Sancho

em 20/12/12


O nome de hoje, que foi sugerido pela Cláudia, agrada-me bastante e tenho pena que seja tão impopular. Sancho, nome que foi registado apenas uma vez em Portugal em 2011, deriva da palavra latina "Sanctus", pelo que significa "santo" ou até mesmo "verdadeiro". Foi o nome de reis portugueses e era bastante usado na Idade Média, mas, infelizmente, hoje em dia isso parece ser menos relevante do que o facto de ser o nome do fiel escudeiro de D. Quixote de la Mancha. Cervantes leva a melhor sobre a nossa história e deita por terra um nome que supostamente teria tudo para agradar aos portugueses, ávidos por nomes tradicionais, curtos e com ligações à monarquia.
E já que falamos em monarquia... Enquanto fazia o ranking dos rankings dos nomes portugueses, confirmei a ideia de que os nomes dos reis sempre estiveram no topo das preferências, mas que foi havendo uma mudança ao longo dos tempos. Reparem:

Presença dos nomes dos reis no top 10 português






















A estabilidade de João já não surpreende, nem é novidade que alguns destes nomes acabaram por cair em desuso. Mas concentremo-nos agora nos nomes que não aparecem no ranking. Filipe pode não ter chegado ao top 10, mas deve ter estado bem colocado entre 1980 e o final dos anos 90, se não como primeiro nome, então como segundo. Já Duarte, apesar de não ser muito popular, sempre se foi ouvindo aqui e acolá mas arriscaria dizer que a 18.ª posição alcançada em 2011 é a melhor de sempre. Dinis, Henrique e Sebastião são tendências mais recentes e que têm tudo para continuar num percurso ascendente. Olhando para o quadro, não vos parece que a vez de Sancho está prestes a chegar? 

20 comentários:

  1. Eu quando oiço Sancho lembro-me logo da primeira dinastia, Afonso, Sancho, Afonso, Sancho... nem me lembro do Sancho Pança...

    Mas sinceramente de todos os nomes de reis Sancho e Sebastião são os que menos me agradam... gosto mais da versão feminina Sancha.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Filipa :)
    Eu adoro Sancho e esta na mesa para nome de rapaz bem lá no topo! :) Gosto muito deste nome por varias razoes: e curto e de fácil pronunciação em qualquer lugar. Bem masculino e ao mesmo tempo querido... Também intemporal e o facto de estar ligado a monarquia e ser um nome antigo também marca pontos positivos para mim :) Acho que tem tudo para crescer mas espero que nao muito porque o facto de nao ser muito visto torna-o também especial :)

    ResponderEliminar
  3. Este post está muito engraçado e é curioso tentar perceber as razões de algumas destas tendências. Repararam que Carlos e Manuel, os nossos últimos reis, foram populares apenas nas décadas que se seguiram à queda da monarquia? Dir-se-ia que após esse tempo a população absorveu a República e "impopularizou" os seus últimos representantes. Outros nomes, apesar de associados à monarquia, monarquica ou historicamente são nomes "malditos", ou associados a reis pouco populares, o que poderá estar associado à sua "impopularidade": sendo o seu expoente máximo Sebastião; Filipe é também muito mal visto pelos mais associados ao regime monárquico...

    ResponderEliminar
  4. O nome Sancho é adorável!

    ResponderEliminar
  5. Primeiro que tudo tenho de confessar o meu amor por Sancho e Sancha.
    E agora o motivo que me levou a comentar: hoje ao ver as notas do filho de uma amiga estive atenta a alguns dos nomes das pautas e fiquei contente que algures naquela escola há um menino chamado Agnos (certamente o único). O que eu adoro ver pautas de escolas e "descobrir" novos nomes.

    ResponderEliminar
  6. Uma coisa que não cheguei a dizer: eu acho que as pessoas usam nomes de reis mas não POR serem nomes de reis... Por exemplo, os reis Filipes não deixaram boas memórias, mas mesmo assim Filipe (e mesmo Filipa :P ) são nomes relativamente populares!

