Nomes femininos com três letras - Lis & Liz

em 04/01/13


No ano passado, sempre que me pediam para pensar num nome composto feminino, Liz surgia como opção, beneficiando da enorme popularidade [e, consequentemente, da saturação] de Beatriz e também porque é um nome muito curtinho, o que vai ao encontro das tendências modernas internacionais. Desta vez, concentremo-nos nos nomes franceses contemporâneos. Há uns tempos vimos aqui a lista de tendências para 2013 e mais tarde, no Nameberry, a autora destas projecções dizia que os nomes franceses para bebés nunca foram tão curtos quanto hoje e que, neste ano, serão poucos os nomes com mais de cinco letras, destacando ainda a popularidade dos nomes que contêm apenas três, como Léa, Leo e Zoé. Em Portugal, a lista de nomes femininos com três letras admitidos a registo não é muito extensa, mas é bastante eclética:

  • Ana, Ema, Eva & Iva 
  • Luz, Paz & Pia
  • Lia & Mia
  • Lis & Liz
  • Lua, Noa & Sol
  • Bia & Isa
  • Ava & Lea
  • Ada, Eda, Ida, Ima, Jil & Zoa 

Para já, os nomes curtíssimos não têm grande impacto em Portugal - e é uma pena! - e no caso dos nomes masculinos, acho que passarão muitos e muitos anos até que tal possa vir a acontecer. Destes 24 nomes, apenas cinco tiveram mais de cinquenta registos em 2011: Eva (388), Ema (185), Lia (166), Mia (51) e, claro, Ana (1819), que está aqui por outros motivos.
Acho que o trio Luz, Paz e Pia teria tudo para ser um sucesso junto das pessoas com gostos mais tradicionais e Luz até conseguiria facilmente transitar para o grupinho dos nomes mais associados à natureza, como Lua, Sol e até mesmo Lis.
E regressando ao início do post, acho que Lis e Liz poderão perfeitamente começar um percurso ascendente, assim que as pessoas começaram a reparar neles. Ao contrário de Mia e Lia, não têm problemas com a terceira pessoa do pretérito imperfeito, não são sigla de Imposto, como Iva, nem são ligeiramente esotéricos, como Lua ou Sol. Lis é nome de rio português e outra forma de referência a Lírio (e, por sua vez, a Íris) e Liz poderá ser apenas um diminutivo de Elizabeth ou um hipocorístico de Maria Luísa. São nomes delicados, que remetem para coisas positivas e, um pouco antagonicamente, tanto me parecem modernos, como um pouco retrô, o que poderá ser explicado pela proximidade de Luís. E se ainda assim não atraírem como primeiro nome, então o melhor a fazer é tentar conjugá-lo com outro nome e, nesse caso, a tarefa nem sequer é difícil e os resultados podem ser verdadeiramente surpreendentes. 

36 comentários:

  1. Aqui no Brasil só Isa, Lis e Eva é q eu vejo possibilidades de crescimento, Mia e Ema sem chances. Adoraria ver Lua e Ada.

    Conheço 2 bebê Elis, mas soa mais delicado Lis/Liz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que aqui no Brasil, Isa, e Lia, podem começar a gostar, aliás acho que a minha será Lia. Ana já é sucesso por aqui. Ema, Mia e Pia, brasileiro nunca vai gostar.

      Eliminar
  2. Conheço Anas (claro), Eva (adulta), Luz (criança pequena), Lia (adulta), Sol (em nome composto de rapaz) e Isa (jovem adulta).
    Acredito que Ana ganhe importância como nome único, e numa maior popularidade de Ema (tenho quase a certeza que está em crescendo!), Eva, Iva, Luz, talvez Lia (gosto bastante) e Mia, talvez Lis e Liz (porque não?) e Lua. Os restantes tenho muitas dúvidas.
    Pia não acredito - já estou a ver os trocadilhos com aves e o significado religioso parece-me demasiado forte.

