Vito & Vida

em 26/03/13


O nome Vida saltou para a ribalta quando o ator norte-americano Matthew McConaughey e a sua esposa, a brasileira Camila Alves, o escolheram para a filha. Curtinho, com um significado muito forte e vibrante, acho que Vida só não tem mais admiradores por causa do substantivo feminino. Em 2012, não houve nenhum registo de Vida como primeiro nome e o mesmo se passou com Vito. Fiz uma pesquisa no blog e, garantidamente, este nome masculino já tinha passado por mim mas, só há pouco tempo é que captou mesmo a minha atenção, quando procurava sugestões para uma leitora que queria nomes curtinhos e diferentes para o seu bebé. Vitus significa vida, através do latim Vitus, sendo ainda uma variante de Guido, pelo germânico Wido.  Por esta ordem de ideias, Gui & Vida até seria um conjuntinho fofo para irmãos, tal como Vito & Guida. Também gosto de Vida & Luz...
Regressando ao significado: existem outros nomes aprovados em Portugal que também significam vida, entre  eles Aixa, Enide, Eva, Viviana, Vivina, Zenaide, Zenaida, Zoa e Zoé para meninas e Vitalino, Vitálio para meninos. Além destes, Noé, Noah e Noa significam "de larga vida" e Omar e Omara significam "cheios de vida".

30 comentários:

  1. Vida acho lindo, mas é preciso coragem!

    Vito não gosto!

    ResponderEliminar
  2. Nem um nem outro. Vital e Zoé parecem-me melhores.

    ResponderEliminar
  3. Para o mesmo significado prefiro Eva...acho que Vida é o típico nome para ser gozado na escola e em Portugal nao estamos habituados a este genero de nomes diferentes o que aumenta a probabilidade de gozo......Vito é ainda mais incomum mas nao me parece tão "gozável" lol. Claro que todos os nomes são potencialmente gozaveis mas é menos provável gozar com um nome frequente e comum do que com um nome muito diferente e ainda para mais que remete para um substantivo obvio como Vida...está mesmo a pedir um joguinho de palavras...loool. Pelo menos é a minha opinião; )

    ResponderEliminar
  4. Vida é muito bonito mesmo :)

    Vito não gosto... mas podia ser um diminutivo de Vitorino ou mesmo de Viriato.

    De qualquer forma, duvido que tivesse coragem de usar. Ainda ontem ouvi várias pessoas a dizer que Xavier (!) é um nome risível... "até por começar por X". enfim.

    ResponderEliminar
  5. Conheço um Vito e é um gato! Dei-lhe o nome Vito pois acho super engraçado, juvenil e enérgico. Algumas pessoas podem achar o meu comentário um pouco ofensivo, mas procuro dar nomes bonitos e não usuais aos gatos e gatinhos que ajudo num refúgio. Para mim são família. :)

    ResponderEliminar
  6. Pois estou com a Infinitiva, Vito vejo como diminutivo, quanto muito um segundo nome. Vida tb não gosto =S

    ResponderEliminar
  7. Olá, sou brasileira (e cidadã portuguesa) e estou a procura de um nome bem lindo para minha terceira filha!! Assim encontrei seu blog! Amei! Acho super difícil escolher nomes, acabo os decidindo somente após o nascimento...Gosto de nomes curtos, simples, fortes e incomuns! Minhas filhas mais velhas chamam-se Linda e Vida. Gosto da ideia de Luz, mas ainda é uma ideia. Pensei em Cristal... Meu marido gosta de Sol. Difícil também é chegarmos num acordo. Você tem mais ideias? Obrigada! Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Que tal Cloe? É delicado e tem um significado interessante: pequeno rebento verde.

    ResponderEliminar
  9. Josi, seria bom ver o post Hippies, leia também os comentários.

    ResponderEliminar
  10. Ava, "como um pássaro"; Fara, "felicidade" (no post Nomes bíblicos femininos).

    ResponderEliminar
  11. Para manter-se na mesma linha do incomum, fuja de nomes como Sol, Luz, Cristal, Mel, Flor, Amora, que embora tenham o mesmo estilo, já estão sendo usados pelos que buscam inovações.

