27 de Março de 2013

Débora


Quando resolvi pedir à minha mãe a sugestão para o nome de hoje, já sabia que haveria de surgir alguma coisa inesperada e a escolha de Débora não me desiludiu. Este era o nome de uma colega de escola da minha mãe, há mais de 50 anos. Imagino que, na altura, Débora parecesse um nome muito moderno; hoje não me parece muito fresco, mas os 82 registos de 2011 e os 86 de 2012 -  e o correspondente 67.º lugar do ranking - mostram que tem mais vitalidade do que eu suporia. Nos EUA, Deborah foi muito popular na década de 50, chegando a ocupar o 2.º lugar dos nomes mais registados em 1955, sendo seguido de perto pela variação Debra (4.º lugar). Juntos, aliás, seriam o nome mais popular desse ano, ultrapassando em larga escala o líder Mary
Derivado do hebraico Deborah, significa "abelha", tal como Jandira e Melissa. A sua versão original, associada ao facto de ser um nome bíblico, remete-me para Sarah, Rebeca, Cipora e, até, Dora
Débora não está na minha lista de nomes preferidos e não me lembro de algum dia o ter recomendado, mas também não o acho feio ou desajustado aos dias que correm e jamais desincentivaria o seu uso.  

11 comentários:

Anónimo disse...

ola muito boa tarde,

Debra é admitido em portugal?
Gosto muito de Débora, mas Debra axo mais original :)

Obrigada

Infinitiva disse...

Debra não está na lista dos nomes admitidos/proibidos, ninguém se deve ter lembrado de perguntar ;) http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/Lista_de_nomes31-03-2012.pdf?nocache=1333375560.38

Não gosto lá muito de Débora... é um bocadinho "estridente" para o meu gosto. De qualquer forma, é um nome que praticamente me passa despercebido!

Patrícia disse...

Eu gosto de Débora, não é um nome bem espetacular, mas o acho agradável. Conheço uma gêmea Débora (Diby) irmã da Denise e uma outra Débora irmã de Bárbara, ambas por volta dos 30 anos.

Anna disse...

Bem...Débora não está mesmo na minha lista de favoritos, mas não considero um nome feio, é um nome diferente dos habituais ditos populares, e por isso é que se torna interessante. Débora faz-me lembrar pessoa trabalhadora e dedicada a tudo o que mete, nao sei porquê....lol engraçado significar "abelha".

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Ontem esqueci-me de dizer que alguns autores também se referem a Amélia e Amália como "laboriosa abelha"...

Sónia disse...

Sinceramente não gosto nada. Faz-me lembrar um programa da Ana Bola há muitos anos que ela era um cantora pimba chamada Débora.

Mas bem nunca conheci pessoalmente nenhuma. Mas uma colega tem uma cunhada que se chama Débora, por acaso ou talvez não, elas são adventistas e na família delas existem realmente alguns nomes bíblicos.

Dora disse...

Não gosto nada de Débora! É dos nomes que menos gosto.

Anónimo disse...

Eu gosto de Débora! Não é demasiado popular, é internacional e tem um significado fofo :)

Alda disse...

Acho Débora um nome forte e elegante. Comporia como irmã de uma Bárbara.

velasco disse...

eu gosto do nome Debora.nao e muito espalhado e tem um xpetacular significado.

sandra disse...

uma das minhas melhores amigas deu o nome debora a filha por causa de uma novela brasileira.pessoalmente nunca gostei mto do nome. ja se passaram 19 anos e ainda nao gosto mto.mas ve se tao pouco que a filha adora o nome por nao conhecer ninguem com esse nome. lol sente se mais especial. foi arriscado, mas a filha adora o nome.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails