Para acederem à lista completa de nomes registados durante o ano de 2012, em Portugal, cliquem aqui. Depois, voltem cá, para partilharem os nomes que mais vos surpreenderam!
o nome que mais me surpreendeu foi Ema!! Sabia que estava em crescimento (conheço bastantas mini-Emas, uma delas nascida à 2 dias) mas não pensei que fosse tanto.
Bem, esta lista dá azo a inúmeras análises e comentários! Numa análise muito breve, chama a atenção o facto dos nomes femininos mais comuns serem (vários) mais comuns que os nomes mais comuns masculinos. Os nomes mais comuns masculinos estão apesar de tudo mais dispersos? Depois faz alguma confusão nomes há poucas décadas razoavelmente comuns que agora têm pouquíssimos registos: casos de Paula, Célia, Elsa (esta última tem dois...) Depois impressionante também é a muito extensa lista de nomes "estrangeiros": serão esmagadoramente atribuídos por casais estrangeiros? Ou não? Nesse caso nem todos são aceites em Portugal, não é? E uma série deles é concerteza erro de escrita(?) O nome Claúdia existe??
Nunca paro de me surpreender com Margarida e Mafalda serem nomes tão populares em Portugal. Fiquei surpresa tbm com Olívia ter 36, pensei q estaria lá perto do topo da lista já q é tão comentado. Esses nomes terminados em DU fico em dúvida se são femininos ou masculinos (Hamadu, Radu, Mamadu) e parecem ser africanos, não sei. Muitas coisas para comentar dessa lista depois olho com calma.
O que mais me saltou à vista não foram tantos os nomes, mas o que a Brites referiu, o facto dos nomes masculinos serem mais dispersos... Eu que gosto sobretudo de nomes femininos, gostos de dezenas, enquanto que masculinos gosto de poucos, faz-me confusão como há uma maior concentração na escolha dos nomes femininos.
De qualquer forma, numa percepção repentina (não fui confirmar) este ano parece-me que há mais alguma variedade... e que nomes que eu gosto mesmo pouco usados, sempre se vão usando mais :) o que até é bom porque não cai no exagero...
Para mim o nome que mais me surpreendeu foi Enzo!! Nunca pensei que pudesse atingir tantos registos. Pensei que ia ser como Noah, aceite mas não convincente.
Valentina também me surpreendeu! Aurora ter duplicado os registos também (achei que ia ter menos que no ano passado) O "terreno" que Safira vai ganhado também é curioso.
Surpreendeu-me a descida de Doriana... desceu muito!
91486. Supondo metade rapazes e metade raparigas, 11% das raparigas são Maria, 5% dos rapazes são Rodrigo. 1 em cada 5 raparigas chama-se Maria, Matilde ou Leonor. 1 em cada 7 rapazes chama-se Rodrigo, Martim ou João.
O que numa turma de 30 alunos (15 raparigas), dá em média 1,65 Marias e 0,75 Rodrigos. Tendo em conta a quantidade de Joões, Marias, Anas, Pedros, Joanas e Beatrizes que tenho apanhado na minha vida académica (n.1995), nem parece muito. O que me leva a supor que, apesar de tudo, hoje em dia há muito mais dispersão que há 15/20 anos...
