Duelo de nomes - Eduarda vs Fernanda & Fernanda vs Manuela

em 13/11/12


Os duelos de hoje partem da sugestão de uma leitora brasileira, que diz que os vê como dois nomes chiques e fortes. Essa é a leitura que eu faço de Eduarda, um nome que me agrada bastante e que, talvez por nunca ter sido muito expressivo, se mantém com muito charme, mas tenho muita dificuldade em ver Fernanda dessa forma porque em Portugal, depois de um período áureo, entre 1960 e 1970, a sua popularidade foi diminuindo de tal forma que em 2011 foi registado apenas dez vezes. No Brasil, contudo, é um nome transversal, que se adequa muito bem a jovens, como uma leitora disse aqui, numa ideia partilhada também pela Patrícia. Em Portugal, o duelo mais previsível seria Fernanda vs Manuela e acho que também funcionaria bem no Brasil, mantendo-se a diferença abismal na forma como os encaramos. O que escrevi a propósito de Fernanda serve perfeitamente para Manuela: não é de forma alguma um nome feio, mas em Portugal parece-me antiquado, especialmente na versão Maria Manuela. Acho que, num futuro não muito distante, são nomes com alguma probabilidade de sucesso mas, no meu país, ainda não os vejo como dois nomes de bebés contemporâneos.
Devido à grande diferença de perspectiva, hoje decidi lançar dois duelos ao mesmo tempo: o primeiro, opõe dois nomes terminados em -da e o segundo, Eduarda vs Fernanda, e os dois nomes que a meu ver, são mais semelhantes em termos de estilo, Fernanda vs Manuela.



  • Eduarda
Significado: guardiã satisfeita
Diminutivos: Duda, Ducha
Alternativas: Francisca, Duartina

  • Fernanda
Significado: viajante valente
Diminutivos: Fê, Nanda
Alternativas: Amanda, Miranda

  • Manuela
Significado: Deus connosco
Diminutivos: Manu, Nela, Nelinha
Alternativas: Emanuela, Marcela, Isabela


O que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não deixem de votar! 

Atualização - resultado das sondagens: 




26 comentários:

  1. Eu gosto muito de Manuela ja que e o nome da minha mae :) Todos a chamam Nelinha ou Manela. Tambem tenho uma tia Fernanda a quem chama-mos Nanu! Acho Nanu um diminutivo bem fofo. Dos 3 nomes prefiro Eduarda, acho distinto e faz-me lembrar sempre a Maria Eduarda da Maia dos Maias que adoro. Fernanda acho pesado para um bebe... Nao gosto

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não gosto de nenhum... Acho-os pesados e a sonoridade também não me encanta...

    ResponderEliminar
  3. Gosto dos três, mas acho que mais facilmente Eduarda entra na "moda" pelos motivos que a Filipa disse.

    Assim prefiro Eduarda. Entre Fernanda e Manuela, escolho Fernanda, talvez porque conheço mais Manuelas. Já agora conheci algumas Manuelas de idades próximas da minha e os diminutivos utilizados em Portugal não são muito apelativos, sobretudo, o Nela :S Gosto muito mais de Manu como usam no Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Ai Filipa... como vc pode juntar meus 3 nomes preferidos em um só duelo? Isso não pode acontecer... rs...

    Vou pensar no voto e volto amanhã... kkkkkk

    ResponderEliminar
  5. olá,

    entre fernanda e eduarda, prefiro Fernanda. Não sou muito fã de eduarda.

    entre fernanda e manuela, agora gosto mais de manuela.

    tambem tinha a percepção que manuela era "nome de velha" e não gostava(sem querer ofender quem goste e considere o nome)

    isto até conhecer uma menina de 1 ano(agora com 2) chamada manuela, cujo diminutivo era mánu (axo amoroso)

    de acrescentar que a menina é portuguesa.

    agora gosto de manuela devido ao diminutivo, poderia muito bem ter uma manuela como filha, xamár-lhe-ia de mánu. ^-^


    ResponderEliminar
  6. Eu tenho uma tia Manuela e embora não seja um nome muito comum em Portugal, por exemplo nunca conheci uma da minha idade, não desgosto do nome precisamente por o associar à minha tia. E acho que Manu é um diminutivo muito fofo. O nome podia voltar mas realmente não tem tanta expressão como no Brasil. Portanto, entre Fernanda e Manuela, voto Manuela.

    Eu adorei Os Maias, portanto entre Fernanda e Eduarda o meu voto vai para Eduarda. Mas não usaria nenhum dos dois numa filha minha.