    ResponderEliminar
  7. Muito boa noite (sim, já é tarde).

    Gostaria, se fosse possível, que me dissesses como se vê quantas vezes num determinado ano foi registado um nome. Onde viste que Sancho só foi registado uma vez em 2011, por exemplo? Agradecia imenso. :) Btw, sou um homem (digo isto porque parece-me que a maioria por estas bandas seja mulher, ah, ah).

    Obrigado e boas festas

    ResponderEliminar
  8. Pois eu acho que mesmo inconscientemente os nomes de reis são populares, precisamente por terem sido nomes de reis... embora na actualidade já se tenham perdido no tempo os motivos da popularidade...

    ResponderEliminar
  9. Sancho é um nome interessante, mas eu não o usava, pelo simples fato de me parecer muito antigo, à semelhança de Lopo, Fernão, Gusmão, Damião. Todos eles interessantes, mas estiveram tantos anos em desuso que parecem-me demasiado arcaicos para um bebé atual. Existe um outro nesta categoria que amo de paixão, que é Lançarote. Para mim todos eles são nomes românticos e bonitos, a usabilidade depende um pouco do arrojo dos pais.

    ResponderEliminar
  10. iPsi, tem toda a razão, a maioria dos comentários são femininos, mas costuma andar por aqui o Rafael... :D
    Quanto à informação dos registos de 2011, foram publicados pelo DN e a lista oficial pode ser consultada neste link:

    http://www.dn.pt/DNMultimedia/DOC+PDFS/Nomes2011.pdf

    Em relação ao uso concreto de nomes de reis, concordo que há muita gente que o faz conscientemente e acho que quando Dinis surgiu, recentemente, apenas apareceu por ser nome de rei, porque vai ao encontro da tendência. Neste momento pode não haver muitos nomes de reis no top 10, mas estão quase todos muito bem colocados!!

    ResponderEliminar
  11. Sancho para mim, só me lembra o Sancho Pança :)...tb ñ acho mta graça a Sancha, mas sou a favor da diversidade de nomes, por isso, why not????

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito do nome, se bem que não seja dos que mais ocorrem (é mais um que tem tudo para ser descoberto nos próximos tempos). Presumo que o Sancho possa ser irmão do Dinis... Já agora, apesar de não conhecer nenhum Sancho, conheço duas Sanchas, cada uma com mais pinta do que a outra. Uma é, como eu, uma trintona cheia de estilo (reparem, trintona como eu, o cheia de estilo é só dela...), a outra é uma menina de 7 anos absolutamente fantástica. As Sanchas para mim são: giras, rebeldes e cheias de classe. Os Sanchos têm tudo para serem iguais.

    ResponderEliminar
  13. Não gosto de Sancho. Sancha então só é superado por Carlota Joaquina.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite!
    Para começar permitam-me dizer que adoro Sancho (talvez por ter um irmão (30 anos), que adoro, com esse nome ?!).
    E conheci outro homem que também se chama Sancho (e não pensem que o fenómeno é regional porque eles não se conhecem e vivem a mais de 300kms de distância).
    Por isso, acho bastante questionável esse contador de nomes.
    Quando era bebé, estive muito doente. Um médico com apelido Sancho conseguiu salvar-me. Em honra e por felicidade, quando nasceu o meu irmão, os meus pais decidiram dar-lhe esse nome.
    Para mim Sancho representa um homem amigo, solidário, trabalhador, honesto, fiel, calmo, simples, humilde.
    Na escola não foi fácil, mas agora ele também gosta do nome e toda a gente acha curioso, porque alguma pessoas dizem que nunca ouviram (e poucas pessoas já se lembram dos nossos reis)!

    ResponderEliminar
  15. Tenho um filho Sancho nascido em 2010 e um Sebastião nascido em 2006. Por fim veio a Clara em 2012...Adoro Sancho!

    ResponderEliminar
  16. Já agora...tambem tenho um Sancho de 2015! Adoramos a sonoridade do nome quando o chamamos.... com a repetição torna-se cada vez mais agradável ao ouvido!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)