Tanto a dizer! Vou comentar apenas algumas coisas que me deixaram a pensar. Matilde não parece mesmo querer abrandar. "Conheço" uma que está para nascer um dia destes. Beatriz já era bem popular há coisa de 15 anos, quando eu era miúda. Será que Matilde vai ficar? Por acaso é um dos nomes que mais me intriga! Não posso deixar de reparar que Alexandra está bem abaixo de muitos nomes fora do comum. Será que daqui a uns anos eu vou ter nome de avózinha, porque já ninguém o usa? =P No entanto, Alexandre está bem mais para cima, não tinha essa noção! Tantas Laras! E Yaras ! (?) Por enquanto é só. Ainda tenho muita informação para absorver =P
Pormenorizando o post anterior: Estes são os nomes que me espantaram por tão poucos registos: Elsa e Filomena 2, Célia 3 e Vanda 3, Rosário, Gisela e Lígia 4, Isaura 5, Concha 6 e Ilda 6, Irene 7, Caetano 8, Fernanda 12, Dora 11, Sónia e Paula 16, Sandra 15. Estes nomes parecem-me perfietamente usáveis e até têm algumas características aparentemente em voga, alguns são nomes curtos, outros "retro", outros nomes de filhos da socialite, outros remetem para nomes de "classe alta" com um certo pendor religioso (veja-se Santiago no parágrafo seguinte...) Os que me espantaram por tantos registos: Erica 43, Benjamim 40, Vanessa 39 (não é mais 80s que outros no parágrafo anterior??), Dário 37, Áurea 31, Débora 85, Sebastião 90 (e por que não Cristóvão ou Bartolomeu?), Irina 92, Enzo 109, Soraia 132 (mesmo que Vanessa), Fábio 123 (mesmo que Vanessa e Soraia), Lia 148 (boa surpresa), Miriam 166, Matias 205, Camila 246, Iara 260 (qual a razão da popularidade?), Diego 445, Luana 546, Santiago 1237. Depois, gostos são gostos e não se discutem, mas também não acho nada bonitos Kévims e outros que tais. Enfim, se todos gostássemos do azul o que seria do amarelo? Gostei ver a subida de Vera. Mas que não suba demais ;)
A propósito de Concha, porque também me surpreendeu um pouco: ao longo do ano, recebi vários emails de pais que tinham este nome na lista Pelos resultados, vejo que acabaram por não o escolher - ou terão escolhido como segundo nome. Gostaria de saber quantas Marias Conchas terão nascido em 2012! :D
Vera teve muito sucesso em 2012, também fiquei feliz!
Iara é um nome curto, agradável e com um significado bonito "borboleta", acredito que seja a razão da popularidade, pelo menos entendo mais que Iara seja popular do que LARA... Aliás pergunto-me sempre...Porque Lara continua tão popular?? 1318 registos??? É um nome tão "sem sal", tão sem personalidade, não o acho bonito nem interessante! Prefiro Iara, ou Laura, Clara, ou até Larissa. Talvez por isso me parece um nome "inacabado" , "incompleto". Não é feio, é mesmo sem sal ! Até Sara e Mara são bem mais engraçados! É o que mais me surpreende, é esta popularidade de Lara.
Diana, Francisca, Lara - não imaginava que tivessem tantos registos
Leandro, Luana/Luna, Yara/Iara, Soraia, Enzo, Cristiano, Micael, Ângelo, Lisandro, Sandro - são nomes um bocado estereotipados, e que não imaginava serem tão populares...
Kévim - acho a ortografia tão horrorosa que de alguém batizar um filho assim me dá confusão; 44 bebés é inacreditável.
Sónia (16), Paula (16), Fernanda (12), Elsa (só 2!), Adélia (1) - nomes que há tão pouco tempo eram tão comuns a caírem no 'esquecimento'
Lea (10), Ava (2), Alma (2), Jil (1) - pela razão contrária: nomes tão 'fresquinhos' (modernos e giros) com tão poucos registos :(
Não percebi o aportuguesamento de Kevin. Porquê Kévim? O "im" supostamente deverá ser uma vogal, como em Joaquim. Não imagino ninguém a pronunciar assim, todos dizem o "n" final. Porque não Kévin? Tal como Rúben e Nélson, que terminam em "n", pronunciando esta letra.
Bem em relação a Kévim, eu percebo a explicação do Rui e concordo, mas se calhar os primeiros pais a fazer o requerimento queriam mesmo Kévim, o Instituto do Registo aceitou e agora há mais pais a registarem assim...
Já agora fiquei muito feliz de Lídia ter 19 registos, Cecília 17, Aida 11 (não esperava mesmo nada), Eunice 7. Sei que são poucos registos, mas como são nomes que gosto muito já é bom saber que mais alguém também gosta.
Desilusão, Fausto só ter 2 registos, nem o bebé da Sónia Tavares e do Fernando Ribeiro veio incentivar a que nasçam mais Faustos :(
Algumas vezes são os próprios imigrantes que vivem em Portugal que vão buscar nomes portugueses que estão a cair em desuso, conheço uma menina chinesa chamada Tânia e uma menina ucraniana chamada Elvira, ambas já nascidas em Portugal.
