Viriato

em 10/01/13


Apesar de nunca ter vivido em Viseu, a cidade faz parte da minha identidade, por ser a cidade-natal da minha família paterna e ainda guardo na memória o dia em que o meu pai me explicou o que era a Cava de Viriato e do orgulho que senti quando, pouco depois, na escola, fui a única a conseguir identificar o chefe do exército lusitano. Mas concentremo-nos no nome que, apesar de ser bastante raro - entre 2011 e 2018, Viriato foi registado em 22 meninos - é aprovado em Portugal. 
Aparentemente, significa "adornado com vírias", que seriam braceletes. Um bocado efeminado para um nome tão forte, mas acho que ninguém escolheria este nome por aquilo que significa literalmente, mas sim pela sua mística. Por outro lado, Viriato poderá ter origem em "uiros", que remeteria para "varão", algo que seria explicado através de uma ligação a dialectos celtas, germânicos e itálicos.
Sei que não é um nome fácil de se gostar mas estará assim tão longe de, por exemplo, Rodrigo? E sabendo que Vicente, Valentim e Vitória são tendências bem evidentes, não poderia Viriato apanhar boleia, tendo em mente que é um nome fortemente ligado às raízes lusas ou é praticamente impossível dissociá-lo do guerreiro? Eu utiliza-lo-ia sem dificuldade como segundo nome, juntamente, por exemplo, com João, Miguel ou Nuno.

13 comentários:

  1. Como primeiro tenho as minhas dúvidas, mas como segundo nome acho excelente!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso acho piada ao nome, precisa de um empurrão para ser usado...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho piada ao nome é um daqueles nomes raros que chama a atenção e acho que um Viriato encaixa bem com o Afonso, Pedro, Martim, Henrique, Dinis, Sancho. Nomes que associo muito à monarquia e ao início da Nação.

    ResponderEliminar
  4. Nunca conheci um Viriato. Por aqui não é muito usado, até porque não faz parte da nossa cultura como faz da sua. Achei interessante o significado, não achei afeminado, parece nome de homem abastado! Rs...

    ResponderEliminar
  5. Viriato é um nome fantástico: tem sonoridade, é bem 'nosso', não é muito utilizado, presta-se bem a petit nom e pode ser usado por qualquer adulto com orgulho. É daqueles que raramente me ocorrem, mas acho bem perto de Sancho e Dinis, por exemplo.

    ResponderEliminar
  6. Conheço um Viriato irmão de uma Benedita, ele com 20 anos, ela com 15. Adoro os dois nomes de paixão. Lembro-me de quando nasceram toda a gente torcer o nariz, e eu sempre a elogiar.
    Acho que Viriato se encaixa perfeitamente nos nomes de hoje em dia.

    Catarina

    ResponderEliminar
  7. Um nome cheio de significado, e com mais romantismo que os nomes "monárquicos", na minha opinião. Acho-o demasiado forte e parece-me que lhe falta um toque "divertido" que gosto de ver no nome de uma criança.

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha pensado em Viriato, obrigada pela lembrança! :) acho um nome giro, forte e masculino! E clássico... Tal como Sancho que tanto adoro, Damiao, Bernardo... Viriato vai direitinho para o meu top!

    ResponderEliminar
  9. Viriato é o nome que daria sem dúvida se tivesse um filho agorinha mesmo, en honra às minhas raízes beirãs e a um querido tio-avô. Obrigada Filipa!

    ResponderEliminar
  10. É um nome muito forte e difícil de esquecer. Eu que sou sempre reticente a segundos nomes, acho Viriato um segundo nome muito interessante que pode enriquecer um primeiro nomes simples. Gosto muito de Nuno Viriato!

    ResponderEliminar
  11. Acho o nome muito Tuga.

    Mas acho que se me basear na História de Portugal, não encontro nomes no meu top 10. Por exemplo:
    - Dinís (na época, Diniz)
    - Pêro
    - Fernão
    - Nuno

    No entanto, Viriato até é um nome engraçado.

    ResponderEliminar
  12. O meu filho tem 1 ano e 4 meses e chama-se Viriato.
    Não o vejo com outro nome e posso dizer que faz enorme sucesso.

    ResponderEliminar
  13. O meu filho tem 1 ano e 4 meses e chama-se Viriato (nome próprio sem qualquer tipo de composto).
    O nome faz sucesso, ninguém esquece e tem uma piada especial. Não lhe daria nenhum outro.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)