Alma

20.2.13


Racionalmente, não tenho argumentos que consigam explicar o porquê da minha paixão pelo nome Alma. Sou uma pessoa instrospectiva q.b., mas não sou muito dada à espiritualidade ou à religiosidade, portanto não é isso que me faz gostar deste nome. É qualquer outra coisa, creio que mais relacionada com a beleza semântica da palavra, que me faz pensar que é um dos nomes mais bonitos que conheço. 
Descontextualizado, acho que é um nome com o mesmo potencial de Luz, ainda que, a meu ver, seja mais elegante, mas estou ciente de que o seu uso seria quase sempre associado às almas penadas ou às alminhas que vemos pelas estradas fora. 
Alma deriva do latim almus e significa "que nutre", mas encontrei ainda referências ao germânico helm - "protecção". E por falar em alma, o que acham de Enide,  que significa "espírito"?  

14 comentários :

  1. Adorei Enide! Luz gosto também, mas Alma...hum, mais ou menos, mas não acho um nome nada feio e é bastante original ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei Enide! Luz gosto também, mas Alma...hum, mais ou menos, mas não acho um nome nada feio e é bastante original ;)

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Luz, de Alma não.
    Ontem ouvi um nome que à partida não me despertava muito a atenção num bebé muito simpático e risonho e achei que lhe assentava na perfeição: Romeu!

    ResponderEliminar
  4. Alma é, atualmente, e sem dúvida nenhuma, o meu nome favorito! :D

    Não ligo nada a Religião, mas gosto da ideia de "ser uma pessoa com alma", de se ser única.

    Para além do lindíssimo significado literal em Português, é um nome muito internacional (está nos tops em Espanha e nos países da Escandinávia, e não é de todo desconhecido em Inglaterra e nos EUA), soa bem e é curtinho, e é um nome que, apesar de ainda muito raro em Portugal (4 registos em 2011 e 2 em 2012), não me parece que choque ninguém - e toda a gente sabe escrever ;) Em suma, é um nome perfeito! :)

    Se há Alda, Aida e Elma (uma das irmãs do Ronaldo), porque é que Alma era até há tão pouco tempo proibido?
    (e para quem não gostar... acho que é daqueles nomes que primeiro estranha-se e depois entranha-se :P)

    _______________________
    Não gosto de Enide, acho que não soa bem... E faz-me lembrar Eneida, a obra épica.


    ResponderEliminar
  5. Eu adoro Luz. Gosto bastante de Alma...É um nome curtinho mas doce. Mas ainda estranho um pouco. Enide não gosto.

    ResponderEliminar
  6. Nao gosto de Enide :S

    Nao desgosto de Luz

    Gosto muito de Alma :)

    ResponderEliminar
  7. É um nome interessante, com uma bonita sonoridade, mas para mim não é usável por ter uma carga religiosa/espiritual muito forte. Sou uma pessoa bastante espiritual e seria demasiado "peso" para uma criança que, educada por mim, iria ter muitas referências religiosas. Um nome a combinar parece fundamentalismo :)

    ResponderEliminar
  8. ALMA inspira doçura, beleza, ao mesmo tempo é simples e complexa, pois é vida.
    Que linda é a ALMA, netinha muito amada! FFMJ

    ResponderEliminar
  9. Não gosto do nome Alma, também nunca vi este nome aqui no Brasil. Conheço Fidalma, latim, significa "alma fiel" (é minha amiga e, por isso, acabei gostando do nome). Não conhecia Enide, é um tanto estranho. A propósito, o nome Nádia, do sânscrito, significa "espírito de luz". O nome Luz aqui no Brasil é usado na composição Maria da Luz.

    ResponderEliminar
  10. Outros nomes que possuem significado semelhante (alma, espírito): Alcina, Flamínia Idomeu, Ísis.

    ResponderEliminar
  11. Cara Filipa, tinha quase certeza de que sua escolha seria o nome Alma, inclusive estava torcendo para acertar; mas de qualquer forma o nome Frederica reflete bem seu perfil.

    ResponderEliminar
  12. Marg, poderia mesmo ter escolhido Alma, porque gosto bastante... Como disse, foi uma escolha muito difícil!

    Já agora, qual é o meu perfil? :D

    ResponderEliminar
  13. Filipa, de tanto acessar seu blog passei a conhecer seu estilo no tocante a nomes próprios, que a bem dizer, difere bastante do meu, que sou brasileira. Abraços.

    ResponderEliminar
  14. O nome Alma é un dos nomes fe mininos mais bonitos que eu conheço.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)