:) É verdade! Também conheço o caso de um casal de imigrantes romenos com duas filhas pequenas: Rebeca e Sónia (a Sónia tem 2 anos). Eu acho um nome adorável.
Correndo o risco de ser considerada muito dura e de me cair já tudo em cima, e sem querer ofender ninguém, acho que há muitas pessoas que ainda não perceberam a diferença entre dar o nome a um filho e ao cão ou ao gato. Íris? Ísis? Kyara? Yara?! Kévim?! A mim chocam-me bastante, mas posso ser só eu que sou demasiado sensível, mas muitos nomes quando os oiço fazem-me pensar: ah ficava tão giro numa gatinha! E atenção que eu não sou daquelas pessoas que acham que o bonito é sermos todas Marias... Agora que já desabafei, tive uma filha em 2012 e tanto o nome dela como o meu constam do top 20, embora eu tenha nascido nos anos 80 não tenho daqueles nomes que caíram em desuso, ao contrária das Cátias, Alexandras, etc. Concordo com quem disse mais acima que não percebe porque é que esses nomes continuam a descer e Vanessa que se encontra ao mesmo nível não. Fico contente com os poucos registos de Concha, porque é uma das minhas opções para próximos bebés ahahah Quanto à estranheza de muitos dos nomes, nota-se bem que os devemos atribuir aos imigrantes, brasileiros, africanos, árabes, etc, que são muito criativos tanto na escolha dos nomes como das grafias.
Íris e Ísis são nomes de pessoas e sempre foram. São nomes mitológicos. Íris, a mensageira dos Deuses, Ísis a deusa da fertilidade. Ninguém tem culpa que pessoas tenham decidido, um dia, dar nomes de pessoas a cães. Nomes de cães: Bobi, tareco, fifi, loló, lulu, brutus, bolinha. Kyara é graficamente feio, mas Chiara não funciona na nossa língua. É um nome italiano. Iara é um nome mitológico também, deusa das águas. São todos nomes de pessoas, e não de animais, e muito menos de coisas, como Concha.
Desculpe, mas Concha é que não é nome de gente! Nem Concha, nem Grão, Areia, Alga, Mexilhão...
Bem, antes de tudo adoro comentários anónimos, mas até vou ignorar isso e vou-me tentar explicar melhor. O meu comentário queria apenas dizer que pessoalmente não vejo muito sentido em dar nomes "mitológicos" da Antiguidade, chamemos-lhes assim, a filhos, porque se se chama Ísis a uma filha, porque não Atena, ou Europa, ou Vénus, ou Medeia ou tanta coisa bonita que a mitologia nos oferece e que qualquer pessoa se pode lembrar das aulas de história? E já agora, Brutus também é um nome conhecido da história romana, se há quem chame Júlio César ou Marco António a um filho, porque não Brutus ou Nero ou Neptuno ou Zeus ou Ramsés? Acho que também têm direito.
Quanto às comparações com Concha, foram mesmo de muito bom gosto, não hajam dúvidas, já agora ameijoa ou perceve ou até ostra, não lhe ocorreu? Eu gosto de Concha, mas talvez o facto de ter uns quantos genes espanhóis contribua para isso. E o significado de Concha até é religioso, uma vez que se considera que vem do nome Concepcion(Conceição), associado à Imaculada Conceição de Maria, o que faz dele até um nome bastante tradicional, mas percebo que não agrade a muita gente.
E não nos vamos esquecer que gostos são gostos e cada um chama ao seu filho e ao seu cão aquilo que quiser, embora para o cão a escolha seja mais livre, porque para o filho tem que ser um nome aprovado da lista. E não gostei nada das suas sugestões para animais de estimação, que coisa tão monótona, olhe que os meus bichos têm nomes muito mais giros ;)
E o meu comentário queria apenas dizer que os nomes "X e Y" me soam como nomes de animais de estimação, da mesma maneira que há pessoas que aqui vêm comentar que dizem que tal nome soa "de velha" ou "de imigrante". Cada um tem as suas próprias percepções e associa nomes diferentes a experiências e significados diferentes.
