Nomes simples ou compostos?

em 23/11/12


Os nomes compostos discutem-se bastante aqui no blog especialmente porque eu os adoro. Sei que a geração que agora enfrenta a maternidade ficou com sequelas profundas por causa das escolhas dos papás dos anos 70 e 80 mas também sei que os nomes compostos continuam a usar-se e que, como eu, há quem os considere mais do que um simples estorvo. 
A Luísa sugeriu que fizesse uma sondagem para perceber se os leitores do blog preferem nomes compostos ou sozinhos e eu aproveitei para criar uma outra sondagem para tentarmos perceber que tipo de nomes compostos preferem - os tradicionais, como João Pedro ou Vera Lúcia, os diferentes, ou apenas nomes que incluem Maria (ou Ana) e Manuel...  

Resultado das sondagens: 








20 comentários:

  1. Eu sou uma orgulhosa representante de uma família (ou de duas famílias, na realidade) que começou com a moda de um nome só numa altura em que ainda não se usava... pelo menos não se usava muito (anos 70). E partilho dessa preferência. Lá em casa eu, marido e filhos temos todos apenas um nome próprio. Os meus filhos têm um nome próprio, um apelido do pai e outro da mãe. Small is beautiful.
    Posto isto, acho que não faz sentido votar no tipo de nomes compostos que prefiro... embora, a ter que escolher, votasse nos diferentes, já agora...

    ResponderEliminar
  2. Eu bem q tento gostar de nome compostos, mas prefiro mesmo nomes sozinhos ou q deem pra chamar junto como; Paulo Ricardo, Pedro Henrique, Ana Júlia, Luís Felipe... Não vejo mta importância qndo se tem um segundo nome q ngm conhece.

    ResponderEliminar
  3. Hum... É difícil!
    Eu gosto mais de um só nome mas tem que ser comprido e "forte" como Constança ou Sebastião.
    Nomes compostos é quase sempre falhanço na certa!
    Por isso só aprecio nomes compostos com Maria (mesmo nos meninos) ou Ana por achar que são nomes "neutros" e que ficam bem com todos os nomes;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Agradeço ter acedido ao meu pedido.
    Estou grávida e estou muito indecisa em relação aos nomes embora ainda tenha tempo de pensar e nem saiba o sexo ainda.
    Adoro nomes compostos, acho lindo e prefiro combinações inesperadas. Mas há algum preconceito em relação a nomes compostos.
    E neste momento a minha duvida é escolher ou não um nome composto.
    Tenho pensado em alguns nomes e combinações:
    Isabela Flor
    Amélia Rosa
    Julieta Eleonor
    Laura Violeta
    Artur Benjamim
    Mateus Xavier
    Valentim Duarte
    Pedro Isaac

    Gosto de todos estes nomes e seria capaz de usar qualquer um deles sozinho mas combinados parecem-me 1000000 vezes mais bonitos.

    ResponderEliminar
  5. Eu prefiro apenas um nome e acho que é assim que um dia vou escolher para filhos. Contudo acho que há combinações tradicionais muito bonitas (mas não acho que Maria vá bem com tudo, vai bem com quase tudo, mas não tudo tudo). E também há combinações diferentes que ficam no goto.

    Eu com dois nomes próprios, muito 80's, acho ter 2 nomes tem dois inconvenientes:
    o nome fica demasiado datado (se Sónia já é datado, a combinação ainda é mais); muita gente faz considerações como "Que feio". E agora combinações que nos parecem bonitas e normais podem vir a passar pelo mesmo.

    Uma grande vantagem de ter dois nomes, nunca foi o meu caso, mas conheço muita gente que não gostando do primeiro nome, opta por utilizar o segundo. Só com um nome, nunca existe essa possibilidade.

    Acho que sobretudo se um casal quiser pôr um nome muito muito invulgar e estranho, um nome mais comum a acompanhar poderá ser vantajoso para a criança no futuro.

    Já agora Luísa, gostei muito de Amélia Rosa para menina :)

    ResponderEliminar
  6. Acho que também depende dos apelidos. Chamar-se "João Santos Silva" é horrível, não há maneira de distinguir-se de tantos outros com o mesmo nome - nesses casos,não só os pais deviam escolher um primeiro nome menos popular como um segundo nome ajudaria... :)

    ResponderEliminar
  7. Filipa, sinceramente acho nomes compostos, os mais comuns (maria, ana, joao, pedro, henrique...) ate bonitos porem e muito dificil fazer combinacoes que parecam "naturais" alias, ao meu ver ter um nome composto tem muito mais desvantagens do que vantagens.
    -e muito comprido. conheco muitas pessoas com nomes compostos e elas sempre acabam usando 1 so, falo isso por experiencia me chamo Maria Fernanda por causa de minha avo e nunca sou chamada pelos 2, na verdade, todos me chamam de nanda.
    -aqui no brasil, quando se ouve um desses nomes compostos que de cara nao combinam muito um com o outro ou talvez muito diferentes logo associam as classes mais baixas
    -uma pessoa so pra que dois nomes?
    ....

