Lorena & Lucena

em 18/01/13


Todos os dias, ao abrir a página de comentários do blog, tenho uma surpresa. Todos. As maiores costumam estar relacionadas com o uso de nomes pouco comuns e não fazem ideia da alegria que me dá ter conhecimento de uma criança que anda por aí, com um nome cheio de pinta. Hoje espero ser eu a fazer uma surpresa à Joana, abordando o nome da sua filhota Lorena, que também já tinha sido sugerido pela Mary e pela Teh. 
Para mim, Lorena é belíssimo e não estou a fazer nenhum frete, porque já o tinha colocado no lote das minhas preferências em 2011. Acho-o mais interessante do que Laura e Madalena, por que é mais fresco e inesperado. Lorena chega-nos através do francês Lorraine que significa "reino de Lotário", reino esse que hoje é uma região do nordeste da França, que faz fronteira com a Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. Há ainda quem aponte Lorena como uma variante de Laura e, nesse caso, próximo de Laurina e Laurine.  Em Portugal, também são aprovados Lorina e Lorine mas, uma vez mais, prefiro Lorena que, se repararem, é um um anagrama de Lenora, pelo que não anda assim tão longe de Leonor
Antigamente, "de Lorena" era um apelido, provavelmente relacionado com a proveniência do seu portador. Outro apelido do género que fez a transição para nome próprio foi "de Lucena", município localizado na província de Córdoba, na Andaluzia. Ora, giro, giro, era Andaluzia estar relacionado com Luz, permitindo-me assim chegar à sua deusa, Lucina, que era a divindade que presidia aos partos, motivo pelo qual se "dá à luz". Acho que não está, mas também não faz mal. 
Lorena e Lucena não são nomes tradicionais, o que até pode ser bom para quem se quer livrar do conservadorismo português. Por outro lado, Lúcia é um mal-amado e Luciana já teve melhores momentos,   pelo que Lucena  poderá ganhar com a atenção que Luz tem recebido nos últimos tempos.
Em 2014, Lorena foi registado em 46 meninas portuguesa mas Lucena não foi alvo de nenhum registo. 

13 comentários:

  1. Gosto muito da sonoridade de Lorena, fica delicado, doce, parece uma flor.. rs..

    Olha, as latinhas de Coca-cola no Brasil com os nomes estão fazendo um enorme sucesso, o problema é q brasileiro é muito criativo e a maioria dos nomes não existe, daí a coca-cola agora começou a brincar com as brincadeiras q surgem, nossa me divirto horrores procurando nomes incomuns nas latinhas... Esse vídeo aqui http://kibeloco.com.br/2013/01/17/porta-dos-fundos-na-lata/ é mto bom, espero q goste. Rs..

    ResponderEliminar
  2. Lorena é lindo!
    Diz-se /Lurena/ ou /Lórena/ ? (é bonito de ambas as maneiras)

    Lucena não gosto tanto, o c tira muita piada ao nome.

    Lucina e Luciana não gosto. Luz, sim.

    De qualquer forma, não consigo dizer os Ls, pelo que prefiro nem me apaixonar por estes nomes :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo Lôrena, mas mais próximo do U do que do Ó...

      Infinitiva, no outro dia apaguei o comentário de um leitor anónimo que me pareceu indelicado e automaticamente apagou a sua resposta. Espero que não tenha levado a mal!

      Eliminar
  3. Eu adoro Lorena acho lindo, tem uma sonoridade doce, delicada. É inesperado e diria moderno mas acho não é um nome que se agarre a uma classe social. Consigo imaginar uma Lorena a fazer qualquer coisa e para mim num nome isso é uma grande qualidade.

    Lucena não gosto tanto, há qualquer coisa no nome que não me encanta. Prefiro o mais invulgar Açucena mas sei que não é uma ideia muito consensual.

    Adoro Luz e Lúcia, tenho pena que este último seja como diz a Filipa "mal-amado".

    ResponderEliminar
  4. Tb gosto, conheço uma bebézinha linda :)

    ResponderEliminar
  5. Lorena é um nome lindo, não sei porque me remete à primavera. Não simpatizo com Lucena, para mim é sobrenome (nome de família).

    ResponderEliminar
  6. ADORO Lorena. Acho mesmo dos nomes mais bonitos.Doce, musical, primaveril, elegante e misterioso.
    Lorraine em Francês acho igualmente belo.
    Para mim reúne todas as coisas que gosto num nome: a letra L (minha preferida), a consoante R a meio do nome, a terminação em na.
    Prefiro Lorena a Lorine ou Lorina.


    Não gosto muito de Lucena

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de Lorena, é um nome romântico, doce, muito bonito. Também gosto muito de Lúcia, Luzia, Luz, Laura. Todos eles muito bonitos. Lúcia é realmente mal amado e não consigo perceber porquê. Lucena gosto menos.

    ResponderEliminar
  8. O que acha de Ema e Lorena para duas gémeas???

    ResponderEliminar
  9. Têm sons parecidos... se a mãe chamar Lorena a Ema vai olhar... digo eu, claro.

    ResponderEliminar
  10. Ema & Lorena agrada-me muito, mas acho que a Infinitiva tem alguma razão quando diz que o som é um pouco parecido! :D

    ResponderEliminar
  11. Em 1990 a minha mãe tentou registar-me como Lorena mas tal não foi possível. Passei a Sofia Margarida :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)