Sou livre de comentar como anónimo e por isso o faço. Apenas me dei ao trabalho de lhe passar algumas informações sobre os nomes que referiu e disse serem de cão. Acho que antes de tecermos comentários preconceituosos à cerca de um nome (seja por ser nome de cão, ou de velha) não é má ideia fazermos uma pesquisa, até mesmo aqui no blog, e lermos sobre os nomes em questão. Se o fizesse talvez pensasse duas vezes antes de dizer que são nomes de cão. Não passaria a gostar dos nomes, mas seria menos ignorante. E sim, achei uma certa graça referir o nome Concha depois de ter mencionado nomes que para si não são de pessoa. Também mais facilmente imagino uma gatinha chamada Concha do que uma menina.
Que discussão aqui vai. Mas é bom, se não isto tornar-se-ia monótono. Não vejo problema com esses nomes, há que haver diversidade. Mas também é verdade que para mim Íris é o que temos nos olhos (ainda para mais para mim que sou estudante de saúde) e até conheço uma cadela Íris. Mas Ema também é nome de ave e Pedro significa pedra. :)
Só reparei na ave ema por aqui no blog falarem sempre disso quando o nome vem à baila... acredito que muitos pais não reparem. por outro lado, acredito que as joaninhas também tenham ajudado à popularidade do nome Joana - fossem as emas tão giras quanto as joaninhas e já não se colocava a questão de "Ema ser nome de ave".
só consigo imaginar Íris com olhos bonitos! ahahaha
Eu acho piada a nomes mitológicos, só que alguns funcionam melhor em inglês ou noutras línguas que em português. Mas também é uma questão de treinar o ouvido. Gosto por exemplo de Calíope e acho engraçado Nereida, Electra... Já Calipso, Anfitrite, Vénus, Afrodite, etc. já não gosto tanto. :-) Mas se Ísis é aprovado, todos os nomes mitológicos deveriam ser, sejam de que mitologia forem (especialmente de povos europeus/mediterrânicos).
Eu gosto muito dos nomes mitológicos mas provavelmente não usaria a maior parte deles, simplesmente porque acho que há nomes mais bonitos, mas não me chocam nada, pelo contrário! :)
E também nunca penso em Ema como ave, para mim, é mais um nome próprio hehe
Que beleza, uma coisa bonita que pode ser alcançado apenas na infância de um ser humano espero que você possa apreciá-lo por enquanto eu cozinho para meus filhos, mas eu espero que quando crescer pode solicitar delivery
Estou confusa: a minha filha nasceu em 2012 e foi registada com o 2º nome de Ninfa! Pois não aparece nenhuma Ninfa na lista! ?!? Ninfa é um nome português e escolhi-o para homenagear a minha avó materna que assim se chamava. Alguém me pode esclarecer? Obrigada.
Mariana, esta lista de 2012 refere-se apenas aos primeiros nomes. Infelizmente, nesse ano, não tive acesso à lista de nomes compostos e é por isso que não encontra o nome da sua filhota!
Que pena!! :( Gostava tanto de ver "Ninfa" na lista! Então não há onde enconttrar o nome da minha filha: "Beatriz Ninfa"... Obrigada pela atenção, Filipa. A propósito, já conhecia este nome?
Obrigada por participar na conversa! Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo! Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)
o nome que mais me surpreendeu foi Ema!! Sabia que estava em crescimento (conheço bastantas mini-Emas, uma delas nascida à 2 dias) mas não pensei que fosse tanto.
ResponderEliminarBem, esta lista dá azo a inúmeras análises e comentários! Numa análise muito breve, chama a atenção o facto dos nomes femininos mais comuns serem (vários) mais comuns que os nomes mais comuns masculinos. Os nomes mais comuns masculinos estão apesar de tudo mais dispersos? Depois faz alguma confusão nomes há poucas décadas razoavelmente comuns que agora têm pouquíssimos registos: casos de Paula, Célia, Elsa (esta última tem dois...) Depois impressionante também é a muito extensa lista de nomes "estrangeiros": serão esmagadoramente atribuídos por casais estrangeiros? Ou não? Nesse caso nem todos são aceites em Portugal, não é? E uma série deles é concerteza erro de escrita(?) O nome Claúdia existe??
ResponderEliminarAh! E porque é Caetana tão mais comum que Caetano??
ResponderEliminarNunca paro de me surpreender com Margarida e Mafalda serem nomes tão populares em Portugal.
