Duelo de nomes - Amália vs Olívia

em 15/10/12


Ao que parece, a protagonista de uma das próximas novelas da TVI chamar-se-á Olívia*. É um bom destaque para um nome que permanece em desuso em Portugal, mas que é muito popular, por exemplo, nos EUA (4.º) e na Inglaterra (2.º). Tal como Olívia, também Amália me parece, a cada dia que passa, mais usável e mais adorável. Continua a ser difícil não pensar na Amália Rodrigues, mas se alguém me dissesse que iria usar esse nome hoje numa filha, eu não partiria do princípio que estava perante uma pessoa fã de fado. A meu ver, são dois nomes fortes mas com uma fonia bonita e delicada, que merecem um pouquinho mais de atenção.

  • Amália
2 registos em 2011; 13 em 2014
Significado: trabalho; abelha trabalhadora
Diminutivos: Lia
Alternativas: Amélia, Olália, Hália

  • Olívia
21 registos em 2011; 31 em 2014
Significado: azeitona
Diminutivos: Oli, Vivi,
Alternativas: Lívia, Lavínia


O que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 


*E, segundo percebi, a vilã será Bianca... 


Resultado da sondagem:  




16 comentários:

  1. Gosto mais de Olívia, que é um nome agradável. Aliás conheço um exemplo de uma menina novinha com esse nome. Continuo a achar que Amália está muito conotado com a fadista. Só o conheço em pessoas adultas de meia-idade.

    ResponderEliminar
  2. Olívia é um nome lindo, qto a Amália, prefiro Amélia, acho mais doce. Conheço uma Amália com uns 11 anos mais ou menos, mas confesso que associo sempre á fadista.

    ResponderEliminar
  3. Acho que o duelo cairia melhor com Amélia, que também é usado internacionalmente.
    Se fosse Amélia preferia Amélia, assim prefiro Olivia.
    Amália não gosto...

    ResponderEliminar
  4. Olívia faz-me lembrar azeitona - por razões óbvias - mas continuo a gostar muito!
    Em relação a Amália, é como outras leitoras já apontaram... há uma associação instantânea à fadista. E, apesar de ser melhor que azeitona (lol), penso que Olívia irá ganhar o duelo! O meu voto, pelo menos, já tem!

    ResponderEliminar
  5. Adoro Olívia! Quanto à Amália, apesar de não desgostar, não me agrada tanto quanto o outro combatente. Entre Amália e Amélia, o último é mais delicado.

    ResponderEliminar
  6. Também gosto de Amélia, mas parece-me demasiado diferente de Olívia, como se fossem de épocas diferentes, enquanto que Amália me parece mais contemporâneo, daí a escolha :D

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de Amália, até mais do que de Amélia, porque gosto do "a" aberto, acho um nome mais "fresco". No entanto, concordo que o "fado" ainda pesa um pouco sobre este nome. Mesmo assim, prefiro-o a Olívia, que não acho um nome muito fácil de dizer e que me lembra sempre a Olívia Palito :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito mais de Amélia que Amália, e acho que Amélia "combina" muito mais com Olívia do que Amália :)

    Porque não um duelo Amália vs Amélia? ;)

    ResponderEliminar
  9. Amelia é um nome forte! Gosto muito!

    ResponderEliminar
  10. A minha filha nasceu a 25 de junho de 2013 e chama-se Amália Rodrigues. Se fossemos a associar nomes dos nossos filhos a figuras públicas, não poderíamos usar metade. Acredito que o nome Amália tornará a minha filha inesquecível por onde quer que passe até porque, será difícil haver alguém com nome idêntico. Acredito que é um nome com personalidade e por ser pouco usado torna-se estranho, mas depois de nos habituar-mos entranha-se. Além disso se algum dia gozarem com ela por causa do nome dir-lhe-ei que deverá ter orgulho em ser comparada com alguém tão grandioso. Curiosidade para quem não sabe, o verdadeiro nome de Amália era Rebordão, Rodrigues creio que era nome artístico!

    ResponderEliminar
  11. Cátia, parabéns pela escolha de Amália, é um nome muito bonito! :)

    ResponderEliminar
  12. Cátia, a Amália era Rodrigues sim, nome artístico quem lhe disse isso? É Rodrigues do seu pai Albertino de Jesus Rodrigues, Rebordão é da sua mãe Lucinda da Piedade Rebordão. Já que a sua filha tem um nome tão grandioso, ensine-lhe correctamente a história e o nome da Amália.

    ResponderEliminar
  13. Eu prefiro Olívia!
    Achei o significado engraçado. (Adoro azeitonas!)

    ResponderEliminar
  14. Eu amo o nome Amália! Além de associá-lo a força da fadista, por me lembrar o nome árabe - Amal - o qual significa esperança...

    ResponderEliminar
  15. Amália é mais elegante e forte! Eu amo esse nome pois é nome de mulheres fortes guerreiras

    ResponderEliminar
  16. Amália é mais elegante e forte! Eu amo esse nome pois é nome de mulheres fortes guerreiras

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)