Frederica

em 21/12/12


Ao que parece, o mundo pode acabar hoje e seria lastimoso que tudo terminasse sem que eu dedicasse um post a um dos meus nomes preferidos, aquele que me vejo a usar numa filha, contra todas as opiniões menos favoráveis. Sim, Frederica é, para mim, um nome belíssimo e elegante. Como sabem, gosto muito de nomes compridos e esta versão feminina de Frederico - chefe da paz - enche-me as medidas. Bem sei que não é um nome muito apreciado (só foi registado 21 vezes em 2011) mas isso não me demove. Pelo contrário, vejo a sua impopularidade como outro ponto forte a acrescentar à lista: é um nome antigo, internacional, que toda a gente reconhece e que não embaraça ninguém e que dificilmente se tornará popular nos próximos anos. 
Ao longo dos tempos, Frederica foi sempre um nome habitual na monarquia europeia e Portugal não foi excepção: houve uma rainha consorte que tinha Frederica como terceiro nome... A rainha D. Estefânia Josefina Frederica Guilhermina Antónia, a alemã que casou com D. Pedro V!
Em 2014, foram registadas 15 meninas com este nome.

27 comentários:

  1. Filipa, eu aprovo o nome Frederica. Sinceramente não é que ache um nome muito bonito, da mesma forma que não acho Frederico. Mas talvez por sempre ter tido colegas Fredericos da primária à faculdade, habituei-me tanto, que acho um nome super usável... e neste caso, acho usável tanto o masculino como o feminino.

    ResponderEliminar
  2. Frederica é usável e bastante elegante. O único entrave, para mim, é ser difícil de pronunciar por algumas pessoas, refiro-me sobretudo à pronuncia algarvia que come as letras todas. Aqui as pessoas dizem "Fedrica/o".

    ResponderEliminar
  3. Filipa, não sei porque associo este nome a outro de origem germânica: Guilhermina. Adoraria um post sobre esse nome. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Acho Frederica amoroso :) muito elegante e romântico.. Frederico também me agrada muito!

    ResponderEliminar
  5. Desde que depois não chame "Fedica" à piquena! :)
    Mas agrada-me a ideia do diminutivo Fred

    ResponderEliminar
  6. FREDERICA...Amo esse nome, está no meu top 10, o marido é que não lhe acha nenhuma piada:(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hm... não gosto muito, nem da versão feminina nem da masculina. Tv ainda goste menos da masculina. E prefiro nomes curtos...

    ResponderEliminar
  8. Não chamaria Fedica, mas podia ser Fédinha :D Bem, a verdade é que um nome de quatro sílabas e com tantas letras pede mesmo um diminutivo!! Que tal Drica?

    Alda, eu também gosto muito de Guilhermina, mas acho-o menos usável... Fica prometido o post!

    Continuo com problemas no acesso à internet e peço desculpa pela demora na resposta aos comentários e emails ;( Espero que no decorrer da próxima semana tudo normalize!

    ResponderEliminar
  9. Um dos meus nomes preferidos é sem duvida Frederica, no feminino porque no masculino nao gosto tanto. Para mim o único senao deste nome é a dificil prenunciação.

    ResponderEliminar
  10. Costumo acompanhar o blog, não tenho o hábito de comentar mas hoje não resisti ;)
    a minha mãe sempre gostou muito de Frederica e queria-me pôr o nome mas ninguém da familia aprovou e ela decidiu-se por outro nome do mesmo género que ela também gostava muito: Francisca. Quando o meu irmão nasceu ela decidiu que dessa era de vez e acabou por ficar Frederico :)
    Confesso que a minha opinião é a mesma da minha familia, gosto muito mais do meu nome e não aprecio muito Frederica mas a versão masculina, não sei se é por ser o nome do meu irmão, agrada-me muito mais

    Parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  11. Tb gosto muito, mas acho k prefiro no masculino. Mas acho que merecia ser mais usados ambas as versões do nome.

    ResponderEliminar
  12. Gosto de Frederica :) não que seja dos meus nomes favoritos, mas aquelas sílabas todas tornam-no bem giro!