ResponderEliminarFiquei surpresa tbm com Olívia ter 36, pensei q estaria lá perto do topo da lista já q é tão comentado.
Esses nomes terminados em DU fico em dúvida se são femininos ou masculinos (Hamadu, Radu, Mamadu) e parecem ser africanos, não sei.
Muitas coisas para comentar dessa lista depois olho com calma.
O que mais me saltou à vista não foram tantos os nomes, mas o que a Brites referiu, o facto dos nomes masculinos serem mais dispersos... Eu que gosto sobretudo de nomes femininos, gostos de dezenas, enquanto que masculinos gosto de poucos, faz-me confusão como há uma maior concentração na escolha dos nomes femininos.
ResponderEliminarDe qualquer forma, numa percepção repentina (não fui confirmar) este ano parece-me que há mais alguma variedade... e que nomes que eu gosto mesmo pouco usados, sempre se vão usando mais :) o que até é bom porque não cai no exagero...
Para mim o nome que mais me surpreendeu foi Enzo!! Nunca pensei que pudesse atingir tantos registos. Pensei que ia ser como Noah, aceite mas não convincente.
ResponderEliminarValentina também me surpreendeu!
Aurora ter duplicado os registos também (achei que ia ter menos que no ano passado)
O "terreno" que Safira vai ganhado também é curioso.
Surpreendeu-me a descida de Doriana... desceu muito!
Já agora surpreende-me o nome Israel ter 16 registos, não sabia que era assim utilizado mesmo como nome, será que é a comunidade judaica?
ResponderEliminarJá alguém contou ou sabe o total de nomes registados? só assim dá para ter uma ideia da percentagem de cada um...
ResponderEliminarAté nisso combino com meu pequenininho: nossos nomes tiveram 4 registros este ano em Portugal!
ResponderEliminar91486.
ResponderEliminarSupondo metade rapazes e metade raparigas, 11% das raparigas são Maria, 5% dos rapazes são Rodrigo.
1 em cada 5 raparigas chama-se Maria, Matilde ou Leonor.
1 em cada 7 rapazes chama-se Rodrigo, Martim ou João.
O que numa turma de 30 alunos (15 raparigas), dá em média 1,65 Marias e 0,75 Rodrigos.
EliminarTendo em conta a quantidade de Joões, Marias, Anas, Pedros, Joanas e Beatrizes que tenho apanhado na minha vida académica (n.1995), nem parece muito.
O que me leva a supor que, apesar de tudo, hoje em dia há muito mais dispersão que há 15/20 anos...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarHouve uma Oprah!
ResponderEliminarEma não punha, é o nome de uma ave que parece uma avestruz. Emma talvez.
ResponderEliminarTanto a dizer! Vou comentar apenas algumas coisas que me deixaram a pensar.
ResponderEliminarMatilde não parece mesmo querer abrandar. "Conheço" uma que está para nascer um dia destes. Beatriz já era bem popular há coisa de 15 anos, quando eu era miúda. Será que Matilde vai ficar? Por acaso é um dos nomes que mais me intriga!
Não posso deixar de reparar que Alexandra está bem abaixo de muitos nomes fora do comum. Será que daqui a uns anos eu vou ter nome de avózinha, porque já ninguém o usa? =P No entanto, Alexandre está bem mais para cima, não tinha essa noção!
Tantas Laras! E Yaras ! (?)
Por enquanto é só. Ainda tenho muita informação para absorver =P
Vou fazer ao contrário, os que mais me surpreenderam pela negativa: Fanta(?!?!); Mama (????); Racho (!!!!)
ResponderEliminarTens também N', MD., Homenzinho e Segunda. :D
ResponderEliminarOs que me surpreendem são mesmo aqueles nomes de avozinhas/os muito improváveis que nunca imaginei que ainda alguém usasse:
ResponderEliminarFelizarda
Narciso
Celestino
Belarmina
Clotilde
Eufémia
Teófilo
Estefânia
Albertina
Adércia
Cremilda
Rosalino
Zulmira
Deolindo
Custódio
Belarmino
Formoso
Delfina
Prudêncio
Ermelinda
Adosinda
Florinda
Otelinda
Arminda
Audília
Onofre
Hipólito
Leontino
...É PRECISO CORAGEM!!!!!