    ResponderEliminar
  3. Mel também é um nome curto e que tem ganho adeptos, conheço duas bebés com esse nome.
    Não sou fã de nomes curtos, apesar de os achar bonitos vejo-os apenas como diminutivos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei dos nomes :)
    Gostava de pedir uma ajuda. Gosto de nomes compostos, a minha filhota chama-se Laura Margarida e estamos nos treinos para outro bebé. Gostava de ajuda com nomes que combinem com Vicente e Júlia, acho que não é nada fácil. Obrigada e um bom fimd e semana.
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui no Brasil se usa muito Ana Júlia ou Maria Julia (Maju é o apelido carinhoso). Já Vicente quando composto é com João: João Vicente. Mas eu não usaria. Vicente é lindo e será o nome do meu filho se for menino. Já se for menina, estou entre Gaia, Liz, Alice ou Anaterra. O que acham?

      Eliminar
  5. Gosto muito de Liz! :) Lis não tanto.
    no entanto, eu não consigo dizer os Ls, por isso nunca daria esse nome a uma filha...

    Trinomes com potencial: Ana (será a nova Maria?), Ema, Jil (tão giro!), Eva, Isa, Liz/Lis.

    Iva é que eu acho que não vai ter popularidade ahahah

    ResponderEliminar
  6. Gosto mais de nomes compridos mas não desgosto de Lis/Liz :)
    Já agora e não tem nada a ver com o post mas no prédio da minha avó num bairro típico lisboeta mora um casal jovem muito ao estilo intelectual-hippie-chic com as duas filhas pequenas que eu sempre achei amorosas com os seus olhos azuis enormes e caracóis escuros. Esta semana cruzei-me com os pais e as meninas e não resisti a perguntar-lhes os nomes, fiquei agradavelmente surpreendida quando ouvi Elisa e Cecília. Acho o máximo!

    ResponderEliminar
  7. Violeta, não incluí Mel porque forçosamente precisa de um primeiro nome, então perde-se um bocado a essência do nome curtinho ;D

    Ana, Elisa & Cecília são mesmo muito intelectual-hippie-chic, também gosto! :)

    Kel, gosto de Vicente Luís e Júlia Carolina...

    ResponderEliminar
  8. Obrigada :) por acaso Vicente Luís fica lindo :) adorei. Júlia Carolina tb fica giro apesar de o Carolina não me fascinar. será que fica mal um filho com 2 nomes e outro só com 1?
    beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  9. Kel, pessoalmente, acho que a escolha do nome prende-se com o gosto dos pais (que o irão chamar infinitas vezes), e com algum bom senso, de modo a não escolher um nome que possa vir a ser causa de embaraço para a criança/adulto. Realmente não concordo que se tenham de seguir regras, como: se 1 filho tem 2 nomes, os restantes também têm de ter 2 nomes; ou, pior ainda, se um filho tem Maria (ou outro nome qualquer), todos terão de ter Maria (ou esse qualquer outro nome), tipo Carolina Maria e Afonso Maria. Apesar de ser moda, desgosto, ainda, de nomes começados pela mesma letra, em irmãos (ex: Matilde, Margarida e Madalena). Nestes exemplos, parece-me, sempre, haver um certo pretenciosismo...Claro que é só a minha opinião !! Concordo que deve existir uma certa homogeneidade na escolha dos nomes, pois, efectivamente, 2 irmãos chamados (por ex.) Pedro Henrique e Fábio Cristiano pode soar estranho...Mas não acho que se deva basear a escolha do nome dum filho neste tipo de regras.

    ResponderEliminar
  10. Concordo e agradeço a resposta e tb acho que muito a combinar não combina comigo, ehehehehe mas que fiquem bem juntos e que estejam em sintonia, é isso que quero :)

    ResponderEliminar
  11. Kel, em vez de Carolina, que tal Catarina? Ou Violeta, para ser outra flor? :D
    Apesar de defender a harmonia entre nomes - e gosto taaaanto de irmãos com nomes começados pela mesma letra ;D - acho que cada criança é independente e os irmãos não têm obrigatoriamente de ter o mesmo número de nomes!

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro Violeta e foi uma pena não ter pensado nisso para a Laura, teria ficado lindo :) mas acho que Júlia Violeta é uma maravilhoa opção e se for menina deve ser isso mesmo :)ficamos com 2 flores :)
    obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Kel, ainda bem que gostaram! Agora é encontrar um nome masculino que vos agrade na mesma medida :D

    ResponderEliminar
  14. Podia ter incluido Mel e Mei.
    Adoro Mia! É o meu nome feminino preferido.

