portugueses! Quando a conheci há uns anos não estranhei o nome pois já o tinha ouvido em alguma telenovela e até mesmo através da actriz Aline Moraes mas nunca conheci nenhuma outra menina portuguesa com o mesmo nome.

    ResponderEliminar
  3. Adoro Aline. Curiosamente passei a gostar deste nome por causa de uma marca chamada Aline in Wonderland.
    Também gosto do nome da menina da foto: Dannielynn.

    ResponderEliminar
  4. Tenho grandes amigas chamadas Aline. Era um nome muito comum na década de 80, mas não conheço nenhuma criança com esse nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,então tenho 12 anos e me chamo Aline,bom meu avô paterno é português, porém não teve muita participação a escolha de meu nome, pois agora ele não está mas entre nós, não acho feio meu nome, mas também não acho um nome tão comum, conheço 3 Aline,uma de 30 outra de 20 e outra de 5,,,e Alina nunca ouvi falar,enfim só pra te falar, pois sou uma aline nova

      Eliminar
  5. Hmmmm Aline é permitido em Portugal? Pensava que só aceitavam Alina... Se sim então Camile, Celine, Emílie, Rose, também poderiam ser aceites não? Acho que ficam muito mais delicados, assim como Aline em vez de Alina. Seja como for, não desgosto de Aline (que sem duvida identifico como nome brasileiro).
    Não gosto de Adelina, Avelina e Evelina, mas adorei Eveline! =)

    ResponderEliminar
  6. Achei curioso este tema do Aline...nasci em 1988 e a minha mãe chamou-me Aline toda a gravidez. Quando chegou ao registo não o permitiram, disseram-lhe que era francês. Só deixavam Alina, e a minha mãe não gostou. Contrariamente à ideia que prevalece de ser um nome estrangeiro, influencia do Brasil ou França, Aline foi outrora comum em Portugal. A minha mãe, que era do interior, queria dar-me este nome por ser o de uma prima dela, e conheci-a outras Alines, pelo que ficou muito aborrecida com a resposta que obteve no registo. Acabei por ser registada somente 30 dias depois de nascer, com o super comum Sofia. Hoje está na lista (foi o primeiro que procurei quando começou a haver a lista do IRN. Outros tempos em que não havia "regras" mutio bem definidas..num outro registo, ou confrontando com a própria prima registada em Portugal, talvez tivessem autorizado. Paciência, mas fiquei sempre com uma pena de não me ter chamado Aline.

    ResponderEliminar
  7. Fico tão contente com o feedback positivo a este nome, acho que é mesmo fofo! E sim Ana, é aprovado! :D
    Sofia, poderá vir a ponderar Aline para uma filhota? :)

    ResponderEliminar
  8. Aline era o nome das minhas "filhas" quando brincava de bonecas, engraçado pq minha mãe tb chamava as bonecas dela de Aline. Gosto bastante.

    ResponderEliminar
  9. Filipa, um irmão meu (filho de outra mãe, pelo que suponho que desconhecia a intenção dos meus pais de me chamarem Aline), casou-se com uma brasileira, e deram o nome Aline à bebé que tiveram. Portanto, com uma sobrinha com este nome, ficou de imediato de parte para filhos meus. Caso contrário, seria um a ponderar.

    ResponderEliminar
  10. Gosto, é um nome mto fofo...

    ResponderEliminar
  11. Aline o nome da minha amiga brasileira !!! ela tem atualmente 31 anos era um nome muito usado no Brasil da década de 80. Acho lindo e ela é Aline Lindalva

    ResponderEliminar
  12. Sou brasileira e me chamo Aline. Esse nome é muito comum no Brasil mesmo, acho que conheci umas três Alines. (risos) beijos as minhas amigas portuguesas!

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma prima que se chama Aline Viviane.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)