Sei de um Teófilo jovem. Narciso até consigo imaginar.
ResponderEliminarPormenorizando o post anterior:
ResponderEliminarEstes são os nomes que me espantaram por tão poucos registos:
Elsa e Filomena 2, Célia 3 e Vanda 3, Rosário, Gisela e Lígia 4, Isaura 5, Concha 6 e Ilda 6, Irene 7, Caetano 8, Fernanda 12, Dora 11, Sónia e Paula 16, Sandra 15.
Estes nomes parecem-me perfietamente usáveis e até têm algumas características aparentemente em voga, alguns são nomes curtos, outros "retro", outros nomes de filhos da socialite, outros remetem para nomes de "classe alta" com um certo pendor religioso (veja-se Santiago no parágrafo seguinte...)
Os que me espantaram por tantos registos:
Erica 43, Benjamim 40, Vanessa 39 (não é mais 80s que outros no parágrafo anterior??), Dário 37, Áurea 31, Débora 85, Sebastião 90 (e por que não Cristóvão ou Bartolomeu?), Irina 92, Enzo 109, Soraia 132 (mesmo que Vanessa), Fábio 123 (mesmo que Vanessa e Soraia), Lia 148 (boa surpresa), Miriam 166, Matias 205, Camila 246, Iara 260 (qual a razão da popularidade?), Diego 445, Luana 546, Santiago 1237.
Depois, gostos são gostos e não se discutem, mas também não acho nada bonitos Kévims e outros que tais. Enfim, se todos gostássemos do azul o que seria do amarelo?
Gostei ver a subida de Vera. Mas que não suba demais ;)
A propósito de Concha, porque também me surpreendeu um pouco: ao longo do ano, recebi vários emails de pais que tinham este nome na lista Pelos resultados, vejo que acabaram por não o escolher - ou terão escolhido como segundo nome. Gostaria de saber quantas Marias Conchas terão nascido em 2012! :D
EliminarVera teve muito sucesso em 2012, também fiquei feliz!
Iara é um nome curto, agradável e com um significado bonito "borboleta", acredito que seja a razão da popularidade, pelo menos entendo mais que Iara seja popular do que LARA...
ResponderEliminarAliás pergunto-me sempre...Porque Lara continua tão popular?? 1318 registos??? É um nome tão "sem sal", tão sem personalidade, não o acho bonito nem interessante!
Prefiro Iara, ou Laura, Clara, ou até Larissa. Talvez por isso me parece um nome "inacabado" , "incompleto". Não é feio, é mesmo sem sal !
Até Sara e Mara são bem mais engraçados!
É o que mais me surpreende, é esta popularidade de Lara.
Diana, Francisca, Lara - não imaginava que tivessem tantos registos
ResponderEliminarLeandro, Luana/Luna, Yara/Iara, Soraia, Enzo, Cristiano, Micael, Ângelo, Lisandro, Sandro - são nomes um bocado estereotipados, e que não imaginava serem tão populares...
Kévim - acho a ortografia tão horrorosa que de alguém batizar um filho assim me dá confusão; 44 bebés é inacreditável.
Sónia (16), Paula (16), Fernanda (12), Elsa (só 2!), Adélia (1) - nomes que há tão pouco tempo eram tão comuns a caírem no 'esquecimento'
Lea (10), Ava (2), Alma (2), Jil (1) - pela razão contrária: nomes tão 'fresquinhos' (modernos e giros) com tão poucos registos :(
Não percebi o aportuguesamento de Kevin. Porquê Kévim? O "im" supostamente deverá ser uma vogal, como em Joaquim. Não imagino ninguém a pronunciar assim, todos dizem o "n" final. Porque não Kévin? Tal como Rúben e Nélson, que terminam em "n", pronunciando esta letra.
ResponderEliminarBem em relação a Kévim, eu percebo a explicação do Rui e concordo, mas se calhar os primeiros pais a fazer o requerimento queriam mesmo Kévim, o Instituto do Registo aceitou e agora há mais pais a registarem assim...
ResponderEliminarJá agora fiquei muito feliz de Lídia ter 19 registos, Cecília 17, Aida 11 (não esperava mesmo nada), Eunice 7. Sei que são poucos registos, mas como são nomes que gosto muito já é bom saber que mais alguém também gosta.