    ResponderEliminar
  13. Eu gosto mais de Frederico confesso, mas acho que Frederica é um nome bastante elegante...Embora para femininos do mesmo género prefira Francisca.
    Acho que Francisca e Frederico e Frederica e Francisco ficam uns pares de irmãos muito giros ^^

    ResponderEliminar
  14. Adoro Frederica, mas lá está, a difícil prenuncia acaba por inibir a colocação deste nome. O meu filhote mais novo era para ser Frederico, mas acabou Francisco.
    Talvez Maria Frederica fique mais discreto, é um conjunto que gosto muito.

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho uma relação de amor-ódio com Frederica que passo a explicar: por um lado, adoro o nome, que tem tudo, na minha lista, para vingar. Por outro... bem, quando conheci o meu marido, ele namorava uma menina de nome... Frederica, a quem todos chamavam Quica. E pronto... tornou-se nome 'non grato' para mim... O pior é que, até temos ligação ao nome (o irmão mais novo do meu marido chama-se Frederico e penso que é um nome maravilhoso). Ps. Apesar de todos os amigos lhe chamarem Fred, para nós ele é o Dico (e, segundo a minha sogra, começou porque em pequeno não conseguia dizer o seu nome).

    ResponderEliminar
  16. Eu amo Frederica, E a foto que acompanha o nome nao poderia estar mais de acordo!
    Eu tenho um primo Frederico mas a versão feminina é ainda mais interessante!

    ResponderEliminar
  17. Bem... A minha filha chama-se Maria Frederica e adoro. É a nossa kikas... Relativamente a alguns comentários, é bem verdade que o nome causa alguma estranheza quando digo qual o nome da pequenina, hoje com 14 meses! Acho o nome elegante e muito feminino. Confesso que a 2ª escolha era Francisca,mas a Frederica ganhou o seu lugar.

    ResponderEliminar
  18. A minha filhota tem 2 meses e, depois de muita luta, consegui por-lhe o nome de Ana Frederica. As reacções têm sido de extremos, entre o pensar que estamos a gozar e o adorar a originalidade. Coloquei "Ana" antes porque o pai acha que é uma opção- caso ela nao goste passa a intitular-se Ana. Duvido...

    ResponderEliminar
  19. Lenita, eu aceito com naturalidade que existam pessoas que não gostam de Frederica. Mas daí a acharem que estão a gozar, é um abuso, não? ;D

    ResponderEliminar
  20. Também achei Filipa mas uma amiga minha diz que tem o hábito de dizer e ouvir a família dizer "olha-me esta Frederica" no sentido pejorativo. Também a minha avó- que já tem 86 anos- se riu convencidissima que era brincadeira. Bom, mas nada disso me demoveu e não me arrependo!
    Este nome não é para todos,é para gente com boa dicção :)

    ResponderEliminar
  21. Lenita, vou pensar numa "lista de nomes para pessoas que têm boa dicção" :)

    ResponderEliminar
  22. Adoro o nome Frederica um nome muito elegante

    ResponderEliminar
  23. Adoro Frederica e agora tenho uma! Nasceu o ano passado! Por curiosade, sabe me dizer quantas Fredericas foram registadas em 2019? Ou onde posso saber isso? Adoro este blog! Estou grávida outra vez e todas as noites passo aqui a procurar o próximo nome. O marido tende a dizer q nao a todos os que sugiro 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Muitos parabéns! Depois gostava de saber qual foi o nome escolhido :) Infelizmente, não tive acesso aos dados de 2019, o máximo que lhe consigo dizer é que Frederica ficou abaixo dos cem registos!

      Eliminar
  24. Adoro o nome Frederica. Estou grávida e gostava muito que a minha filha fosse Frederica, mas tanto o pai como a restante família dizem que não gostam porque é difícil de pronunciar! Ainda estou a ponderar, mas não gosto de nomes muito usados e o pai só me sugere nomes que agora se usam muito, não que sejam feios, pelo contrário, mas prefiro um nome menos visto. Acho que este post com comentários positivos me deram mais optimismo sobre o nome!
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha chama-se Frederica, tem quatro anos e diz o nome dela na perfeitamente há já bastante tempo. A maioria dos coleguinhas também diz bem o nome e os que não dizem também têm dificuldade com outras palavras, parece-me uma questão de tempo. Quanto aos adultos, é verdade que às vezes ouço Federica ou Ferderica, mas apenas costuma acontecer com quem não está familiarizado com o nome! Um beijinho!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)