    ResponderEliminar
  12. Josi, o critério de escolha já estabelecido é bem direto, sem subterfúgios, além de incomum: Linda e Vida. Prossiga nessa mesma linha de pensamento sem levar em consideração a quantidade de sílabas.

    ResponderEliminar
  13. O nome Glória, alusivo à Páscoa da Ressurreição, seria um bom nome para menina nascida no Tempo Pascal (que vai até o dia 8 de junho).

    ResponderEliminar
  14. O nome Serena formaria um conjunto harmônico com Linda e Vida.

    ResponderEliminar
  15. Se a menina fosse brasileira minha sugestão seria o nome Solene (talvez não seja permitido em Portugal).

    ResponderEliminar
  16. Nomes incomuns para menina:
    . Pétala
    . Selva.

    ResponderEliminar
  17. Alma, Esperança, Inocência, Justa ou Iusta (latim), Pureza.

    ResponderEliminar
  18. Josi, já foram deixadas sugestões perfeitas, subscrevo quase todos os nomes!
    É paranóia minha, mas no seu lugar começaria por procurar nome que tivessem a letra I, já que é o elo de ligação mais forte entre Vida e Linda. Íris ou Isis poderiam ser opções válidas... E recomendo que espreite o post de hoje sobre Estrela!

    ResponderEliminar
  19. Conjugando letra e estilo: O nome Cristal além de ser do mesmo estilo tem a letra i na primeira sílaba que nem Linda e Vida.

    ResponderEliminar
  20. Com significado óbvio, que nem Linda e Vida, e contendo a letra "i", sugiro os seguintes nomes:
    Cristal
    Tiara
    Íris
    Índia
    Violeta

    ResponderEliminar
  21. Pessoal, estou super feliz com todas as sugestões! Obrigada Filipa e todos!! De tudo o que li, na minha lista constam aqueles que disseram para eu fugir :) Sol, Luz, Cristal, Flor, Amora... Serena também me agrada bastante!! Glória passou em meu pensamento, mas havia esquecido, vou repensar nesta ideia também! A bebe deve nascer em junho, mas não sei se será até dia 8. Volto para me inspirar mais e depois para contar o nome escolhido! Abraços!!

    ResponderEliminar
  22. Josi, Glória será sempre bem-vinda, em qualquer época. E devo lhe dizer que seu pensamento é bastante saudável, vez que esse nome tem tudo que ver com os já escolhidos, Linda e Vida. Estou na torcida por Glória porque a sugestão foi minha.

    ResponderEliminar
  23. Com todo respeito a quem sugeriu os nomes Cloe, Ava e Fara. São bonitos, incomuns, curtos, porém o significado não é claro, não formando, portanto, um conjunto harmônico com os nomes das irmãs Linda e Vida.

    ResponderEliminar
  24. Josi, qual o nome escolhido para sua filha? Fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  25. oi pessoal, voltei para contar, nasceu Cristal para fazer cia às irmãs Vida e Linda! Queria colocar um fotinho das 3, mas não sei como!rs. Grata a todos pelas dicas!

    ResponderEliminar
  26. Que trio harmônico! Escolha melhor não poderia existir. Li os comentários e estou encantada. Percebe-se que os pais são muito criteriosos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  27. Josi, fico feliz por todos vocês, pois não é fácil encontrar nomes que combinem entre si. Observei que vocês levam jeito, visto que já tinham Linda e Vida, que têm tudo que ver. O nome Cristal, como bem ressaltou o anônimo de 2 de maio às 21h07, não poderia ter outro melhor para integrar-se aos nomes das irmãs.

    ResponderEliminar
  28. Josi, muito obrigada por ter vindo cá dar novidades :) Muitas felicidades! Um beijinho

    ResponderEliminar
  29. Eva e Noé tb significam vida?? Que lindo. É o meu nome e o do meu irmão

    Gosto de Vida mas acho que não o poria numa filha se estivesse em Portugal por ter medo de ser demasiado literal. Vitor tenho 2 na família mas a um deles chamamos Vito desde sempre

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)