    ResponderEliminar
  8. Querida Infanta,

    Há já bastante tempo que sigo o blog, mas recentemente despertou-me ainda mais interesse. Estou grávida de uma menina e a escolha do nome anda dificil. gosto de nomes diferentes: Olívia, Benedita, Frederica, Concha, Camila, Violeta, Amélia. O marido não. estamos mais ou menos de acordo em Caetana.

    Não sei se já escreveu sobre o nome, mas não encontro. Será que podia dazer um post sobre ele? E já agora, combinações simples e eficazes (só me ocorre a típica Maria Caetana).

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  9. olá

    gosto imenso de nomes compostos sem maria ou ana, gosto de combinações diferentes mas que soam bem,

    o meu nome é composto e gosto. Quando tiver filhos definitivamente, vÃO ter nomes compostos

    para 2º nome usarei talvez margarida, jasmim (mas para menina), beatriz, sofia, alexandre, miguel, xavier...

    ResponderEliminar
  10. Luísa e Mafalda, muitos parabéns pelos bebés!! :D

    Luísa - eu concordo com quem diz que os nomes compostos são um potencial desastre e com a ideia da Xoru de que um nome composto lindo hoje poderá ser feio amanhã, mas por isso é que gosto de recomendar o uso de segundos nomes que tenham um significado bonito para os pais. Se eu fosse Filipa Rosa porque era a flor preferida da minha mãe ou Filipa Paulina porque era o nome da querida avó do meu pai, quando crescesse eu iria adorar... Em criança tenho algumas dúvidas hehe bem, isto para dizer que se há afecto face ao nome, eu não hesitaria em usá-lo!

    Mafalda - aqui fica um link que reencaminha para os posts em que Caetana foi referido
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/search?q=caetana

    e aqui está o link de um post em que me debruço sobre o nome (faltava-lhe a etiqueta, por isso é que não aparecia nas pesquisas, mas já corrigi!)
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/10/ha-quem-tenha-sorte-v.html

    Eu julgo que já fiz uma lista de nomes compostos para uma mamã, mas apenas enviei por email... Terei de procurar, mas de qualquer forma, tratarei disso assim que me seja possível (infelizmente, vai demorar um bocadinho porque estarei ausente do blog durante a semana que vem)

    ResponderEliminar
  11. Luísa - Amélia Rosa, sem dúvida, é lindo!!! Pedro Mateus, Duarte Xavier também gosto.

    Mafalda - Algumas sugestões diferentes com nomes tradicionais

    Caetana do Carmo
    Caetana Assunção
    Caetana Isabel
    Caetana Luísa
    Caetana Rosa
    Caetana Mafalda (olha o teu nome!)
    Caetana Augusta

    ResponderEliminar
  12. Mafalda, já encontrei! Envie-me um email para nomesportugueses@gmail.com e eu envio-lhe o ficheiro.

    ResponderEliminar
  13. Confesso que estou contente com as sondagens até agora!
    Afinal, parece que até se gosta de nomes compostos e diferentes.
    Talvez haja é uma linha que separa o gostar do usar... :)
    E tem toda a razão no que diz sobre os nomes terem significado para nós. Alguns dos que citei têm realmente muito significado para mim. Eu sou Luísa Aurora, Luísa nome da minha avó materna, Aurora da minha avó paterna. E sempre adorei o meu nome, não só pelo significado, mas por ser diferente, no meio de tantas "Danielas Patrícias", da minha geração (1982)

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto de nomes compostos, desde os tradicionais a outros menos comuns como os que a Luísa acima referiu...desde k ñ sejam Cátias Vanessas ou Lúcias Patrícias :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Mafalda,
    A minha sobrinha vai nascer em Janeiro chamar-se-á Cayetana... Infelizmente não posso ajudar com combinações pois ela terá apenas um nome.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelas sugestões!

    Vou enviar e-mail, Infanta.

    Benedita, a sua sobrinha será Cayetana com y? Tinha ideia que em Portugal só era aceite sem.. :S

    ResponderEliminar
  17. Olá Mafalda,

    A minha sobrinha é Espanhola, escreve-se Cayetana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Aqui em casa os meus pais e os meus tios todos tem nomes compostos: Marcus Valérius (pai), Marcus Vinícius e Marcus Virgílius, Ana Cristina (mãe), Kátia Regina e José Américo. Os filhos destes, entretanto, tem um nome só, com excessão do meu primo Pedro Henrique, que teve o Pedro acrescido em homenagem ao seu avô materno. Eu gosto de nomes compostos tanto quanto de nomes simples, desde que "combinem". Usaria: Ana Maria, Hana Felipa, Isabel Cristina, Carlos Eduardo, Edith Ruth, Bárbara Juliette, Maria Fernanda, Eva Letícia, Maria Odete e Ana Clara.

    ResponderEliminar
  19. O meu filho tem 6 meses e chama-se João Nuno mas muitas pessoas acham estranha esta escolha de dois nomes (não está na moda). Nuno é nome de tradição na família materna.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)