Graça

em 20/03/13


Há uns tempos, conheci uma pequenita chamada Maria da Graça a quem os pais tratavam apenas por Graça. Achei que o nome assentava como uma luva naquela menina, o que até foi relativamente surpreendente, já que conheço algumas adultas com este nome e o mesmo nunca despertou muito a minha atenção. Neste momento, acho Graça mais do que recomendável. Não é o mais delicado dos nomes - aliás, a fonia até me parece um pouquinho agressiva - mas as meninas também não são todas dadas aos lacinhos, nem se mantêm sempre na faixa etária dos dois aos quatro anos... 
Graça vem do latim "gratia" e está relacionado com a ideia de graciosidade e elegância. Em Portugal, também são aprovados Grácia, Graciana, Graciela, Graciete, Gracinda e Graciosa mas, apesar de tudo, Graça, apenas, parece-me o mais contemporâneo, até porque Grace é um nome bastante popular nos países de língua inglesa, quer como primeiro, quer como segundo nome (neste caso, Grace & Rose são mesmo muito populares!). E apesar dos poucos registos em 2012 - quatro, apenas - acho que combinaria muito bem com alguns nomes populares femininos e com a maioria masculinos: 


  • Alice & Graça
  • Ana & Graça
  • Carmo & Graça
  • Constança & Graça
  • Laura & Graça
  • Maria & Graça
  • Teresa & Graça

  • Afonso & Graça
  • Duarte & Graça
  • Martim & Graça
  • Rodrigo & Graça
  • Tiago & Graça


19 comentários:

  1. Já não é a primeira vez que comento o blog falar do meu nome, mas não podia mesmo deixar passar ou não fosse eu uma Maria da Graça!

    Nasci em 1990 e passei muito tempo a odiar o meu nome, porque "era nome de velha" consegui que quase todos me tratassem só por Maria, mas mesmo assim não resolvia o problema a 100%, na altura não havia meninas da minha idade chamadas Maria, ou eu não conhecia nenhuma.

    Agora com a idade começo a gostar cada vez mais, quanto ao Maria é de senso comum que é LINDO hehe e Graça há-de acabar por ser aceite! afinal é um nome tão positivo e fresco!

    Infelizmente para mim esta aceitação já não chega a tempo, porque agora sou a Maria, não me conheço por outro nome.

    Adorei o post :D

    ResponderEliminar
  2. Eu que até gosto de nomes "de velha", como muita gente chama, não consigo engraçar com Graça :)

    ResponderEliminar
  3. Sorry, but no. :( Não gosto mesmo nada. Também não gosto de Grace, e muito menos de Graciela, Graciete...


    ResponderEliminar
  4. Adoro Graciosa e Grace :)
    Graça, desdanho um pouco...

    ResponderEliminar
  5. Graça é um pouco estridente, dá-me como que um chelique e faz-me lembrar garça.

    Não gosto de nenhuma dessas alternativas. Com G e curto, Guiomar e Gabi.

    ResponderEliminar
  6. A pessoa q trabalha na casa da minha mãe chama-se Graça. E não é um nome q eu goste, pois sempre é possível fzr piada mesmo sem querer.

    Isso não tem graça, Graça!
    E vc vem trabalhar de graça, Graça?
    Uma graça sua roupa, Graça.

    Não sei se aí em Portugal graça quer dizer a mesma coisa q aqui no BR, mas realmente é um nome confuso.

    ResponderEliminar
  7. Graça?! Que horror. :( Mas também não vejo nenhum nome feminino com G de que goste mesmo, assim de repente.

    ResponderEliminar
  8. Graça tb não me encanta nada...

    ResponderEliminar
  9. Tb acho um bocadinho agressiva a sonoridade, tenho uma tia e uma cunhada com esse nome. Por falar em nomes com G, conheci uma bebé chamada Glória, ou Glorinha como chama a mãe :)

    ResponderEliminar
  10. Conheço uma Maria da Graça jovem que herdou o nome da avó e conheço uma Graça Maria, também relativamente jovem. Ambas são Gracinhas. Para mim é um nome normal, mas não é dos meus favoritos. Está ao nível de Rosário, Carmo, Glória (categoria de nomes com componente religiosa) sendo que tenho um carinho mais especial por Rosário/Rosarinho pois acho muito doce.

    ResponderEliminar
  11. Pois, também nao gosto muito de Graça. não é um nome que caía bem ao meu ouvido. Eu também não gosto muito de nomes começados com G, tirando talvez Giovana e Guiomar, mas mesmo assim, estao longe de ser preferidos..

    ResponderEliminar
  12. Graça é muito mau, não engraço de nenhuma forma. Não me parece que vá renascer em termos de números de registos, a não ser que haja uma menina muita bonita numa telenovela da SIC ou da TVI com esse nome... ahahah

    ResponderEliminar
  13. Nao gosto de Graça... Acho agressivo :S

    ResponderEliminar
  14. Graça também acho um pouco foleiro. Carmo é do mesmo "grupo" e acho melhorzinho. Já Carminho, embora da moda e engraçado numa bebé, não me parece que fique bem numa adulta!

    ResponderEliminar
  15. Até gosto de Graça, mas não entra nos meus nomes favoritos... além disso, o ç fá-lo pouco internacional. Acho que Glória seria um nome que, com a mesma conotação forte e positiva, funcionaria melhor.

    ResponderEliminar
  16. Adoro o nome Graça! E Graciosa é tão doce!
    Mas, principalmente, adoro o par realmente perfeito Grace (Graça em inglês) e Emma (Ema em inglês). Em inglês (Grace) ainda fica mais doce do que em português (Graça). Acho doce, calmo, suave...

    ResponderEliminar
  17. Alice e Graça
    Isabel e Graça
    Rosa e Graça
    Margarida e Graça

    Graça e Martim
    Graça e Vasco
    Graça e Tomé
    Graça e Afonso

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  18. Adoro meu nome MARIA DA GRAÇA. ACHO SIMPLESMENTE LINDO. Meus pais fizeram a escolha perfeita. Gosto, principalmente quando me tratam com o nome composto. Só Maria não me agrada, até demoro para atender, pois não estou acostumada. Geralmente me tratam por Graça, mas também amo ser chamada de GRACINHA... MUITO CARINHOSO!!!

    ResponderEliminar
  19. Adoro Maria da Graça e Graça Maria. Nomes portugueses airosos e simples.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)