ResponderEliminarDesilusão, Fausto só ter 2 registos, nem o bebé da Sónia Tavares e do Fernando Ribeiro veio incentivar a que nasçam mais Faustos :(
Algumas vezes são os próprios imigrantes que vivem em Portugal que vão buscar nomes portugueses que estão a cair em desuso, conheço uma menina chinesa chamada Tânia e uma menina ucraniana chamada Elvira, ambas já nascidas em Portugal.
ResponderEliminarAdorei esta informação e adoraria que cidadãos estrangeiros em Portugal continuassem a reavivar nomes em desuso! :)
Eliminar:) É verdade! Também conheço o caso de um casal de imigrantes romenos com duas filhas pequenas: Rebeca e Sónia (a Sónia tem 2 anos). Eu acho um nome adorável.
EliminarQue felicidade saber de uma pequena Sónia :)
EliminarQue felicidade saber de uma pequena Sónia :)
EliminarCorrendo o risco de ser considerada muito dura e de me cair já tudo em cima, e sem querer ofender ninguém, acho que há muitas pessoas que ainda não perceberam a diferença entre dar o nome a um filho e ao cão ou ao gato. Íris? Ísis? Kyara? Yara?! Kévim?! A mim chocam-me bastante, mas posso ser só eu que sou demasiado sensível, mas muitos nomes quando os oiço fazem-me pensar: ah ficava tão giro numa gatinha! E atenção que eu não sou daquelas pessoas que acham que o bonito é sermos todas Marias...
ResponderEliminarAgora que já desabafei, tive uma filha em 2012 e tanto o nome dela como o meu constam do top 20, embora eu tenha nascido nos anos 80 não tenho daqueles nomes que caíram em desuso, ao contrária das Cátias, Alexandras, etc. Concordo com quem disse mais acima que não percebe porque é que esses nomes continuam a descer e Vanessa que se encontra ao mesmo nível não.
Fico contente com os poucos registos de Concha, porque é uma das minhas opções para próximos bebés ahahah
Quanto à estranheza de muitos dos nomes, nota-se bem que os devemos atribuir aos imigrantes, brasileiros, africanos, árabes, etc, que são muito criativos tanto na escolha dos nomes como das grafias.
Íris e Ísis são nomes de pessoas e sempre foram. São nomes mitológicos. Íris, a mensageira dos Deuses, Ísis a deusa da fertilidade.
EliminarNinguém tem culpa que pessoas tenham decidido, um dia, dar nomes de pessoas a cães.
Nomes de cães: Bobi, tareco, fifi, loló, lulu, brutus, bolinha.
Kyara é graficamente feio, mas Chiara não funciona na nossa língua. É um nome italiano.
Iara é um nome mitológico também, deusa das águas.
São todos nomes de pessoas, e não de animais, e muito menos de coisas, como Concha.
Desculpe, mas Concha é que não é nome de gente! Nem Concha, nem Grão, Areia, Alga, Mexilhão...
Bem, antes de tudo adoro comentários anónimos, mas até vou ignorar isso e vou-me tentar explicar melhor. O meu comentário queria apenas dizer que pessoalmente não vejo muito sentido em dar nomes "mitológicos" da Antiguidade, chamemos-lhes assim, a filhos, porque se se chama Ísis a uma filha, porque não Atena, ou Europa, ou Vénus, ou Medeia ou tanta coisa bonita que a mitologia nos oferece e que qualquer pessoa se pode lembrar das aulas de história? E já agora, Brutus também é um nome conhecido da história romana, se há quem chame Júlio César ou Marco António a um filho, porque não Brutus ou Nero ou Neptuno ou Zeus ou Ramsés? Acho que também têm direito.
EliminarQuanto às comparações com Concha, foram mesmo de muito bom gosto, não hajam dúvidas, já agora ameijoa ou perceve ou até ostra, não lhe ocorreu? Eu gosto de Concha, mas talvez o facto de ter uns quantos genes espanhóis contribua para isso. E o significado de Concha até é religioso, uma vez que se considera que vem do nome Concepcion(Conceição), associado à Imaculada Conceição de Maria, o que faz dele até um nome bastante tradicional, mas percebo que não agrade a muita gente.
