Ontem não faltaram sugestões bonitas de nomes românticos femininos e haveria muitos mais para referir. Mas, mudando a tónica para os nomes masculinos, será assim tão fácil? Imediatamente, ocorrem-me Romeu e Valentim. Mas, mais do que no caso dos nomes femininos, acho que os nomes masculinos românticos apelam às nossas experiências, aos livros e filmes que, de certa forma, nos marcaram. Para mim, foi uma procura difícil.. Olhando para os nomes, via de tudo, menos romance, pelo que o critério quase que passou a ser a suavidade!
- Abel
- Adão
- Adónis
- Amadis
- Amado
- Amável
- Amor
- Andreo
- Ângelo
- Artur
- Benjamim
- Camilo
- Dante
- Enzo
- Inácio
- Jasmim
- Luís
- Mel
- Milo
- Nicola
- Oceano
- Páris
- Pedro
- Querubim
- Rafaelo
- Remi
- Rubi
- Sansão
- Serafim
- Silvestre
- Tristão
Acho que não é de estranhar que os nomes italianos tenham captado a minha atenção... Quais seriam as vossas sugestões? Que nomes retirariam desta lista?
Para terminar, mais uma pergunta: haverá interesse em escolher um nome romântico masculino ou esse critério é muito mais adequado para meninas? Pensando no que escrevi ontem sobre a Charlotte Grace vs Rocky James, a escolha dos nomes não poderá ser um dos mais fortes indicadores da ideia da virilidade masculina por oposição à delicadeza feminina?
De facto o romantismo de um nome nunca esteve na minha mente quando os escolhi (na verdade, nem para raparigas nem para rapazes). Mas talvez instintivamente se procure menos essa característica num nome masculino, embora isso seja um preconceito claro, se para um nome feminino o critério é diferente.
ResponderEliminarAcho que tanto para rapazes como para raparigas aquilo que mais valorizo é ser um nome divertido - um mote para uma criança alegre. E ter uma sonoridade suave. Se essa suavidade significar romantismo pois seja... (Claro que poderia elencar muitos outros critérios mas talvez sejam estes os menos conscientes e portanto os menos óbvios...)
Valentim, Bernardo, Dinis, Marcelo, Romeu
ResponderEliminarDiego
ResponderEliminarApolo
Iago
César
Olivier
Tobias
Acrescentava Salvador (o nome mais romântico de todos!), Lourenço e talvez Noah.
ResponderEliminarTristão, Sansão e Nicola (nem sabia que tal nome existia! :o ) não me parecem lá muito românticos...
Eu acrescentaria o nome do meu piolhito! Mateus!
ResponderEliminarEu adoro o nome Theo (leia-se Téo), se bem que não sei se em Portugal pode ser considerado nome ou é apenas um diminutivo para Teodoro ao qual já não acho tanta piada. Sei que nos EUA e no Reino Unido é permitido como nome próprio e se não me engano até no Brasil.
ResponderEliminarTristão e Sansão são, na minha perspetiva, profundamente românticos, exatamente pela «história que carregam: Tristão e Isolda, e Sansão e Dalila. Já agora, Abelardo também (de Heloísa e Abelardo). Claro que todos estas histórias com finais muito tristes.
ResponderEliminarTeo não é admitido em Portugal... :(
ResponderEliminarPenso que nos nomes masculinos não se procura tanto serem suaves, como no caso dos femininos. Penso que serem nomes fortes e marcantes é um motivo geral para serem elogiados.
ResponderEliminarPara mim não existe esse critério da "necessidade de um nome forte para rapaz".
Aqueles nomes que considero românticos são associados a personagens de livros ou filmes que li/vi e que ficam sempre no imaginário. Para mim Tristão é romântico, Lançarote, Romeu, Jaime, Dante, Eduardo, Pedro, Heitor, Abelardo.
Olá
ResponderEliminarParabéns pelo blog :) Gosto imenso!
Eu adoro nomes masculinos românticos e sugiro acrescentar à lista Apolo, o nome que escolhi para o meu filho.
Bjinhos
Patrícia, parabéns pela escolha de um nome tão invulgar e parabéns pelo blog - é lindo! :)
ResponderEliminarTive mesmo de acrescentar o seu link à lista dos Filhos da blogosfera :D
http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/11/filhos-da-blogosfera-lista.html
Em minha opinião, acho q Gabriel tbm é um nome romântico .-.
ResponderEliminarCamilo é um nome que precisa ser redescoberto. Há tantas CamilAs e nenhum Camilos.. acho muito romântico.
ResponderEliminarAngélica, precisamente por isso... Aqui em Portugal, quando um nome se torna muito popular num género, acaba por atrapalhar. Acho que poderíamos dizer o mesmo de Júlio, mas dada a popularidade de Júlia, acho difícil de reaparecer!
EliminarTenho uma dúvida... Na sua opinião, na maioria dos casos, as pessoas optam por nomes populares ou impopulares? Pergunto isso porquê as listas de nomes populares mudam tão pouco e muito lentamente... Dá a sensação de serem sempre os mesmos nomes.
EliminarAqui em Portugal a preferência recai nos nomes populares, sem sombra de dúvida! Em 2018, nasceram cerca de 86 mil crianças e dessas, 52 mil têm um nome que está no top 30! Salvo raras excepções, de nomes que sobem muito rapidamente no ranking, as mudanças são mesmo muito lentas e o top 10 é muitíssimo estável!
Eliminaruau!!!
Eliminargrata Filipa.