Luzia

14.11.12


Luzia é um nome pouco comum em Portugal, mas não se pode dizer que é desconhecido. Trata-se de uma derivação de Lúcia, grafado com Z por influência de Luz, que se propagou graças a Santa Luzia, uma das mais veneradas na antiguidade cristã. 
Para mim, nascida e criada em Viana do Castelo, é um nome que não tem segredos, já que é o nome do ex-libris da cidade: um monte, com uma belíssima basílica a lembrar a Sacré Coeur parisiense, de onde se avista não só a cidade, mas também o rio Lima e Oceano Atlântico. Um verdadeiro postal de Portugal, se querem a minha opinião totalmente isenta [risos]
A meu ver, Luzia é um nome a ter em conta, especialmente devido ao facto de já termos identificado Luz como tendência, associado à ideia de que Lúcia está demodé (não para mim!!!). É um nome antigo, com um significado muito bonito e, inacreditavelmente, parece ser dos poucos nomes que não combina lá muito bem com Maria. Pensando bem, a sonoridade nem é tão diferente deste nome tão típico em Portugal e o mesmo se passa com Alegria, Bitia, Iria, Safia e Sofia.

Dando um saltinho à AATT, encontrei estas combinações:
  • Ana Luzia
  • Bárbara Luzia
  • Carlota Luzia
  • Catarina Luzia
  • Carolina Luzia
  • Francisca Luzia
  • Luzia Clara (embora eu tivesse delirado com Clara Luzia)
  • Luzia da Luz e Luzia Lúcia :D
  • Luzia das Neves 
  • Luzia Madalena
  • Luzia Rosa

Em 2011, foram registadas seis pequenas Luzias e em 2014 foram nove. Não é muito, mas agrada-me pensar que há por aí quinze meninas com um nome tão bonito... Resta-me agradecer à Alexandra pela sugestão! 

6 comentários :

  1. Obrigada eu por ter feito o post! Adorei algumas das combinações (Clara Luzia, Carolina Luzia e Luzia Madalena) e se por um lado tenho pena que haja tão poucos registos por outro gosto que se mantenha raro.

    ResponderEliminar
  2. Acho um nome muito bonito. Rosa Luzia també me soa bem. Mas nem acho que tenha muita necessidade de segundo nome...

    ResponderEliminar
  3. Filipa, eu que conheço o Monte de Santa Luzia e a basílica e conheço o Sacre Coeur, na minha modesta opinião, o Monte de Santa Luzia e a sua basílica são mil vezes mais bonitos (e a minha opinião é totalmente isenta :P)

    Em relação ao nome Luzia, estou familiarizada com o nome, já que a Santa Luzia é a padroeira da terra do meu pai. Mas talvez por isso ou não, gosto bastante do nome.

    ResponderEliminar
  4. Luzia é uma bonita descoberta, acho adorável, tal como Lúcia. Luzia é mais literal, mas talvez ainda mais bonito. :)

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma Maria Luzia, pessoalmente não aprecio muito o nome, gosto mais de Luz (minha filhota).

    ResponderEliminar
  6. Meu nome é Karoline Luzia, sendo que o Luzia é sobrenome e eu não gosto, acho feio, amo quando trocam e dizem Karoline Luiza, kkk

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)