E não nos vamos esquecer que gostos são gostos e cada um chama ao seu filho e ao seu cão aquilo que quiser, embora para o cão a escolha seja mais livre, porque para o filho tem que ser um nome aprovado da lista. E não gostei nada das suas sugestões para animais de estimação, que coisa tão monótona, olhe que os meus bichos têm nomes muito mais giros ;)
E o meu comentário queria apenas dizer que os nomes "X e Y" me soam como nomes de animais de estimação, da mesma maneira que há pessoas que aqui vêm comentar que dizem que tal nome soa "de velha" ou "de imigrante". Cada um tem as suas próprias percepções e associa nomes diferentes a experiências e significados diferentes.
Sou livre de comentar como anónimo e por isso o faço.
EliminarApenas me dei ao trabalho de lhe passar algumas informações sobre os nomes que referiu e disse serem de cão. Acho que antes de tecermos comentários preconceituosos à cerca de um nome (seja por ser nome de cão, ou de velha) não é má ideia fazermos uma pesquisa, até mesmo aqui no blog, e lermos sobre os nomes em questão.
Se o fizesse talvez pensasse duas vezes antes de dizer que são nomes de cão. Não passaria a gostar dos nomes, mas seria menos ignorante.
E sim, achei uma certa graça referir o nome Concha depois de ter mencionado nomes que para si não são de pessoa. Também mais facilmente imagino uma gatinha chamada Concha do que uma menina.
Que discussão aqui vai. Mas é bom, se não isto tornar-se-ia monótono. Não vejo problema com esses nomes, há que haver diversidade. Mas também é verdade que para mim Íris é o que temos nos olhos (ainda para mais para mim que sou estudante de saúde) e até conheço uma cadela Íris. Mas Ema também é nome de ave e Pedro significa pedra. :)
EliminarSó reparei na ave ema por aqui no blog falarem sempre disso quando o nome vem à baila... acredito que muitos pais não reparem.
Eliminarpor outro lado, acredito que as joaninhas também tenham ajudado à popularidade do nome Joana - fossem as emas tão giras quanto as joaninhas e já não se colocava a questão de "Ema ser nome de ave".
só consigo imaginar Íris com olhos bonitos! ahahaha
Eu conheço uma cadela Rita e uma gata Joana...
Eliminarlol
É mesmo Inez com z ou foi só para nick? Curiosidade :)
EliminarEu acho piada a nomes mitológicos, só que alguns funcionam melhor em inglês ou noutras línguas que em português. Mas também é uma questão de treinar o ouvido. Gosto por exemplo de Calíope e acho engraçado Nereida, Electra... Já Calipso, Anfitrite, Vénus, Afrodite, etc. já não gosto tanto. :-) Mas se Ísis é aprovado, todos os nomes mitológicos deveriam ser, sejam de que mitologia forem (especialmente de povos europeus/mediterrânicos).
ResponderEliminarEu gosto muito dos nomes mitológicos mas provavelmente não usaria a maior parte deles, simplesmente porque acho que há nomes mais bonitos, mas não me chocam nada, pelo contrário! :)
ResponderEliminarE também nunca penso em Ema como ave, para mim, é mais um nome próprio hehe
Que beleza, uma coisa bonita que pode ser alcançado apenas na infância de um ser humano espero que você possa apreciá-lo por enquanto eu cozinho para meus filhos, mas eu espero que quando crescer pode solicitar delivery
ResponderEliminarEstou confusa: a minha filha nasceu em 2012 e foi registada com o 2º nome de Ninfa! Pois não aparece nenhuma Ninfa na lista! ?!? Ninfa é um nome português e escolhi-o para homenagear a minha avó materna que assim se chamava. Alguém me pode esclarecer? Obrigada.
ResponderEliminarMariana, esta lista de 2012 refere-se apenas aos primeiros nomes. Infelizmente, nesse ano, não tive acesso à lista de nomes compostos e é por isso que não encontra o nome da sua filhota!
EliminarQue pena!! :( Gostava tanto de ver "Ninfa" na lista! Então não há onde enconttrar o nome da minha filha: "Beatriz Ninfa"... Obrigada pela atenção, Filipa. A propósito, já conhecia este nome?
Eliminar