Graça

20.3.13


Há uns tempos, conheci uma pequenita chamada Maria da Graça a quem os pais tratavam apenas por Graça. Achei que o nome assentava como uma luva naquela menina, o que até foi relativamente surpreendente, já que conheço algumas adultas com este nome e o mesmo nunca despertou muito a minha atenção. Neste momento, acho Graça mais do que recomendável. Não é o mais delicado dos nomes - aliás, a fonia até me parece um pouquinho agressiva - mas as meninas também não são todas dadas aos lacinhos, nem se mantêm sempre na faixa etária dos dois aos quatro anos... 
Graça vem do latim "gratia" e está relacionado com a ideia de graciosidade e elegância. Em Portugal, também são aprovados Grácia, Graciana, Graciela, Graciete, Gracinda e Graciosa mas, apesar de tudo, Graça, apenas, parece-me o mais contemporâneo, até porque Grace é um nome bastante popular nos países de língua inglesa, quer como primeiro, quer como segundo nome (neste caso, Grace & Rose são mesmo muito populares!). E apesar dos poucos registos em 2012 - quatro, apenas - acho que combinaria muito bem com alguns nomes populares femininos e com a maioria masculinos: 


  • Alice & Graça
  • Ana & Graça
  • Carmo & Graça
  • Constança & Graça
  • Laura & Graça
  • Maria & Graça
  • Teresa & Graça

  • Afonso & Graça
  • Duarte & Graça
  • Martim & Graça
  • Rodrigo & Graça
  • Tiago & Graça


16 comentários :

  1. Já não é a primeira vez que comento o blog falar do meu nome, mas não podia mesmo deixar passar ou não fosse eu uma Maria da Graça!

    Nasci em 1990 e passei muito tempo a odiar o meu nome, porque "era nome de velha" consegui que quase todos me tratassem só por Maria, mas mesmo assim não resolvia o problema a 100%, na altura não havia meninas da minha idade chamadas Maria, ou eu não conhecia nenhuma.

    Agora com a idade começo a gostar cada vez mais, quanto ao Maria é de senso comum que é LINDO hehe e Graça há-de acabar por ser aceite! afinal é um nome tão positivo e fresco!

    Infelizmente para mim esta aceitação já não chega a tempo, porque agora sou a Maria, não me conheço por outro nome.

    Adorei o post :D

    ResponderEliminar
  2. Eu que até gosto de nomes "de velha", como muita gente chama, não consigo engraçar com Graça :)

    ResponderEliminar
  3. Sorry, but no. :( Não gosto mesmo nada. Também não gosto de Grace, e muito menos de Graciela, Graciete...


    ResponderEliminar
  4. Adoro Graciosa e Grace :)
    Graça, desdanho um pouco...

    ResponderEliminar
  5. Graça é um pouco estridente, dá-me como que um chelique e faz-me lembrar garça.

    Não gosto de nenhuma dessas alternativas. Com G e curto, Guiomar e Gabi.

    ResponderEliminar
  6. A pessoa q trabalha na casa da minha mãe chama-se Graça. E não é um nome q eu goste, pois sempre é possível fzr piada mesmo sem querer.

    Isso não tem graça, Graça!
    E vc vem trabalhar de graça, Graça?
    Uma graça sua roupa, Graça.

    Não sei se aí em Portugal graça quer dizer a mesma coisa q aqui no BR, mas realmente é um nome confuso.

    ResponderEliminar
  7. Graça?! Que horror. :( Mas também não vejo nenhum nome feminino com G de que goste mesmo, assim de repente.

    ResponderEliminar
  8. Graça tb não me encanta nada...

    ResponderEliminar
  9. Tb acho um bocadinho agressiva a sonoridade, tenho uma tia e uma cunhada com esse nome. Por falar em nomes com G, conheci uma bebé chamada Glória, ou Glorinha como chama a mãe :)

    ResponderEliminar
  10. Conheço uma Maria da Graça jovem que herdou o nome da avó e conheço uma Graça Maria, também relativamente jovem. Ambas são Gracinhas. Para mim é um nome normal, mas não é dos meus favoritos. Está ao nível de Rosário, Carmo, Glória (categoria de nomes com componente religiosa) sendo que tenho um carinho mais especial por Rosário/Rosarinho pois acho muito doce.

    ResponderEliminar
  11. Pois, também nao gosto muito de Graça. não é um nome que caía bem ao meu ouvido. Eu também não gosto muito de nomes começados com G, tirando talvez Giovana e Guiomar, mas mesmo assim, estao longe de ser preferidos..

    ResponderEliminar
  12. Graça é muito mau, não engraço de nenhuma forma. Não me parece que vá renascer em termos de números de registos, a não ser que haja uma menina muita bonita numa telenovela da SIC ou da TVI com esse nome... ahahah

    ResponderEliminar
  13. Graça também acho um pouco foleiro. Carmo é do mesmo "grupo" e acho melhorzinho. Já Carminho, embora da moda e engraçado numa bebé, não me parece que fique bem numa adulta!

    ResponderEliminar
  14. Até gosto de Graça, mas não entra nos meus nomes favoritos... além disso, o ç fá-lo pouco internacional. Acho que Glória seria um nome que, com a mesma conotação forte e positiva, funcionaria melhor.

    ResponderEliminar
  15. Adoro o nome Graça! E Graciosa é tão doce!
    Mas, principalmente, adoro o par realmente perfeito Grace (Graça em inglês) e Emma (Ema em inglês). Em inglês (Grace) ainda fica mais doce do que em português (Graça). Acho doce, calmo, suave...

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)