Frederica

21.12.12


Ao que parece, o mundo pode acabar hoje e seria lastimoso que tudo terminasse sem que eu dedicasse um post a um dos meus nomes preferidos, aquele que me vejo a usar numa filha, contra todas as opiniões menos favoráveis. Sim, Frederica é, para mim, um nome belíssimo e elegante. Como sabem, gosto muito de nomes compridos e esta versão feminina de Frederico - chefe da paz - enche-me as medidas. Bem sei que não é um nome muito apreciado (só foi registado 21 vezes em 2011) mas isso não me demove. Pelo contrário, vejo a sua impopularidade como outro ponto forte a acrescentar à lista: é um nome antigo, internacional, que toda a gente reconhece e que não embaraça ninguém e que dificilmente se tornará popular nos próximos anos. 
Ao longo dos tempos, Frederica foi sempre um nome habitual na monarquia europeia e Portugal não foi excepção: houve uma rainha consorte que tinha Frederica como terceiro nome... A rainha D. Estefânia Josefina Frederica Guilhermina Antónia, a alemã que casou com D. Pedro V!
Em 2014, foram registadas 15 meninas com este nome.

22 comentários :

  1. Filipa, eu aprovo o nome Frederica. Sinceramente não é que ache um nome muito bonito, da mesma forma que não acho Frederico. Mas talvez por sempre ter tido colegas Fredericos da primária à faculdade, habituei-me tanto, que acho um nome super usável... e neste caso, acho usável tanto o masculino como o feminino.

    ResponderEliminar
  2. Frederica é usável e bastante elegante. O único entrave, para mim, é ser difícil de pronunciar por algumas pessoas, refiro-me sobretudo à pronuncia algarvia que come as letras todas. Aqui as pessoas dizem "Fedrica/o".

    ResponderEliminar
  3. Filipa, não sei porque associo este nome a outro de origem germânica: Guilhermina. Adoraria um post sobre esse nome. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Acho Frederica amoroso :) muito elegante e romântico.. Frederico também me agrada muito!

    ResponderEliminar
  5. Desde que depois não chame "Fedica" à piquena! :)
    Mas agrada-me a ideia do diminutivo Fred

    ResponderEliminar
  6. FREDERICA...Amo esse nome, está no meu top 10, o marido é que não lhe acha nenhuma piada:(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hm... não gosto muito, nem da versão feminina nem da masculina. Tv ainda goste menos da masculina. E prefiro nomes curtos...

    ResponderEliminar
  8. Não chamaria Fedica, mas podia ser Fédinha :D Bem, a verdade é que um nome de quatro sílabas e com tantas letras pede mesmo um diminutivo!! Que tal Drica?

    Alda, eu também gosto muito de Guilhermina, mas acho-o menos usável... Fica prometido o post!

    Continuo com problemas no acesso à internet e peço desculpa pela demora na resposta aos comentários e emails ;( Espero que no decorrer da próxima semana tudo normalize!

    ResponderEliminar
  9. Um dos meus nomes preferidos é sem duvida Frederica, no feminino porque no masculino nao gosto tanto. Para mim o único senao deste nome é a dificil prenunciação.

    ResponderEliminar
  10. Costumo acompanhar o blog, não tenho o hábito de comentar mas hoje não resisti ;)
    a minha mãe sempre gostou muito de Frederica e queria-me pôr o nome mas ninguém da familia aprovou e ela decidiu-se por outro nome do mesmo género que ela também gostava muito: Francisca. Quando o meu irmão nasceu ela decidiu que dessa era de vez e acabou por ficar Frederico :)
    Confesso que a minha opinião é a mesma da minha familia, gosto muito mais do meu nome e não aprecio muito Frederica mas a versão masculina, não sei se é por ser o nome do meu irmão, agrada-me muito mais

    Parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  11. Tb gosto muito, mas acho k prefiro no masculino. Mas acho que merecia ser mais usados ambas as versões do nome.

    ResponderEliminar
  12. Gosto de Frederica :) não que seja dos meus nomes favoritos, mas aquelas sílabas todas tornam-no bem giro!

    ResponderEliminar
  13. Eu gosto mais de Frederico confesso, mas acho que Frederica é um nome bastante elegante...Embora para femininos do mesmo género prefira Francisca.
    Acho que Francisca e Frederico e Frederica e Francisco ficam uns pares de irmãos muito giros ^^

    ResponderEliminar
  14. Adoro Frederica, mas lá está, a difícil prenuncia acaba por inibir a colocação deste nome. O meu filhote mais novo era para ser Frederico, mas acabou Francisco.
    Talvez Maria Frederica fique mais discreto, é um conjunto que gosto muito.

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho uma relação de amor-ódio com Frederica que passo a explicar: por um lado, adoro o nome, que tem tudo, na minha lista, para vingar. Por outro... bem, quando conheci o meu marido, ele namorava uma menina de nome... Frederica, a quem todos chamavam Quica. E pronto... tornou-se nome 'non grato' para mim... O pior é que, até temos ligação ao nome (o irmão mais novo do meu marido chama-se Frederico e penso que é um nome maravilhoso). Ps. Apesar de todos os amigos lhe chamarem Fred, para nós ele é o Dico (e, segundo a minha sogra, começou porque em pequeno não conseguia dizer o seu nome).

    ResponderEliminar
  16. Eu amo Frederica, E a foto que acompanha o nome nao poderia estar mais de acordo!
    Eu tenho um primo Frederico mas a versão feminina é ainda mais interessante!

    ResponderEliminar
  17. Bem... A minha filha chama-se Maria Frederica e adoro. É a nossa kikas... Relativamente a alguns comentários, é bem verdade que o nome causa alguma estranheza quando digo qual o nome da pequenina, hoje com 14 meses! Acho o nome elegante e muito feminino. Confesso que a 2ª escolha era Francisca,mas a Frederica ganhou o seu lugar.

    ResponderEliminar
  18. A minha filhota tem 2 meses e, depois de muita luta, consegui por-lhe o nome de Ana Frederica. As reacções têm sido de extremos, entre o pensar que estamos a gozar e o adorar a originalidade. Coloquei "Ana" antes porque o pai acha que é uma opção- caso ela nao goste passa a intitular-se Ana. Duvido...

    ResponderEliminar
  19. Lenita, eu aceito com naturalidade que existam pessoas que não gostam de Frederica. Mas daí a acharem que estão a gozar, é um abuso, não? ;D

    ResponderEliminar
  20. Também achei Filipa mas uma amiga minha diz que tem o hábito de dizer e ouvir a família dizer "olha-me esta Frederica" no sentido pejorativo. Também a minha avó- que já tem 86 anos- se riu convencidissima que era brincadeira. Bom, mas nada disso me demoveu e não me arrependo!
    Este nome não é para todos,é para gente com boa dicção :)

    ResponderEliminar
  21. Lenita, vou pensar numa "lista de nomes para pessoas que têm boa dicção" :)

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)