    ResponderEliminar
  15. Tal como já expliquei acima em relação a Mel, não incluí Mei porque exige um primeiro nome.

    ResponderEliminar
  16. Nossa princesa vai nascer em meados de janeiro de 2014. Escolhemos pra ela Rebeca Lis.

    ResponderEliminar
  17. Grávida de três meses, se o meu bebê for menina, o nome será LIS! Lindo, delicado, e muito interessante também na versão hebraica, quando significa Deus é juramento.

    ResponderEliminar
  18. Minha filha ira nascer em jan/2015 e se chamara Lis, decidi antes msm de pesquisar na net, sempre achei um nome lindo e o significado tb..terei mt orgulho em chama-la pelo nome smp!!

    ResponderEliminar
  19. Estamos inclinados para dar o nome de Mafalda à nossa filha. O que acham de Mafalda Lis? Soa - vos bem?

    ResponderEliminar
  20. Me chamo Lís , amo meu nome , acho diferente porque muitos são com dois nomes , o meu não , é somente Lís .. ; )

    ResponderEliminar
  21. Qual o significado do nome Lis / Liz podem me dizer certamente

    ResponderEliminar
  22. Tal como é indicado no texto, Lis significa "lírio", enquanto que Liz é um diminutivo de Elizabeth e suas variantes, que significa "prometida a Deus"! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por causa desse significado, que juntei Lília Lis os dois têm bons significados. E para menino Luís Benedito, acho que é tão bonito! :D

      Eliminar
  23. Me chamo Liz e AMO meu nome. 💞💝🎈

    ResponderEliminar
  24. Gosto muito de nomes compridos, nomes que demorem a chamar. Eu sou Margarida e o meu marido é Francisco. Os nossos filhos são Constança e Vicente, no entanto, cada vez gosto mais de nomes curtos. Adoro Mel (só Mel) e Flor.
    Liz faz-me lembrar a vocalista dos Amor Electro, a Marisa Liz. Apesar de, neste caso, ser nome artístico (ela chama-se Marisa Pinto), Liz soa-me muito a apelido, por associar imediatamente à cantora. Mas não desgosto de Liz. Aliás, considero muito mais bonito do que Lua, Pia, Sol, entre outros.
    Conheço um Noah, mas lá está. É "um" não "uma" ehehe. É um menino de 4 anos e o nome assenta-lhe como uma luva, porque ela é moreninho, mas tem o cabelo loiro cacheado.

    ResponderEliminar
  25. Oii! Nós estamos tentando ter um bebê, e eu sou apaixonada por nomes curtos, já que o meu é enorme (Cássia Cristina), e me encantei pelo nome LIS, quando vi no instagram da cantora Luíza Possi. E AMO MIA, por causa do filme Velozes e furiosos, e depois quando vi na novela RBD. hehe. Em nossa casa já está definido, se forem meninas teremos a Lis e a Mia, mas se forem meninos, meu esposo gosta de Antônio, e eu já não sou muito fã exatamente porque prefiro nomes curtos. Gosto mais de Otto, de Theo, de Noah, Luy, nomes pequenos tem um certo charme.

    ResponderEliminar
  26. A pronúncia de ambos é igual? Obrigada

    ResponderEliminar
  27. Olá Infanta,estou em.duvida entre Lis e Liz. Gosto do.significado da flor de Lis, mas acho que com z fica mais giro a escrita. Ainda mais que quero compor com Violeta: Liz Violeta ou Lis Violeta ? O que acha? Sou do Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também prefiro o significado de Lis; para mim, entre ambos, esse seria o factor decisivo, por isso voto em Lis!

      Eliminar
  28. Tenho uma filha com o nome liz meliante e maravilhosa

    ResponderEliminar
  29. Eu gosto para futuros filhos, menino e menina: Lília Lis e Luís Benedito.

    ResponderEliminar
  30. Hoje já cheguei a uma conclusão, para casal de gêmeos: Lis Lília (não sei qual ficará melhor, mas parece que soa melhor que ao contrário "Lília Lis") e Luís Benedito. Talvez fique assim mais bonito.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)