    ResponderEliminar
  7. Em qualquer dos casos prefiro Fernanda, ao qual, já vi atribuído o significado "guerreira da paz". :)

    ResponderEliminar
  8. Escolho Eduarda! Primeiro porque me parece mais usável, e depois porque os outros lembram-me sempre alguém muito idoso a viver sozinho...

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Eduardo, Fernando e Manuel mas não muito dos seus correspondentes femininos.

    Prefiro Fernanda a Eduarda e Manuela a Fernanda.

    ResponderEliminar
  10. Prefiro Fernanda a Eduarda e a Manuela. Entre Eduarda e Manuela, sem dúvida alguma, Eduarda.

    ResponderEliminar
  11. De Fernanda gosto muito porque é um nome forte e doce em simultâneo. Eduarda também me agrada. Já de Manuela não gosto mesmo nada.

    ResponderEliminar
  12. Eduarda vs Fernanda = Eduarda
    Manuela vs Fernanda = Manuela

    Não gosto!

    ResponderEliminar
  13. Realmente já decidi meu preferido, é sem dúvidas Fernanda :)

    ResponderEliminar
  14. Entre Eduarda e Fernanda escolho Eduarda
    Entre Manuela e Fernanda sem duvida Manuela pq alem de ser meu nome nao conheco ninguem da minha geraçao com este nome

    ResponderEliminar
  15. Estou com a Patrícia, o meu preferido também é Fernanda, sem dúvida alguma. :)

    ResponderEliminar
  16. Definitivamente Fernanda! :)

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito, muito do nome Fernanda.

    ResponderEliminar
  18. Poxa, meu nome é lindo, gente! Sou brasileira e trabalho em uma maternidade. Gosto ainda mais do meu nome, porque, apesar não ser um nome incomum, poucas bebês tem saído de lá com esse nome, e acho que por "sair de moda", acaba se sofisticando um pouco. E, apesar de ser um nome conhecido, não é um nome popular, sendo considerado elitizado. Tomando minha maternidade como parametro, acompanhamos o nascimento de muitas Manus ultimamente, e creio que esse nome tem se popularizado bastante. É um nome que gosto bastante, mas não sou chegada a nomes que se popularizam, logo, não o colocaria em uma filha. Já Eduarda, não suporto mais a variação Maria Eduarda, que tornou-se extremamente popular aqui há uns 10 anos, criando uma legião de Dudas. Acho muito mais bonito Eduardo.

    ResponderEliminar
  19. Olá!!

    Achei muito curioso esse post sobre o meu nome, apesar de o meu ser Manoela com "o" (grafia mais comum aqui no Brasi)! Sei que em Portugal Manuela é um nome antigo, mas não consigo imaginar velhinhas brasileiras com o meu nome, nasci em 1990 e todas as Manu(o)elas que eu conheço nasceram por volta disso! De toda forma, adorei que o meu nome ganhou de Fernanda, e voltando a comparar com o Brasil, aqui esse nome é muitoooooooo comum na minha geração, não consigo nem contar quantas Fernandas eu conheço!!

    Adorei o blog, e tirei várias idéias de nome para sugerir para minha irmã que está grávida. Alguns nomes portugueses lindíssimos que eu nunca tinha ouvida falar.

    ResponderEliminar
  20. Manoela, obrigada pelo comentário e pela simpatia e felicidades para a sua irmã! :)

    ResponderEliminar
  21. Eu moro em portugal e gosto mt de Manuela...nao vejo como um nome antiquado (pq afinal o q é um nome antigo?? tantos nomes q ja existem ha tento tmepo, o fato de nao ser mt usado so o torna ainda melhor!)...mas como ia a dizer, acho um nome querido, com uma sonoridade delicada e ao msm tempo com enfase...e tem um significado mt bonito. Gosto assim, apenas Manuela.

    ResponderEliminar
  22. Eu prefiro mil vezes Eduarda e principalmente o significado. PS: O meu nome é Edurda

    ResponderEliminar
  23. Manuela, sem dúvida!! E é o nome da minha filha de 4 anos! Pensamos nesse nome em homenagem à avó já falecida, mãe do marido, e colocamos Manuela Maria. Como diminutivo chamamos "Né" e é optimo ser a única numa sala cheia de marias e de matildes!!!

    ResponderEliminar
  24. Manuela não está mal, embora seja um pouco pesado numa criança. Encontrei várias Fernandas com que antipatizei... Só conheço uma Eduarda dos media e a Maria Eduarda dos Maias: este é um nome relativamente surpreendente e o menos mau dos três.

    ResponderEliminar
  25. Fernanda é um nome lindo e atemporal no Br digo que um clássico que se perpetua, que é encontrado em todas as idades no BR como um todo! Já em PT sei que é visto de outra forma...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)