É quase escandaloso escrever sobre nomes portugueses e não ter um post dedicado apenas ao nome João - provavelmente, o mais consensual e consagrado nome masculino português já que, apesar de nem sempre ter sido o mais popular, tem sido o mais estável e o que se mantém sempre contemporâneo. Em 2011, João foi o 2.º nome masculino mais registado, ficando a meros 76 registos de Rodrigo; de acordo com os dados que fui recolhendo, João foi o 5.º nome mais registado em 1920 e 1950, 4.º em 1960, 1970 e 1980, 2.º em 2007, 1.º em 2008, e 2.º novamente em 2009 e 2010.
João deriva do hebraico Johanan e significa "favorecido por Deus", "Deus é gracioso" ou ainda "Graça de Deus". É um clássico internacional cheio de variantes, tais como Evan, Giani, Giovanni, Hans, Ian, Ivan, Jan, Jean, John, Juan ou Sean. Não será o nome que mais se destaca numa lista, mas acho que é exatamente isso que o torna tão forte. João é transversal, simples e comum e isso abre-lhe muitas portas.
Outra das mais-valias deste nome é o facto de ser tão fácil de combinar, tal como vimos aqui. A essa lista, poderíamos ainda acrescentar os tradicionais João Baptista, João Bosco, João Evangelista e ainda as seguintes combinações retiradas do site da AATT:
- João Alexandre
- João Amaro
- João Artur
- João Augusto
- João Baltasar
- João Bernardo
- João Branco
- João Brás
- João Caetano
- João Constantino
- João Dinis
- João do Carmo
- João Domingos
- João Eduardo
- João Elias
- João Elói
- João Enes
- João Frederico
- João Gaspar
- João Herédia
- João Inácio
- João Infante
- João Isidoro
- João Leonardo
- João Lourenço
- João Lúcio
- João Manuel
- João Marcelo
- João Marcos
- João Maria
- João Martim
- João Martinho
- João Maurício
- João Mateus
- João Matias
- João Narciso
- João Nicolau
- João Romano
- João Sabino
- João Silvestre
- João Teodoro
- João Tomé
- João Torcato
Gosto! Muito. Aliás é o nome de um dos meus filhos e um nome de tradição na minha família. Nos links para as listas de combinações parece-me que falta uma também bastante popular, João Tiago.
ResponderEliminarRealmente é um nome mto bonito.
ResponderEliminarAqui no BR está ficando comum os nomes João Gabriel e João Guilherme, esse último tive 3 conhecidas q nomearam seu filho assim só esse ano.
Na sala tenho um João Nuno!
ResponderEliminarAdoro João.
ResponderEliminarConheço um João Paulo, um João Levi e um João Valentim. Acho que é o único nome que combina com todos os tipos de nomes!
João é um clássico que acredito que sobreviverá a todas as modas e se manterá sempre um dos nomes favoritos dos portugueses.
ResponderEliminarSou da mesma opiniao que a Dora, Joao e um nome que nao cansa nunca e fica bem com qualquer outro nome ao seu lado. Bonito, classico e intemporal.
ResponderEliminarAcho que se tornou como Ana, Maria e José, quase que um título. Muitos acabam por ser identificados (ou distinguidos uns dos outros) pelo segundo nome. Não tenho nenhuma paixão pela sonoridade e é 0% internacional. João é um não. :(
ResponderEliminarAmo o nome João! O nome do meu filho e João Vítor, mas quase nunca o chamamos pelo nome composto. Quando estava gravida queria colocar Miguel e o meu marido queria Pedro, então eu sugeri João, dai ele me disse: João tem que ter um segundo nome, dai eu sugeri Vítor, que também sempre foi um nome que gostei muito. Hoje moramos na parte francesa do Canadá e João e um nome muito difícil de se pronunciar em outras línguas, então na escola só chamam ele de Vítor!
ResponderEliminarOs meus filhos chamam-se Miguel Pedro e João Nuno.
ResponderEliminarPessoal me respondam por favor: acham que João combina com Cláudio?
ResponderEliminarJoão André, João Filipe e João Rui.
ResponderEliminar